Farmácia do Povo enfrenta déficit de medicamentos e falta profissional de psicologia, constata MP-PI

O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) constatou durante inspeção realizada na Farmácia do Povo – Medicamentos Especializados, em Teresina, que há um déficit no estoque de medicamentos, bem como a falta de um profissional de psicologia para auxiliar no acolhimento dos pacientes. A vistoria foi realizada nessa terça-feira (03) pelo promotor de Justiça Eny Vieira Pontes, que responde pela 12ª Promotoria de Justiça de Teresina.

Durante a visita, Eny Pontes conversou com o diretor da Unidade de Assistência Farmacêutica (DUAF), Jean Batista, e com o gerente administrativo do local, Maurício Silva.

“Solicitamos detalhes sobre o estoque atual de fármacos e utilizamos, para efeitos comparativos, o último extrato de medicamentos apresentado no dia 8 de novembro de 2019 pela direção da DUAF. Após a análise e comparações, verificamos que dez medicamentos foram abastecidos, mas observamos também que diversos outros fármacos continuam sem estoque, bem como outros acabaram durante o último mês”, disse o promotor.

Além disso, outros problemas também foram percebidos durante a vistoria. Com base nos fatos, será expedida uma recomendação administrativa ao Secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, para regularizar a situação do local.

Farmácia do Povo

A Farmácia do Povo – Medicamentos Especializados, é um espaço criado para oferecer atendimento gratuito e dispensação de medicamentos de componente especializado, estratégico e básico.