Após forte chuva em Piripiri, governador libera recursos para recuperação danos

Após as fortes chuvas que atingiram o município de Piripiri na noite desta sexta-feira (06), o governador Wellington Dias acionou as instâncias estaduais e já liberou recursos para que estas possam atuar de forma ágil e eficaz no restabelecimento das estruturas afetadas e no atendimento das comunidades atingidas. No momento, o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, e Departamento de Estradas de Rodagem (DER) atuam junto à Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS) e Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) nas regiões prejudicadas.

Com a chuva, um trecho da PI-327, que liga Piripiri ao açude Caldeirão cedeu e foi interditada. A BR-343, no trecho sentido Brasileiras também precisou ser interditada devido a abertura de crateras no leito carroçável. O trânsito está sendo desviado por Piracuruca e policiais rodoviários realizam a segurança no local. O DNIT deslocou uma retroescavadeira de Piracuruca para recuperar parte do trecho da BR-343. A máquina vai abrir a pista e encher com piçarra o asfalto para tentar liberar a via até que sejam iniciados os reparos definitivos. A previsão é de que o trecho seja liberado ainda hoje.

Além de liberar recursos para a atuação das instâncias estaduais, o governador pôs à disposição do município toda a estrutura estadual de suporte. “Entrei em contato com o deputado estadual Marden Menezes e com o prefeito Luís Meneses para me colocar à disposição de ajudar Piripiri no que for preciso. Nossas equipes foram agilmente acionadas e a orientação é trabalhar de forma integrada com o município”, destaca Dias.

No momento, a Defesa Civil analisa os danos. “Nossa equipe está lá para trabalhar integrado com o município e com PRF. Estamos realizando o levantamento de desabrigados e necessidade do suporte que se deve dar a essas pessoas, juntamente com o Corpo de Bombeiros, que está fazendo a avaliação da área do Açude Caldeirão, o levantamento da quantidade de desabrigados e danos no município”, disse o secretário de Defesa Civil, Geraldo Magela.

Segundo Djalma Policarpo, coordenador do Dnocs no Piauí, a barragem não sofreu danos. “Estamos fazendo uma recuperação hidromecânica, o problema é o volume de água que está mais intenso que o previsto. A barragem está com 15 cm acima do limite registrado anteriormente no sangradouro, acima da lâmina máxima. Mas o açude em si está normal. Já demos a ordem de serviço para essa obra, já licitada, e a empresa responsável iniciará os trabalho na terça-feira”, afirmou o gestor.

Há pelo menos sete dias, Piripiri vem recebendo um grande volume de chuva. A cidade superou a média de 325 mm e gora está com mais de 400 mm de chuva acumulada. Em apenas dois dias, choveu no município a média de chuvas que atingiram Teresina no mês de fevereiro. A previsão é de mais chuvas, inclusive em outros municípios do centro/norte do estado e para prevenir mais prejuízos, o Corpo de Bombeiros está definindo as equipes que se deslocarão às cidades.

“Estivemos em reunião hoje para fortalecer a equipe de Piripiri e já avaliando a possível presença em outros municípios. As pessoas devem agir de forma preventiva, procurando abrigo em casos de chuva. Chamamos atenção também para o nosso litoral, em Parnaíba e Luís Correia. Ontem tivemos notícias de fortes chuvas por lá e pode haver alagamentos em alguns bairros, mas os oficiais e praças já estão prontos para o atendimento da população. Algumas áreas estão vulneráveis, portanto pedimos que as pessoas tenham atenção e se protejam para que nada de mais grave aconteça”, alertou o comandante do Corpo de Bombeiros, cel Carlos Frederico.