Polícia deflagra 'Operação Pavilhão' e prende casal por lavagem de dinheiro

A Polícia Civil deflagrou nesta quinta-feira (14), a Operação Pavilhão que visa desarticular um grupo criminoso especializado em lavagem de dinheiro, cujo foco é compra e revenda de veículos automotivos. O crime antecedente é agiotagem e financiamento ao tráfico de drogas.

Um homem identificado como Francisco José Oliveira, vulgo Júnior, foi denunciado por financiamento ao tráfico e usura no dia 01 de novembro de 2017 e, naquela época, durante o cumprimento de mandado, foi preso em flagrante delito por posse de arma de fogo.

Ele foi solto em março do ano passado e preso novamente hoje, juntamente com a esposa, Mariana dos Santos Soares, que também fazia parte do esquema criminoso de lavagem de dinheiro.

“O acusado foi preso no final de 2017, após isso foi feita investigação minuciosa e descobrimos que havia cerca de 40 veículos em nome dele e da esposa. Veículos que não constam em declaração de imposto de renda e que eram vendidos para terceiros, através de notas promissórias. Tudo isso no intuito de desvirtuar as investigações e esconder o produto do crime, fato típico da lavagem de dinheiro”, disse o delegado geral da Polícia Civil, Luccy Keiko.

As investigações relacionadas a Operação Pavilhão começaram pela DEPRE, cujo titular do procedimento era o DPC Matheus Zanatta, hoje Gerente de Polícia Especializada. Naquela oportunidade, foram pedidos e concedidos mandados de busca e apreensão veicular de 40 veículos que estão com restrição RENAJUD INTEGRAL, estando impedidos de circular.

O trabalho agora é apreender estes veículos. A polícia pede a quem tiver em posse de algum, que entregue imediatamente na sede da Delegacia Geral de Polícia Civil.

Participam da operação a Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (DEPRE), DECCOTERC e Diretoria de Inteligência da SSP-PI. A ação coordenada pela Gerência de Polícia Especializada-GPE conta também com o apoio da SEFAZ-PI.