Siga as Redes Sociais

Piauí

Crise nos hospitais estaduais do PI: Pai denuncia falta de médico para atender filha

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra um homem denunciando a falta de médico no Hospital do município de Eliseu Martins, no Sul do Piauí.

As imagens foram feitas na noite de domingo (31), quando a filha, o pai e a mãe foram encaminhados para a unidade de saúde, após o carro em que estavam ter colidido contra um caminhão na BR-135. A avó da criança, uma idosa de 71 anos morreu.

Vídeo gravado pelo pai da criança no Hospital Eliseu Martins.

Situação dos Hospitais Estaduais

Não é de hoje que os hospitais do estado vem passando por um grande drama. Denúncias sobre o atraso nos pagamentos dos terceirizados e de médicos, falta de medicamentos e até de materiais básicos para o atendimento, são alguns dos pontos mais recorrentes.

As condições de atendimento nos hospitais estaduais também são destacadas em denúncias realizadas por populares. Frequentemente circulam nas redes sociais vídeos e fotos de pacientes em macas e colchões improvisados no chão.

Ainda nesta semana, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem paralisaram as atividades nos hospitais Getúlio Vargas, Hospital Infantil Lucídio Portela, Hospital da Polícia Militar, Hospital de Doenças Infecto Contagiosas Natan Portela, Areolino de Abreu, Maternidade Dona Evangelina Rosa, Hospital Justino Luz, em Picos e no Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba.

Cobranças

Na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), bancada de oposição do governo, formada pelos deputados Teresa Britto (PV), Gustavo Neiva (PSB), Marden Menezes (PSDB) e Evaldo Gomes (Solidariedade), fazem constantes críticas à gestão da saúde no estado.

Teresa Britto, que é presidente da comissão de saúde na Alepi, alertou, que os recursos destinados para a área não são suficientes para manutenção de um serviço de qualidade, já que o Governo do Estado repassa para o setor apenas um valor mínimo obrigatório, estipulado pela Constituição Nacional.

“Para que essa triste realidade seja mudada é necessário que o governador Wellington Dias, destine mais recursos. Hoje ele coloca apenas os 12%,, que é constitucional, então não há nenhum investimento a mais de recursos próprios por parte do governo”, declarou.

Recentemente, o assessor assessor técnico da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), Marcos Rangel, esteve na Alepi para atender a um requerimento do deputado Gustavo Neiva e tratar sobre a regularização dos salários dos médicos e funcionários terceirizados do hospital Tibério Nunes, em Floriano. No entanto, na resposta encaminhada, a Sesapi afirma que não poderia atender o requerimento do parlamentar, porque não sabe como quantificar os servidores com salários em atraso.

“Eu pedi a regularização do salário dos servidores do Hospital Tibério Nunes, é público e notório que os terceirizados, os prestadores de serviço e até os médicos, estão com os pagamentos atrasados. Para minha surpresa, a resposta que recebi da Secretaria de Saúde, é que o atendimento ao meu pedido está inviabilizado porque eles não sabem quais e quantas categorias estão com os salários atrasados. Eu fiquei abismado com o que ouvi. Isso demonstra a total desorganização que a Sesapi está atravessando”.

O que diz a Sesapi

Procurada, a Secretaria do Estado da Saúde falou sobre a questão dos atrasos salariais e informou que em está elaborando uma proposta de parcelamento a ser apresentada à Associação Piauienses de Prefeitos Municipais (APPM), e que o calendário de pagamento, deve ser definido entre Governo do Estado, por meio desta Secretarias de Saúde e da Fazenda, e APPM.

Veja a nota da Sesapi:

A Secretaria de Estado da Saúde vem procedendo o pagamento do Cofinanciamento relativo ao exercício de 2019 regularmente. Quanto aos atrasos de parcelas de anos anteriores, informa que está elaborando uma proposta de parcelamento a ser apresentada à Associação Piauienses de Prefeitos Municipais (APPM), pois na última reunião com a entidade foi negociada a atualização do débito para este exercício 2019 e que será apresentada uma proposta de um calendário de pagamento, a ser definido entre Governo do Estado, por meio desta Secretarias de Saúde e da Fazenda, e APPM.

Frisa-se que o Piauí é um dos poucos Estados que mantém esse financiamento para a Atenção Primária e que mesmo diante das dificuldades pelas quais passa o país, busca alternativa para regularização do débito.

Piauí

Mercado Municipal do Jacinta Andrade retoma atividades após reforma

Avatar

Publicado

em

Os permissionários do Mercado Municipal do Jacinta Andrade, zona Norte de Teresina, retomaram neste sábado (31) suas atividades de maneira mais adequada e confortável. Com investimento de R$ 80 mil oriundos de recursos próprios do município, o espaço foi totalmente requalificado e adaptado seguindo as exigências da vigilância sanitária e meio ambiente. Nesta manhã, o prefeito Firmino Filho visitou o local para ver de perto a nova estrutura.

“Esse mercado é fruto da mobilização da comunidade e não tenho dúvida que será um sucesso aqui na região. Tem tudo para se transformar em um ponto de referência do Jacinta Andrade”, comentou o prefeito.

Para garantir um retorno seguro, os cerca de 50 permissionários que iniciarão suas atividades esta semana estão sendo direcionados à Unidade Básica de Saúde Santa Maria da Codipi para fazerem o teste da Covid-19. “A Prefeitura quer garantir um ambiente seguro para todos. Essa UBS é uma das que atende síndromes gripais, com estrutura adequada para testagem, e funciona de domingo a domingo, estando preparada para receber os trabalhadores do mercado de acordo com a disponibilidade deles”, explica Darliana Teixeira, coordenadora da UBS.

A obra de requalificação geral do mercado contou com a substituição de portas, uma nova instalação elétrica e reforma de banheiros e pias. Foram colocadas ainda rampas de acessibilidade para as pessoas que têm mobilidade reduzida. Além dos espaços para hortifrutigranjeiros, dez boxes foram destinados para vendas de produtos diversos, podendo abrigar um total de 67 permissionários.

O mercado vai atender a população não só do Jacinta Andrade, mas também de toda a grande Santa Maria da Codipi. “Essa região era carente de um local de comércio assim. Aqui temos produtos saudáveis e diversificados, como hortifruti, carnes e cereais, além de lanchonetes. Convidamos toda a população para aproveitar esse espaço”, disse Maria de Jesus, presidente dos permissionários do mercado do Jacinta Andrade.

Railane Tâmara é uma das permissionárias que está iniciando suas atividades. Ela e o marido Jadison são moradores do Jacinta Andrade e têm um box na área frigorífica no mercado, trabalhando especialmente com peixes. “Fiquei muito feliz por ter um espaço como esse para a venda aqui na nossa comunidade. É uma oportunidade que a gente não tinha e estamos aproveitando muito”, comentou.

Continue Lendo

Piauí

Motociclista morre durante grave acidente na BR-343 no Norte do Piauí

Avatar

Publicado

em

Um motociclista de 30 anos, de identidade não revelada, morreu durante um grave acidente na noite dessa sexta-feira (30) na BR-343, no KM 101,0, na cidade de Cocal, no Norte do Piauí.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a motocicleta colidiu na traseira do veículo de carga que estava estacionado no acostamento devido problemas mecânicos. Os policiais verificaram também que a vítima fatal não possuía habilitação.

A Polícia Civil e o IML foram acionados para as providências cabíveis. Não temos imagens do acidente.

Continue Lendo

Piauí

PI: Acidente que matou empresário aconteceu após caminhão ter desviado de buracos na BR-343

Avatar

Publicado

em

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o acidente que resultou na morte do empresário Jackson Kennedy Jacome de Lira ocorreu após um caminhão ter desviado de um buraco na BR-343, localizada entre as cidades de Altos e Campo Maior.

A PRF informou que o caminhoneiro perdeu o controle do veículo após ter desviado de buracos, e acabou colidindo frontalmente com o carro do empresário. Na colisão, Jackson também perdeu o controle e bateu contra a árvore.

Jackson não resistiu aos ferimentos e morreu. A esposa, filho, e babá, foram socorridos e encaminhados para o hospital de Altos.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat