Siga as Redes Sociais

Piauí

Uespi divulga primeira chamada da Lista de Espera

Redação Encarando

Publicado

em

A Universidade Estadual do Piauí através da Pró-reitoria de Ensino e Graduação torna público o edital da Primeira Convocação da Lista de Espera para Matrícula Institucional, relativo ao preenchimento de 1.520 (mil quinhentas e vagas) vagas remanescentes, de candidatos que efetivaram confirmação de interesse na vaga para ingresso na Uespi, por meio do Sistema de Seleção Unificada – SiSU/2020.

Estão sendo convocados os candidatos para efetivar a Matrícula Institucional em uma quantidade igual ao número de vagas remanescentes de cada curso, por ordem de classificação da Lista de Espera, considerando as opções de Ampla Concorrência (AC) e Ações Afirmativas (AF1 e AF2).

Para efetuar sua Matrícula Institucional, os candidatos convocados para os Cursos da Uespi deverão comparecer, nos dias 19, 20 e 21/02/2020, no horário de 8h às 13h, na capital, e nos demais municípios, de acordo com o horário de funcionamento do campus.

Em Teresina, as matrículas  do campus Poeta Torquato Neto serão feitas no auditório do Núcleo de Educação a Distância (Nead). No Clóvis Moura, no protocolo acadêmico. No Centro de Ciências da Saúde, no auditório; e no Centro de Tecnologia e Urbanismo, na secretaria. Todos no horário de 8h às 13h.

Confira a documentação para a matrícula:

No ato da matrícula é obrigatória a presença do candidato ou de seu representante legal munido de procuração pública ou particular (para maiores de 18 anos) portando os documentos.

Comissão de heteroidentificação

Os candidatos aprovados nas vagas destinadas aos autodeclarados negros (AF 2), para efeitos de homologação de matrícula, deverão preencher o formulário de Autodeclaração de acordo com o modelo do ANEXO III, e, de posse do referido documento, primeiramente, deverão se submeter ao processo de heteroidentificação, que será realizado no próprio campus que o candidato foi aprovado, isso no caso dos candidatos dos campi do interior. Para os candidatos da capital (Torquato Neto, CTU, CCS e Clóvis Moura), estes devem dirigir-se ao campus Poeta Torquato Neto, sala de Multimeios do curso de Jornalismo, bloco 6, para o mesmo processo de heteroidentificação, que acontece por meio de uma filmagem se autodeclarando preto ou pardo.

O candidato que se recusar a realizar a filmagem não terá sua matrícula efetivada nos cursos da Uespi. Após o processo de heteroidentificação, os candidatos deverão efetuar a matrícula no referido campus/curso escolhido por ele no momento de inscrição no SiSU.

O candidato que tiver sua autoidentificação indeferida pela Comissão de Heteroidentificação, não terá sua matrícula confirmada, todavia, este fará jus a recurso, que será avaliada por uma segunda banca de heteroidentificação. O horário de funcionamento da Comissão de heteroidentificação, em todos os campi da Uespi, será de 07h30 às 13h30.

Confira a Primeira Convocação da Lista de Espera 2020.

Teresina

Samu atendeu 17 vítimas de acidente de trânsito por dia no período do carnaval em Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto — Divulgação/Ascom FMS

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizou 425 atendimentos no carnaval, no período entre sábado (21) e quarta-feira de cinzas (26). Desse total, 167 corresponderam a pessoas em situação de urgência clínica, 16 eram vítimas de agressão física, e 86 se envolveram em acidentes de trânsito, revelando uma média de 17 acidentados por dia. O dado foi divulgado nesta quinta-feira (27), pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina.

O levantamento mostrou o perfil das pessoas vítimas de acidente de trânsito, atendidas pelo SAMU nesse período carnavalesco. A maioria dos atendimentos (28%) correspondeu a pacientes do sexo masculino, com idade entre 20 e 34 anos de idade. “Essas pessoas jovens, em idade reprodutiva, podem ficar com sequelas e ter a sua vida profissional e pessoal comprometida ou mesmo irem a óbito. É preciso a colaboração de todos para mudar essa realidade”, afirma o presidente da FMS, Charles Silveira.

Segundo a diretora geral do SAMU, Francina Amorim, uma das medidas para reduzir os acidentes é a conscientização das pessoas quanto ao cumprimento da legislação. “O uso de equipamentos de proteção, por exemplo, pode evitar danos irreversíveis ou mesmo o óbito. É necessário utilizá-los sempre, mesmo que os condutores façam pequenos trajetos no trânsito”, informou. Ela explica ainda que, caso ocorra acidente de trânsito, deve-se manter a calma e acionar o Serviço.

Neste período do carnaval, a FMS informa que o SAMU também registrou atendimento a 29 pessoas em situação de urgência psiquiátrica, 17 gestantes em urgência obstétrica e 30 pessoas que levaram queda da própria altura. Houve ainda uma pessoa vítima de afogamento, um de choque elétrico e duas vítimas de envenenamento. As ambulâncias de suporte avançado também realizaram a transferência de paciente com quadro de saúde grave entre hospitais da rede de saúde da capital.

O SAMU é um programa do Governo Federal, administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e que presta atendimento em casos de urgência clínica, traumática, obstétrica e psiquiátrica. Atualmente, são 11 ambulâncias que ficam estrategicamente distribuídas na cidade, sendo oito de suporte básico e três de suporte avançado, além de quatro motolâncias, que são motos pilotadas por técnicos de enfermagem. Para acionar o serviço, basta a população ligar para o número gratuito 192.

Fonte: PMT

Continue Lendo

Municípios

Raio atinge casa e provoca prejuízos em Parnaíba

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Na manhã desta quinta feira (27) um raio atingiu uma residência no conjunto Jardim de Alah em Parnaíba, na cidade de Parnaíba e assustou moradores.

O baralho provocado pela força do raio foi ouvido em várias regiões da cidade e causou inúmeros estragos na residência. Uma parede chegou a ser quebrada, danificando o quarto e o banheiro da casa, além disso, as instalações e aparelhos elétricos foram queimados.

Apesar do susto, a família teve apenas prejuízos materiais.

Moradores de casas vizinhas também relatam perdas com o ocorrido, principalmente em receptores de tomadas.

Continue Lendo

Piauí

Coronavírus: Hospital de Floriano monitora jovem que fez viagem à Europa e apresentou sintomas de gripe

O diretor clínico do hospital afirma que serão colhidas amostras da jovem para descartar qualquer possibilidade do coronavírus.

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto — Google Maps

O Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, está monitorando uma jovem de 22 anos, que viajou recentemente para a Europa, e procurou atendimento médico no hospital com sintomas de gripe, na tarde dessa quarta-feira (26)

A jovem visitou 10 países, entre eles a Itália, que já registrou mais de 300 casos de infecção pelo coronavírus (Covid-19) e 12 mortes.

A jovem apresentou sintomas como coriza, febre, congestão nasal e dor de cabeça. Apesar disso, o diretor clínico do hospital, Justino Moreira, afirma que o caso não é considerado suspeito para o Covid-19, porque a paciente já está no Piauí há 20 dias

“Não consideramos um caso suspeito. Na verdade se trata de uma paciente que fez uma viagem para a Europa e um dos destinos foi a Itália. Já tem 20 dias que ela retornou dessa tour e como surgiu esse caso de coronavírus na Itália, levantou-se essa questão. Ela teve um resfriado esse final de semana, teve febre, coriza, congestão nasal, dor de cabeça, mas aparentemente trata-se de uma gripe. Em conversa com a nossa equipe médica, indicamos que ela mantenha repouso em casa, com reservas, por conta da situação, mas não consideramos esse caso como suspeito, até por conta do tempo que essa paciente passou lá”, informou o diretor clínico.

O médico ainda explicou que a jovem fará um exame para detectar se ela tem uma influenza comum e descartar qualquer possibilidade do coronavírus. A amostra será encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen), em Teresina.

Continue Lendo
Acqua Blu

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat