Supermercado é autuado pelo Procon durante operação para a Semana Santa

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), órgão auxiliar do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), iniciou nessa segunda-feira (1º), a Operação “Que a Semana Seja Santa”.

A fiscalização iniciou por estabelecimentos comerciais localizados na zona Norte de Teresina com foco também nos produtos mais comprados pelos consumidores nesta época do ano, observando a validade, peso e medidas.

“O nosso objetivo é resguardar os direitos dos consumidores para que eles não sejam lesados por nenhuma irregularidade, comprando produtos de qualidade, preservados e dentro da validade. Para isso, trabalhamos em conjunto com outros órgãos para realizar a verificação dos alimentos, além da aferição do peso e testes”, explica o chefe da divisão de fiscalização do Procon/MPPI, Arimatea Arêa Leão.

No 1° dia de inspeção, quatro supermercados foram visitados, sendo que em um dos locais foram lavrados três autos.

Estão entre as irregularidades encontradas: venda de produtos vencidos como bacalhau, pasta de alho e iogurte; bacalhau com peso inferior ao que consta na embalagem; latas de ervilha e de milho amassadas. O trabalho tem a participação do Procon Municipal/Teresina, Instituto de Metrologia do Piauí (IMEPI) e a Vigilância Sanitária.

Fonte: MP-PI