STF suspende cortes do Bolsa Família no Piauí e mais seis estados do Nordeste

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, suspendeu neta segunda-feira (23) os cortes realizados no programa Bolsa Família no Piauí e em mais seis estados do Nordeste. São eles: Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

A decisão do STF atendeu ao pedido feito pelos governadores dos sete estados, após anúncio dos bloqueios e cancelamentos do benefício na região.

Na ação, os governadores alegam que a diminuição dos recursos na região retira a efetividade do programa e aumenta a desigualdade no Nordeste. Segundo os dados apresentados pelos gestores, o Nordeste recebeu, entre maio e dezembro de 2019, 3% das concessões de novos benefícios. Já os estados do Sul e do Sudeste concentraram 75% dos novos recebedores.

Com o início da pandemia do coronavírus, os estados fizeram um novo pedido. Segundo a ação, em março, 158 mil bolsas foram cortadas, 61% delas no Nordeste.

Com base nas justificativas, o ministro Marco Aurélio afirmou em sua decisão que, “não se pode conceber tratamento discriminatório da União em virtude do local onde residem os brasileiros”.

O ministro ordenou ainda que a liberação de recursos para novas bolsas deve ser ‘uniforme’ considerados os estados da federação.

A decisão é liminar, ou seja, de caratê provisório.