COVID-19: Sem ações do governo, jovem ignora isolamento e distribui lanches para moradores de rua no Centro de Teresina

A administradora Nathércia Freitas realizou uma ação social nessa quinta-feira (26) e distribuiu lanches para os moradores de rua no Centro de Teresina. Tal ação que já deveria ter sido realizada pelas autoridades de Teresina. Já que está difícil ficar em quarentena dentro de casa, imagina para quem não tem nem a onde dormir.

Nathércia revelou para o Portal Encarando que a ideia da ação foi de sua mãe e de duas tias. “A ideia foi delas e eu agarrei a causa. Quando cheguei ‘lá’ para distribuir o lanche percebi que eles estão totalmente vulneráveis, e sem ajuda”, disse.

No vídeo gravado por Nathércia e divulgado nas redes sociais, é possível ver que elas estão bem protegidas, usando máscaras e toucas. Ela ainda informou que distribuiu para os moradores: cachorro quente, refrigerantes e sabonetes. “Tem muita gente vivendo em situação de rua. O lanche que levamos não deu nem para todo mundo”, comentou.

A orientação dos órgãos de saúde é o isolamento em casa. Mas, para as pessoas que vivem em situação de rua, a quarentena domiciliar não é uma possibilidade. Além disso, a população de rua faz parte dos grupos de risco por viverem em locais abertos, na rua, sem a possibilidade de higienização.

Juiz determina fornecimento de abrigos para moradores de rua

Nessa quarta-feira (25), o juiz Aderson Antônio Brito Nogueira, da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública de Teresina, deferiu o pedido de liminar em Ação Civil Pública e fixou medidas que devem ser cumpridas pelo Governo do Estado do Piauí e pela Prefeitura de Teresina para atendimento e proteção dos moradores de rua em face à pandemia do novo coronavírus.

A decisão determina que os órgãos devem distribuir alimentação às pessoas em situação de rua e àquelas pessoas que dependem da alimentação do Restaurante Popular, que foi fechado em virtude do decreto de calamidade pública; bem como água potável para consumo pessoal, em vários pontos da cidade de Teresina.

O juiz determina ainda que Estado e Prefeitura forneçam abrigos para acolhimento da população vulnerável em condição de abandono e situação de rua, em locais arejados, que tenham espaços suficientes para serem alojados sem aglomeração. O Centro Pop também deverá ser reaberto, todos os dias da semana, nos três períodos, para facilitar o acesso a banhos e outras formas de higiene.

*Com informações da AMAPI