Siga as Redes Sociais

Piauí

Sesapi investiga 2° caso suspeito de coronavírus em Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Reprodução

Aos com caso suspeito de Covid-19 está sendo investigado do no Piauí. De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), trata-se de um jovem, de 25 anos, que procurou ajuda nesta sexta-feira (28), após apresentar sintomas da doença. Ele esteve recentemente em países classificados como de risco pelo Ministério da Saúde.

Este é o segundo caso tido como suspeito para o coronavírus, o primeiro foi comunicado pela Fundação Municipal de Saúde, de Teresina, nesta quinta-feira (27).

Ainda de acordo com a Sesapi os dois casos estão sendo monitorados, e só poderão ser reconhecidos oficialmente como suspeitos, após confirmação do Ministério da Saúde.

Até então, a secretaria informou que os dois jovens passam bem e estão passando por um período de quarentena, em casa.

Plano de Contingência

Após a confirmação do primeiro caso de Covid/2019 pelo Brasil, no estado de São Paulo, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) mantém as mesmas medidas adotadas pelo Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus 2019-nCoV, estabelecido pelo Mistério da Saúde.

“Já era esperado que o Brasil apresentaria algum caso, mas não vai mudar nada em termo de manejo de pacientes. Há a previsão que caso o Brasil tenha mais de 100 casos da doença, confirmados, passemos a utilizar critério clínico-epidemiológico para diagnóstico e testes confirmatórios por amostragem, porém isso ainda será definido pelo Ministério da Saúde”, explica o médico infectologista José Noronha.

Segundo o especialista, as recomendações atuais da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde são as mesmas adotadas para os casos de SRAG, que são isolamento de contato e de gotícula e a utilização dos equipamentos de proteção individual pelas equipes. “Serão disponibilizados até 1.000 leitos provisórios de Terapia Intensiva, para todo o  Brasil, caso necessário”.

Cuidados

Como o vírus é transmitido por gotículas de saliva e catarro, que se espalham pelo ambiente, as recomendações para a população são lavar as mãos com água e sabão frequentemente, em especial após tossir, espirrar, ir ao banheiro e mexer com animais. Ter um frasco de álcool gel na bolsa também é indicado. “Ao adotar essa estratégia, evita-se que o vírus acesse seu organismo após você colocar as mãos em uma superfície contaminada. A mesma medida, aliás, vale para afastar o risco de gripe e outras tantas infecções”, disse o especialista.

Para os cidadãos que estiveram nos países que apresentam casos da doença ou contato com pessoas de origem dessas regiões, José Noronha apresenta algumas recomendações. “Caso o cidadão venha a ter sintomas gripais e vínculo epidemiológico com algum dos países com casos do novo coronavírus deve evitar aglomerações populacionais,para evitar a propagação do vírus. Deve procurar a unidade de pronto atendimento mais próximo e se identificarem como caso suspeito para que a equipe médica possa iniciar os cuidados necessários. O cidadão também deve ter cuidados chamados de “etiqueta respiratória”, evitar tossir ou espirrar para outras pessoas, utilizar lenço descartável ou o cotovelo da manga (jamais as mãos) para conter o espirro/tosse” enfatiza.

Piauí

Covid-19 mata 38 pessoas em 24 horas no Piauí

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) divulgou nesta sexta-feira (16), que o estado do Piauí registrou em 24h, 38 óbitos e 1.007 casos de COVID-19. Conforme a Sesapi, 437 pessoas estão internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Vinte e três homens e quinze mulheres não resistiram às complicações da Covid-19. Elas eram de Anísio de Abreu (66 anos), Caracol (88 anos), Campo Maior (49 e 84 anos), Cristalandia do Piauí (56 anos),Curral Novo do Piauí (83 anos), Floriano (78 anos),  José de Freitas ( 79 anos), Luis Correia (89 anos), Parnaíba (72 anos), Piracuruca ( 62 anos), Piripiri (52 e 89 anos) e Teresina ( 76 e 83 anos). 

Os do sexo masculino eram naturais de Barras (67 e 77 anos), Batalha (69 anos), Beneditinos (95 anos), Campo Maior (67 e 74 anos), José de Freitas (52 anos), Júlio Borges (52 anos), Morro Cabeça no Tempo (63 anos), Parnaíba (74 e 89 anos), Pedro II (66 anos), Picos (45 anos),Piripiri (72, dois de 75 anos, 78 e 82 anos), São João do Piauí (81 anos),Teresina (52, 54 e 73 anos) e União (66 anos). Doze vítimas não possuíam comorbidades.

Os casos confirmados no estado somam 225.796 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 4.731 e foram registrados em 219 municípios.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há  1.360 ocupados, sendo 877 leitos clínicos, 437 UTIs e 46 em leitos de estabilização.

Continue Lendo

Piauí

Após dois meses internado, jornalista Carlos Mesquita recebe alta do HU

Avatar

Publicado

em

O jornalista Carlos Mesquita, correspondente de Parnaíba da Rede Meio Norte, recebeu alta nesta sexta-feira (16) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) após dois meses de internação.

Mesquita iniciou uma infecção na região da boca após a retirada de um dente e foi internado no Hospital Regional Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, com o agravamento do quadro, o jornalista precisou ser transferido para o HU, onde foi internado no dia 03 de fevereiro com infecção generalizada.

O correspondente de Parnaíba deu entrada na unidade de saúde em estado grave com diagnóstico de sepse por fasceíte necrotizante na face, pescoço e tórax, associada à gangrena gasosa, secundária a abscesso dentário, por conta de complicações da extração dentária.

Na saída do hospital, Mesquita agradeceu à equipe do HU. “O HU para mim é um lugar abençoado,  todos se dedicaram a salvar minha vida. Sou muito grato a todos os profissionais”, declarou.

Continue Lendo

Piauí

Mais 87 mil doses de vacina contra Covid-19 chegam ao PI

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) recebeu nesta sexta-feira (16/04), mais 87 mil doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 34 mil doses da Coronavac e 53 mil Astrazeneca. As doses serão usadas para imunizar o público de 60 a 64 anos; de 65 a 69 anos; trabalhadores de saúde e Forças de Segurança.

As 53 mil doses da Astrazeneca serão utilizadas para a primeira dose de 46% das pessoas de 65 a 69 anos; primeira dose de 0,5% dos idosos de 60 a 64 anos. Com as 34 mil doses da Coronavac, o Piauí vai aplicar a segunda dose em 2% dos trabalhadores da saúde; segunda dose de 23% do público de 65 a 69 anos; primeira dose de 3% dos trabalhadores da saúde; primeira dose de 6% dos trabalhadores das Forças Armadas e Segurança e primeira dose de 1,9% das pessoas de 60 a 64 anos.

Segundo o Secretário de Saúde, Florentino Neto, a chegada desse novo lote de vacinas traz mais esperança para a população. “Mas não devemos relaxar nos cuidados porque seguir os protocolos salva vidas”, diz o gestor. O governador Wellington Dias chama a atenção das pessoas que estão na vez de serem imunizadas. “Tomem a vacina porque é a nossa melhor chance de sair dessa pandemia”, afirma o governador.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat