Siga as Redes Sociais

Piauí

Sem acordo: Após encontro com governador, movimento grevista pode continuar na Uespi

Professores decidirão a continuação ou não da greve em Assembleia Geral, que vai acontecer na próxima quarta (03).

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Os integrantes do movimento grevista da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), participaram nesta segunda-feira (01), de uma audiência com o governador Wellington Dias (PT), e o recém empossado secretário de Governo, Osmar Júnior.

No encontro, foram apresentadas as reivindicações da categoria, que também ouviu uma contraproposta do governo. No entanto, a coordenadora geral da Associação dos Docentes da Uespi (Adecesp), Rosângela Assunção, afirma que a categoria saiu insatisfeita da reunião.

“A única pauta atendida foi em relação das promoções, progressões e mudanças de regime, onde nos garantiram que será implantada ainda este mês. Em relação a outras pautas, não tivemos muitos avanços, de forma que nós acreditamos que precisamos continuar mobilizados. No entanto, vamos analisar e decidir junto com os professores em assembleia geral, se iremos continuar ou não o movimento, no próximo dia 03 de abril”, disse.

Já o secrteário de Governo, Osmar Junior, afirmou que foi apresentado aos professores pontos que, segundo o governador, podem ser atendidos sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

“O governador apresentou quatro ações que podem ser atendidas, sem ferir a Lei de Responsabilidade Fisca (LRF). São elas: pagamento de promoção anterior que já estão estava na previsão, a regularização do sistema de bolsas estudantis. O terceiro ponto é relativo às obra emergenciais para que ocorra sem prejuízos ao funcionamento das atividades da Uespi. E também determinou  qum quadro com a necessidade de professores substitutos, pois não é possível fazer um concurso efetivo “, afirmou secretário.

Piauí

Wellington Dias afirma que estado não terá lockdown e fala sobre plano de vacinação contra Covid-19

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

O governador Wellington Dia (PT), afirmou nesta terça-feira (01/12), que o estado não terá um novo decreto de lockdown e negou que o estado esteja passando por uma segunda onda da covid-19.Pelo contrário, o chefe do executivo informou que o Piauí segue em instabilidade, no entanto, reforçou a necessidade da manutenção das medidas de segurança.

 “Aqui não há nenhuma decisão tomada pelo Governo do Piauí, através do Comitê Emergencial de Lockdown, porque a meta que estabelecemos é para evitar uma situação para que cheguemos ao extremo. Vamos seguir trabalhando para garantir, como meta, o cumprimento das regras estabelecidas, as medidas sanitárias, distanciamento social, evitando aglomerações, este é o caminho que nos trouxe até aqui, e conseguimos resultados que nos permitem uma situação de estabilização”, afirmou. 

O governador disse ainda que foi elaborado o plano estadual de vacinação contra o coronavírus, e que deve haver vacina nos 224 municípios do estado.

“Vamos ter vacinação em todos os municípios. O Piauí busca fazer sua parte e agir com celeridade, vejamos que embora o Governo Federal esteja ouvindo todos os Estados, e consolidando o plano nacional, o Estado do Piauí debruçou-se sobre sua própria realidade e está hoje apresentando um plano estratégico, o plano reconhece que teremos grupos estratégicos e alvos, o nosso plano faz um estudo da situação hoje das pesquisas que resultarão nas pesquisas que serão aprovadas, podendo assim esquematizar a produção, estágio de testagem, aprovação, nosso plano também desafio o monitoramento, questão orçamentário e operacionalização da campanha. No plano trazemos as estratégias de vacinação, onde todas as esferas estão envolvidas”, disse. 

Continue Lendo

Teresina

Equipes da Prefeitura de Teresina e Dr. Pessoa se reúnem para deliberar início da transição de mandato

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Divulgação

Representantes da Prefeitura de Teresina receberam, nesta terça-feira (01), os membros da equipe de transição do prefeito eleito Dr. Pessoa (MDB), para deliberar as questões necessárias para o início do próximo mandato. O prefeito Firmino Filho (PSDB), que também participou do encontro, ressaltou que a nova gestão vai receber uma administração organizada e com investimentos já garantidos para o futuro.

“Nós estamos terminando o ano com as contas em dia, pagando todos os fornecedores, não temos nenhum grande débito que está sendo deixado para o futuro. Essa é nossa obrigação como gestor e temos muitos recursos já contratados para investimentos futuros. São quase um R$ 1 bilhão que vão permitir que o próximo prefeito possa investir muito na cidade”, afirmou.

A equipe de transição da Prefeitura de Teresina vai servir de referência à equipe do prefeito eleito, repassando todas as informações para que o próximo governo inicie o planejamento das ações com conhecimento da realidade atual.

“Vamos trabalhar de forma ágil para facilitar o trabalho da próxima equipe que assumirá os órgãos municipais. A gestão está em pleno andamento e já é da tradição da Prefeitura de Teresina essa organização. Iremos entregar todos os documentos e informações que forem requisitados e de forma rápida, já que o período de transição este ano será mais curto. Inclusive, isso é determinação do prefeito Firmino filho, para que a cidade continue andando”, declarou o procurador geral do município e coordenador da equipe de transição da Prefeitura de Teresina, Raimundo Eugênio.

Além do procurador geral do município, a Comissão de Transição da Prefeitura de Teresina é composta pelo Secretário Municipal de Governo, Fernando Said; Secretário Municipal de Finanças, Francisco Canindé; Secretário Municipal de Planejamento e Coordenação, José João Braga; Secretária Municipal de Educação, Kátia Dantas; Secretário Municipal de Administração e Recursos Humanos, Raimundo Nonato Moura; e Presidente da Fundação Municipal de Saúde, Manoel de Moura Neto.

Durante o encontro, o coordenador da equipe de transição do próximo governo, o ex-ministro João Henrique, elogiou a receptividade e disponibilidade da atual gestão municipal em oferecer as informações necessárias durante o período de troca de governo.

“Queria agradecer pela maneira gentil que o prefeito está nos recebendo e tenho certeza que faremos um bom trabalho. Com essa equipe conjunta vamos criar as condições necessárias para ter uma gestão que cuide de Teresina”, afirmou. O coordenador também entregou ao gestor do município o ofício com a relação dos nomes que compõem a equipe de transição do futuro governo.

Continue Lendo

Saúde

Novo superintendente do HU, Paulo Márcio, diz que objetivo é maximizar serviços oferecidos à população

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Reprodução

O cardiologista e professor Paulo Márcio, lotado no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Piauí (UFPI), assumiu a superintendência do Hospital Universitário. Ele foi indicado pelo novo reitor da instituição Gildásio Guedes no último dia 24 de novembro, e destaca a importância da unidade de saúde para o estado do Piauí.

“O Hospital Universitário exerce um papel fundamental no estado do Piauí, que é o atendimento de pacientes de alta complexidade, aqueles que precisam de cirurgias cardíacas, neurológicas, vasculares, ortopédicas, enfim de grandes cirurgias. E o HU tem se posicionado no sentido de resolver e dar assistência onde antes não eram realizados no estado do Piauí. Além disso, temos a vocação acadêmica, de ensino, de formar novos profissionais”, disse.

Paulo Márcio, ainda falou sobre desafios e destacou que um dos objetivos durante sua gestão à frente do HU será otimizar os trabalhos da unidade para que estejam cada vez mais próximos da população.”

“Ainda há muito o que se fazer. O hospital precisa se ampliar e estar mais próximo das pessoas, essa é a meta da nova gestão. Além de otimizar os trabalhos já realizados nas gestões anteriores, maximizar e melhorar os serviços e assistência à população”, afirma.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat