Sesapi investiga 2° caso suspeito de coronavírus em Teresina

Aos com caso suspeito de Covid-19 está sendo investigado do no Piauí. De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), trata-se de um jovem, de 25 anos, que procurou ajuda nesta sexta-feira (28), após apresentar sintomas da doença. Ele esteve recentemente em países classificados como de risco pelo Ministério da Saúde.

Este é o segundo caso tido como suspeito para o coronavírus, o primeiro foi comunicado pela Fundação Municipal de Saúde, de Teresina, nesta quinta-feira (27).

Ainda de acordo com a Sesapi os dois casos estão sendo monitorados, e só poderão ser reconhecidos oficialmente como suspeitos, após confirmação do Ministério da Saúde.

Até então, a secretaria informou que os dois jovens passam bem e estão passando por um período de quarentena, em casa.

Plano de Contingência

Após a confirmação do primeiro caso de Covid/2019 pelo Brasil, no estado de São Paulo, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) mantém as mesmas medidas adotadas pelo Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus 2019-nCoV, estabelecido pelo Mistério da Saúde.

“Já era esperado que o Brasil apresentaria algum caso, mas não vai mudar nada em termo de manejo de pacientes. Há a previsão que caso o Brasil tenha mais de 100 casos da doença, confirmados, passemos a utilizar critério clínico-epidemiológico para diagnóstico e testes confirmatórios por amostragem, porém isso ainda será definido pelo Ministério da Saúde”, explica o médico infectologista José Noronha.

Segundo o especialista, as recomendações atuais da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde são as mesmas adotadas para os casos de SRAG, que são isolamento de contato e de gotícula e a utilização dos equipamentos de proteção individual pelas equipes. “Serão disponibilizados até 1.000 leitos provisórios de Terapia Intensiva, para todo o  Brasil, caso necessário”.

Cuidados

Como o vírus é transmitido por gotículas de saliva e catarro, que se espalham pelo ambiente, as recomendações para a população são lavar as mãos com água e sabão frequentemente, em especial após tossir, espirrar, ir ao banheiro e mexer com animais. Ter um frasco de álcool gel na bolsa também é indicado. “Ao adotar essa estratégia, evita-se que o vírus acesse seu organismo após você colocar as mãos em uma superfície contaminada. A mesma medida, aliás, vale para afastar o risco de gripe e outras tantas infecções”, disse o especialista.

Para os cidadãos que estiveram nos países que apresentam casos da doença ou contato com pessoas de origem dessas regiões, José Noronha apresenta algumas recomendações. “Caso o cidadão venha a ter sintomas gripais e vínculo epidemiológico com algum dos países com casos do novo coronavírus deve evitar aglomerações populacionais,para evitar a propagação do vírus. Deve procurar a unidade de pronto atendimento mais próximo e se identificarem como caso suspeito para que a equipe médica possa iniciar os cuidados necessários. O cidadão também deve ter cuidados chamados de “etiqueta respiratória”, evitar tossir ou espirrar para outras pessoas, utilizar lenço descartável ou o cotovelo da manga (jamais as mãos) para conter o espirro/tosse” enfatiza.