Siga as Redes Sociais

Piauí

108 municípios do PI estão em alerta para o risco de arboviroses

Número cresceu no estado.

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Dados da pesquisa entomológica do Aedes aegypti apontam que aumentou o número de municípios que estão com alta infestação do vetor. São 108 cidades no Piauí que estão em alerta e têm risco para ocorrência de surto das doenças relacionadas ao mosquito, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, referente aos meses de fevereiro e março deste ano.

O boletim também aponta a diminuição na redução dos casos de arboviroses em relação ao ano passado. Em 2018 foram notificados 575 casos de dengue em 34 municípios, já esse ano foram 378 casos em 42 municípios, representando uma redução de 34,4%. Já, Chikungunya reduziu 76,5%, foram 170 casos em seis cidades em 2018 e este ano foram 40 casos em 10 cidades.

Os municípios devem manter a vigilância, pois dados da pesquisa apontam que 25 municípios do Piauí estão com Índice de Infestação Predial (IIP) acima de 4%, ou seja, alta infestação com risco para ocorrência de surto de arboviroses. Em estado de alerta, IIP de 1% a 3,9%, estão 83 municípios e 109 estão com o IIP satisfatório, menos de 1% de infestação.

Os dados da pesquisa entomológica são coletados pelos agentes de endemias nas residências, que verificam se há focos do mosquito no local. Após esse trabalho de campo, as secretarias municipais de saúde alimentam o sistema de informações LIRAa/ LIA do Ministério da Saúde.

Além disso, o sistema aponta que sete municípios não realizaram ou não informaram ao sistema os dados da pesquisa entomológica. “Esses dados servem para que tomemos medidas mais efetivas em regiões com maior risco, precisamos desses dados para nortear nosso trabalho. Se um município não notifica sua realidade, ele acaba prejudicando sua população”, alerta Antônio Manoel, supervisor de arboviroses.


Municípios com situação de maior risco

Alagoinha do Piauí, Alvorada do Gurguéia, Avelino Lopes, Belém do Piauí, Campo Grande do Piauí, Cocal de Telha, Demerval Lobão, Fartura do Piauí, Flores do Piauí, Francisco Santos, Guadalupe, João Costa, Júlio Borges, Landri Sales, Marcolândia, Matias Olímpio, Miguel Alves, Monsenhor Hipólito, Morro Cabeça no Tempo, Pajeú do Piauí, Pio IX, Pedro II, Regeneração, Santana do Piauí e Simões.

Fonte: Ccom

Piauí

Piauí registra 10 mortes e mais 675 casos de coronavírus em 24h

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) divulgou nessa terça-feira (22), que o estado do Piauí registrou em 24h, 10 óbitos e 675 casos da doença. No total, o Piauí contabiliza 92.030 casos confirmados e 2.061 mortes.

Dos 10 óbitos, quatro eram mulheres e seis eram homens, que não resistiram às complicações da Covid-19. Elas eram dos municípios de Esperantina (80 anos), Pedro II (64 anos), Teresina (73 anos) e Valença do Piauí (78 anos). Os homens eram das cidades de Avelino Lopes (75 anos), Cocal (78 anos), Nazaré do Piauí (51 anos), Piripiri (73 e 78 anos) e Teresina (87 anos).

As 224 cidades piauienses foram atingidas pela pandemia. Os casos confirmados no estado somam 92.030. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 2.061 e foram registrados em 171 municípios. Até agora, morreram 1.187 homens e 874 mulheres. 

Continue Lendo

Piauí

THE: Parque Zoobotânico permanecerá fechado por seis meses

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Reprodução

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar). informou nesta terça-feira (21) que o Parque Estadual Zoobotânico seguirá e fechado ao público por pelo menos mais seis meses, para realização de uma reforma.

Segundo a Semar, as melhorias estão previstas no plano de concessão do parque e serão executadas em dua etapas. Na primeira fase da revitalização estão inclusas mudanças na infraestrutura do parque com melhorias na limpeza, na conservação de áreas verdes, nos sanitários e recintos; corte de grama; coleta e destinação do lixo; compra de equipamentos, máquinas e veículos; e pinturas das edificações e meios-fios. A segunda fase, também com previsão de 6 meses, deverá ser executada pela concessionária, momento em deve iniciar o Plano Emergencial de Intervenções e Operação Inicial. Numa terceira fase, que deve durar cerca de 5 anos, inicia-se a modernização do parque. 

Atualmente o Zoobotânico é considerado o terceiro maior parque urbano do Brasil, com uma área total de 127 hectares, se transforme-se em bioparque através da concessão de uso para manutenção e exploração integradas, requalificação e modernização do parque. 

“O Parque Estadual Zoobotânico é uma unidade de conservação, pertencente ao grupo de proteção integral, portanto, há um regramento específico a seguir, de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC)”, diz a Semar.

Continue Lendo

Teresina

Idoso morre após ser atropelado por caminhão na Avenida Centenário

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Um idoso identificado como Pedro Galdino dos Santos, morreu nesta terça-feira (22), após ser colhido por um caminhão, na Avenida Centenário, zona Norte de Teresina.

De acordo com testemunhas, a vítima pilotava uma motocicleta quando tentou desviar de um veículo que estava estacionado na via. Com a manobra, ele acabou perdendo o controle da moto e foi atropelado por um caminhão, que seguia no mesmo sentido.

O motorista do veículo de carga, permaneceu no local até a chegada das autoridades competentes. Ele informou que ainda tentou desviar, mas o pneu traseiro do caminhão acabou passando por cima da vítima, que teve morte imediata.

O Instituo Médico Legal (IML) foi acionado para realizar a remoção do corpo.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat