Siga as Redes Sociais

Piauí

Investigação dos prints atribuídos a João Rodrigues continua sem resposta

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

A polêmica das ‘fake news’ envolvendo o coordenador estadual de Comunicação, João Rodrigues, parece estar longe de ser resolvida. Há um pouco mais de um mês, o gestor foi à delegacia registrar um boletim de ocorrência para que se investigasse a autoria do que ele chamou de “imagens montadas / falsificadas”, com supostas conversas no Whatsapp entre ele e Marciano Valério Arrais, administrador do grupo virtual ‘Xico Prime’ e entre o assessor da Ccom Hielbert Ferreira.

Foram 22 prints que citavam desde o governador, Wellington Dias, até o presidente do Tribunal de Justiça, além de vários nomes de supostos envolvidos em escândalos, como a Operação Topique. Nos diálogos, João Rodrigues negociava a não veiculação de ataques ao governo.

O caso ganhou uma grande repercussão e o governador Wellington Dias (PT), chegou a solicitar uma investigação da Polícia Federal. “Foi autorizada uma investigação no Estado, porque, o que a gente verifica, é crime de chantagem. Não é razoável, não é tolerável, que se tenha quem quer que seja usando qualquer forma de comunicação como instrumento de chantagem”, declarou o governador.

No entanto, o tempo passou e nenhuma resposta foi dada, até o momento. O caso, que segundo a polícia, seria resolvido em questões de dias, já está a mais de um mês sem nenhuma solução.

O delegado-geral da Polícia Civil, Luccy Keiko, afirmou que ainda falta muito para que o inquérito seja concluído. Segundo ele, as investigações caminham a passos um poucos mais lentos, por barrarem na questão da política de privacidade do WhatsApp.

“É importante ressaltar que é ilícita a prova obtida por meio da análise de aparelhos telefônicos de investigados sem a prévia autorização ou de prévia autorização judicial. Além disso, temos que ver a questão dos termos de privacidade do WhatsApp. Toda comunicação via esse aplicativo, é protegida por criptografia de ponta, dessa forma, o acesso ao conteúdo de mensagens fica mais difícil e restrito. Por isso, as investigações sobre esse caso estão um pouco mais demoradas, mas isso não significa que ele não será solucionado”, disse Luccy.

Ao ser questionado sobre o prazo para a conclusão do inquérito, o delegado afirmou que não pode ser preciso em relação a datas. “Não temos como repassar uma data de conclusão, o que podemos adiantar, é que já conseguimos a autorização do WhatsApp para seguir em frente com as investigações. Ainda não chegamos a nenhum suspeito, até porque, para isso, precisamos descobrir de onde partiram essas mensagens e isso só será possível depois de uma análise mais minuciosa”, concluiu o delegado.

Relembre alguns dos prints!

Economia

Wellington Dias assina novo decreto e estende o horário de funcionamento de bares e restaurantes

Avatar

Publicado

em

O Governo do Estado do Piauí, Wellington Dias, publicou, na noite dessa sexta-feira (7), o decreto n 19.637 que traz novas medidas restritivas para redução dos níveis de transmissibilidade da Covid-19. O documento vem com mudanças e estende o horário de funcionamento de bares e restaurantes até as 23h e o toque de recolher passa a ser a partir da meia noite.

O decreto entra em vigor nesta segunda (10) e vai até próximo domingo (16) e estabelece medidas sanitárias excepcionais a serem adotadas em todo o Piauí, voltadas para o enfrentamento da pandemia. Nesse período ficarão suspensas as atividades que envolvam aglomeração, eventos culturais; atividades esportivas e sociais.

Bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, barracas de praia e estabelecimentos similares, que estavam funcionando até as 22h, agora poderão funcionar até as 23h, de segunda (10) a sábado (15). Também poderão funcionar com a utilização de som mecânico, instrumental ou apresentação de músico, desde que não gerem aglomeração;

O comércio também está autorizado a abrir de segunda a sábado. Os estabelecimentos poderão funcionar somente até as 17h e os shopping centers das 12h às 22h. Esses últimos poderão antecipar o início do horário de funcionamento para até as 10h, desde que respeitado o período máximo de 9h de funcionamento.

