Siga as Redes Sociais

Piauí

Após decretar situação de emergência, prefeito de Luís Correia pede ajuda na Alepi

Redação Encarando

Publicado

em

O prefeito de Luís Correia-PI, Kim do Caranguejo, e membros da Defesa Civil estiveram reunidos com o Corpo de Bombeiros de Parnaíba para tratar a respeito da situação de emergência que o município vem enfrentando, por conta das fortes chuvas registradas nos últimos meses.

Na oportunidade, foi apresentado um laudo com análises e relatórios das áreas de alagamentos. Eles discutiram também a respeito de um decreto emitido em 1º de abril, retratando a situação de emergência das famílias atingidas com as chuvas e a forma como cada órgão deve agir para resolver a situação.

Para tentar agilizar o atendimento às famílias atingidas, o prefeito Kim esteve nesta quarta-feira (03), na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para pedir ajuda aos deputados.

O prefeito pede que sejam doados alimentos, medicamentos, colchões ou qualquer coisa que possa ajudar na sobrevivência dessas famílias. Ele informou que em breve irá anunciar oficialmente o número de famílias desabrigadas na cidade. 

Saúde

THE: Leitos do Pedro Balzi são transferidos para Hospital do bairro Santa Maria

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina realizou nesta terça-feira (19/01) a transferência dos 20 leitos clínicos do Hospital Pedro Balzi, estrutura de campanha montada durante o pico da pandemia Covid para o Hospital Mariano Castelo Branco, localizado no bairro Santa Maria da Codipi.

“Não houve diminuição de leitos Covid na cidade. Nós estamos reorganizando a rede. Os leitos clínicos Covid ficarão concentrados agora no Hospital Monte Castelo e no Mariano Castelo Branco, totalizando 68 leitos. Já os leitos de UTI Covid (Unidade de Terapia Intensiva) ficarão concentrados no Monte Castelo e no HUT, totalizando 48 leitos de UTI Covid na capital”, informa Gilberto Albuquerquer, presidente da FMS.

Desde o primeiro dia útil do ano, a rede de saúde municipal de Teresina passa por uma reorganização de leitos dedicados à Covid-19, para um melhor aproveitamento da estrutura diante da situação real da doença na cidade.

“As estruturas de campanha foram criadas para serem temporárias e já cumpriram seu papel. Agora vamos transferir esses leitos para unidades hospitalares, mais adequadas e estruturadas”, diz Gilberto.

Continue Lendo

Teresina

Coronavírus: Vacinação em Teresina terá início nesta quarta (20)

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Divulgação

A Campanha de Vacinação contra a Covid-19 se iniciará em Teresina na próxima quarta-feira (20/01), dia determinado pelo Ministério da Saúde. As equipes da FMS se organizaram prontamente para saberem todos os pormenores técnicos e realizar a correta aplicação do imunizante na população alvo.

“As especificações técnicas de aplicação da CoronaVac só foram enviadas aos municípios na segunda (18), o que faz com que precisemos de um dia para repassar as informações aos profissionais que já estão capacitados e prontos para iniciar os trabalhos”, esclarece Gilberto Albuquerque, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

A equipe técnica da FMS definiu que as 11.382 doses da vacina Coronavac recebidas serão aplicadas em profissionais de saúde da rede pública e privada; idosos que estão em abrigos, deficientes e profissionais de instituições de longa permanência (asilos) nesta etapa da campanha.

Dentro do grupo ‘profissionais de saúde’ as doses serão direcionadas, prioritariamente, àqueles profissionais que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) exclusivas COVID, os que trabalham em Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) COVID, os profissionais que trabalham em urgências e emergências de hospitais, os que atuam nas alas COVID das unidades e os profissionais que trabalham no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Continue Lendo

Saúde

Municípios do Piauí recebem vacina contra Covid-19

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

As doses de vacinas que chegaram ao Piauí foram encaminhadas para a Rede de Frios em Teresina para a separação de doses, em seguida, ainda na segunda-feira(18/01), municípios do interior do estado como Campo Maior, Piripiri, Barras, Valença, Oeiras, Amarante e as doses destinadas à Fundação Municipal de Saúde, foram distribuídas ainda ontem.

Nesta terça-feira (19/01) vão receber as doses as cidades de Floriano, Uruçuí, Bom Jesus, Corrente, Picos, São Raimundo Nonato,  Paulistana, Fronteiras e Parnaíba. Para estes municípios o deslocamento está sendo feito em aeronave.

Segundo o Superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães, nestes municípios ficam as Centrais Regionais.

“A partir das Centrais, as doses serão distribuídas para todas as cidades do Estado, ficando sob a responsabilidade de cada município a vacinação da sua população. Os profissionais de cada cidade já estão de prontidão, esperando essas doses chegarem. Depois desse processo, a vacinação segue o seu ritmo”, explica Herlon.

A população de cada cidade deve procurar a Unidade Básica de Saúde do seu município e ver de que forma está sendo organizada a vacinação. “O Ministério da Saúde já sinaliza com o envio de mais doses. Na medida em que formos recebendo mais doses vamos avançando nas demais fases”, explica o superintendente.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat