Sobe para 25 o número de casos suspeitos de coronavírus no Piauí; Veja medidas adotadas para conter a pandemia

Nesta segunda-feira (16), A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), informou que subiu para 25 o número de casos suspeitos de coronavírus no Estado.

Os dados foram repassado pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-Piauí).

Em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) monitora 24 pacientes.

A pandemia fez com que governo Federal, Estados e Municípios anunciassem diversas medidas para tentar conter a transmissão da doença. No Piauí as principais medidas foram:

Educação: escolas públicas, privadas e universidades do Piauí estão adotando procedimentos para evitar uma possível disseminação do coronavírus. A Universidade Federal do Piauí vai fazer uma reunião nesta segunda-feira para estabelecer um plano de contingência com o objetivo de estabelecer e gerenciar questões relacionadas à pandemia. A assessoria de comunicação do Instituto Federal do Piauí (IFPI) informou que está avaliando a necessidade de suspensão das aulas, mas que até o momento o período letivo segue normalmente.

Ministério Público: o Ministério Público Federal no Piauí (MPF-PI) suspendeu, temporariamente, o acesso do público externo à biblioteca, a realização de eventos e o atendimento presencial de público externo que possa ser prestado por meio eletrônico ou telefônico.

UTI’s: o governo do estado afirma que vai alugar leitos de UTI para isolamento de possíveis pacientes da COVID-19.

Trabalho home office: órgãos públicos do Piauí determinaram que parte dos servidores devem passar a trabalhar em casa devido ao surto da COVID-19. Por meio de portarias, o Tribunal de Justiça (TJ-PI) e o Ministério Público do Trabalho (MPT-PI) estabeleceram que parte dos funcionários e estagiários vão atuar em regime de teletrabalho.