Piauí
Coronavírus: Hospital de Floriano monitora jovem que fez viagem à Europa e apresentou sintomas de gripe
O diretor clínico do hospital afirma que serão colhidas amostras da jovem para descartar qualquer possibilidade do coronavírus.

O Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, está monitorando uma jovem de 22 anos, que viajou recentemente para a Europa, e procurou atendimento médico no hospital com sintomas de gripe, na tarde dessa quarta-feira (26)
A jovem visitou 10 países, entre eles a Itália, que já registrou mais de 300 casos de infecção pelo coronavírus (Covid-19) e 12 mortes.
A jovem apresentou sintomas como coriza, febre, congestão nasal e dor de cabeça. Apesar disso, o diretor clínico do hospital, Justino Moreira, afirma que o caso não é considerado suspeito para o Covid-19, porque a paciente já está no Piauí há 20 dias
“Não consideramos um caso suspeito. Na verdade se trata de uma paciente que fez uma viagem para a Europa e um dos destinos foi a Itália. Já tem 20 dias que ela retornou dessa tour e como surgiu esse caso de coronavírus na Itália, levantou-se essa questão. Ela teve um resfriado esse final de semana, teve febre, coriza, congestão nasal, dor de cabeça, mas aparentemente trata-se de uma gripe. Em conversa com a nossa equipe médica, indicamos que ela mantenha repouso em casa, com reservas, por conta da situação, mas não consideramos esse caso como suspeito, até por conta do tempo que essa paciente passou lá”, informou o diretor clínico.
O médico ainda explicou que a jovem fará um exame para detectar se ela tem uma influenza comum e descartar qualquer possibilidade do coronavírus. A amostra será encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen), em Teresina.
Piauí
Mais 100 mortes suspeitas por coronavírus são investigadas no Piauí

Cento e dois óbitos estão sendo investigados no Piauí por suspeita de infecção pelo novo coronavírus, Covid-19. A informação é do secretário de Saúde, Florentino Neto, que coordena o Centro de Operações de Emergência (COE).
Segundo Florentino, as mortes ocorridas em diversas datas, antes do fechamento do diagnóstico clínico, passam por investigação epidemiológica aprofundada a fim de evitar distorções ou equívocos sobre qual patologia provocou o óbito do paciente.
A Secretaria de Estado da Saúde divulga no boletim diário os óbitos das últimas 24 horas e também os óbitos retroativos que estavam em investigação, foram confirmados e automaticamente computados no sistema. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, à confirmação e registro das mortes entram no sistema apenas no dia que é fechado o diagnóstico. No Piauí, todos os óbitos investigados são referentes ao ano de 2021.
Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Piauí possui 232.049 casos e 4.858 mortes pelo novo coronavírus. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se ao elevado número de óbitos que ocorreram em detrimento da segunda onda ocasionando sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19.
De acordo com Herlon Guimarães, Superintendente de Atenção à Saúde, outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um câncer em estágio terminal, AVC ou traumatismo, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
“É importante que a população tenha ciência que no boletim que divulgamos diariamente constam óbitos do dia e óbitos acumulados que entram no sistema e contribuem para elevar as estatísticas”, afirma o Superintendente.
Saúde
Piauí irá receber mais 47 mil doses para vacinação contra a Covid-19

O estado do Piauí vai receber do Ministério da Saúde, 47.300 doses de vacinas contra a Covid-19. Os imunizantes fazem parte do 13º lote, onde estarão disponíveis 8.800 doses das vacinas Sinovac/Butantan e 38.500 das vacinas AstraZeneca/Fiocruz.
Segundo dados da Sesapi, as doses de AstraZeneca/Fiocruz contemplarão 26% do público de 60 a 64 anos. Os imunizantes chegam ao Piauí, nesta sexta-feira (23/04), ao meio dia.
“Mais uma faixa etária que está sendo contemplada com essa nova remessa, desta vez vamos poder possibilitar a continuidade da vacinação do grupo de 60 a 64 anos, de acordo com o cronograma de cada município”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.
Já as vacinas Sinovac/Butantan serão destinadas para as segundas doses de 6% das forças de segurança e salvamento (405 doses), também para 22% do publico de 65 a 69 anos (5.887 doses), que estão na pauta 12B e mais 6% do grupo das forças de segurança e salvamento (405 doses), além de 1,26% dos idosos de 65 a 69 anos (1.306 doses), estes estavam contemplados na pauta 11B.
As vacinas CoronaVac, do Instituto Butantan, também serão destinadas para as primeiras doses de 0,2% do público das forças de segurança e salvamento (11 doses).
“As doses destinadas na décima terceira remessa são em sua maioria para o inicio dos idosos de 60 a 64 anos e segunda doses de força policiais e grupos de 65 a 69 anos. Lembramos à população sobre a importância de tomar a segunda dose, para completar o ciclo de imunização, pois já foi comprovado em estudos que a imunidade só é efetiva após a segunda aplicação. Por isso fiquem atentos às datas de retorno no seu cartão de vacinação e ao calendário de seu município”, lembra a diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé.
De acordo com os dados do Vacinômetro, da Secretaria de Estado da Saúde, 374.315 pessoas já tomaram as primeiras doses e 135.548 tomaram as segundas doses e completaram o ciclo de imunização.
Vacinação
Segunda dose para idosos de 72 e 71 anos será aplicada nesta sexta e sábado

Os idosos de 72 e 71 anos devem tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 nesta sexta (23/04) e sábado (24/04), respectivamente. Ao comparecer aos locais de vacinação, eles devem estar portando o cartão de vacina que comprove a primeira dose, documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência da cidade de Teresina.
Emanuelle Dias, coordenadora da Campanha da Vacina na FMS, explica que as pessoas não devem se dirigir muito cedo aos locais de aplicação. “O atendimento inicia às 9h, prossegue até às 17h e não existe necessidade de comparecer horas antes do início do atendimento”, diz.
Os drives de vacina Covid ocorrem das 9h às 13h para mulheres e das 13h às 17h para homens.
Veja locais:
•Centro Universitário Santo Agostinho;
•Centro de Artes e Esportes Unificados Vieira Toranga (CEU – Norte);
•Terminal de Integração Buenos Aires;
•Terminal de Integração Zoobotânico;
•Terminal de Integração Bela Vista;
•Terminal de Integração Livramento;
•Centro Universitário UNINOVAFAPI;
•Terminal de Integração Itararé;
•Universidade Estadual do Piauí (UESPI);
•Terminal de Integração Parque Piauí;
•Teresina Shopping, – Edifício Garagem G1 – Avenida Raul Lopes, 1000, Bairro dos Noivos;
• ADUFPI, Av. Universitária, 391, Bairro Ininga;
• Faculdade Estácio de Teresina.
-
Polícia2 anos atrás
Mulher que debochou da polícia após ser presa com drogas é solta após audiência de custódia
-
Polícia1 ano atrás
Acusado de matar médica morre após colidir frontalmente contra caminhão em Teresina
-
Piauí2 anos atrás
Médico flagra animal ao lado de incubadora de bebê prematuro na Evangelina Rosa
-
Vai Encarar?2 anos atrás
Tranquem as portas: 200 presos fogem da Major César quebrando tudo
-
Silas Freire2 anos atrás
Ciro Nogueira tenta fechar emissora de Wellington Raulino
-
Polícia2 anos atrás
Filho de ex-coronel da PM-PI e mais 4 são presos por roubos a bancos em Campo Maior
-
Vai Encarar?1 ano atrás
Paciente renal perde transplante após ter passagens negadas enquanto WD viaja de jatinho para ver o Lula
-
Vai Encarar?2 anos atrás
UESPI terá palestra com o título “A filosofia como modo superior de dar o cu”