A permanência de pessoas em espaços públicos abertos de uso coletivo, como parques, praças, praias e outros, fica condicionada à estrita obediência aos protocolos específicos de medidas higienicossanitárias das Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipais.

No horário compreendido entre as 24h e as 5h, do dia 10 ao dia 16 de maio, ficará proibida a circulação de pessoas em espaços e vias públicas, ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, ressalvados os deslocamentos de extrema necessidade.

A partir das 24h de sábado (15) até as 24h do domingo (16), ficarão suspensas todas as atividades presenciais econômico-sociais, com exceção das atividades consideradas essenciais. São elas:

– mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, hipermercados, padarias e produtos alimentícios;

– farmácias, drogarias, produtos sanitários e de limpeza;

– oficinas mecânicas e borracharias;

– lojas de conveniência e serviços de alimentação situadas em rodovias, estaduais e federais, exclusivamente para atendimento de pessoas em trânsito (viajantes);

– postos revendedores de combustíveis e distribuidoras de gás;

– hotéis, com atendimento exclusivo dos hóspedes;

– distribuidoras e transportadoras;

– serviços de segurança pública e vigilância;

– serviços de alimentação preparada e bebidas exclusivamente para sistema de delivery ou drive-thru;

– serviços de telecomunicação, processamento de dados, call center e imprensa;

– serviços de saúde, respeitadas as normas expedidas pela Secretaria de Saúde do Estado do Piauí;

– serviços de saneamento básico, transporte de passageiros, energia elétrica e funerários;

– agricultura, pecuária, extrativismo e indústria;

– bancos e lotéricas;

– templos, igrejas, centros espíritas e terreiros com atividades religiosas presenciais com público limitado a 25% da capacidade, não podendo haver mais de uma celebração diária, nem podendo a celebração diária ultrapassar duas horas de duração.

Fiscalização

A fiscalização das medidas determinadas no decreto será exercida de forma ostensiva pelas vigilâncias sanitárias estadual e municipal, com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil e da Guarda Municipal, onde houver. Os órgãos poderão solicitar a colaboração da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e do Ministério Público Estadual.

Continue Lendo

Piauí

Advogado piauiense de 32 anos morre vítima da Covid-19 em São Paulo

Avatar

Publicado

em

O advogado piauiense de 32 anos, identificado como Márcio Onofre, morreu nessa última sexta-feira (07) após complicações causadas pela Covid-19. Sem comorbidades, o jovem, que era natural de São João do Piauí, morava atualmente em São Paulo.

Márcio Onofre é irmão do vereador Marcos Onofre, de Nova Santa Rita. Ainda não há informações sobre onde Márcio será sepultado.

A Ordem dos Advogados do Brasil, subseção São Raimundo Nonato, divulgou nota lamentando a morte de Márcio Onofre.

Confira a nota na íntegra!

A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseções de São João do Piauí e São Raimundo Nonato, manifesta profundo pesar pelo falecimento do Advogado MÁRCIO ONOFRE ARAÚJO RODRIGUES, ocorrido na cidade de São Paulo.

Márcio era irmão do Advogado Marcelo Onofre Araújo Rodrigues, tendo os dois militado na Comarca de São João. Tinha 32 anos.

Nesse momento de consternação, a Ordem oferece suas condolências e solidariedade aos familiares e amigos.

Continue Lendo

Economia

Confira o funcionam do comércio e shoppings para vendas do Dia das Mães em Teresina

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Teresina (SEMDEC) divulgou que o comércio da capital poderá funcionar neste sábado (08) por até nove horas seguidas, não podendo extrapolar às 20h, em atenção ao Dia das Mães.

Já os shoppings poderão funcionar normalmente das 10h às 22h. “É a primeira vez, depois de muitos sábados, que o comércio em geral e os shoppings centres abrem suas portas para o atendimento ao público, em razão do quadro pandêmico que se estabilizou. Esperamos que essa situação assim permaneça para que outras atividades econômicas possam também ser contempladas nos próximos decretos”, disse o secretário Marcelo Eulálio.

Marcelo Eulálio ainda fez um apelo para que a sociedade em geral não baixe a guarda neste momento. “É preciso usar máscara, higienizar as mãos com água e sabão, álcool em gel, ou seja, vamos manter as medidas preventivas de combate ao coronavírus”, afirma Marcelo Eulálio.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat