Wellington Dias prorroga decreto de quarentena até 30 de abril

O governador Wellington Dias, anunciou nesta segunda-feira (30), qu irá manter e prorrogar o decreto que estipula a quarentena em todo o estado.

Fiscalização nas fronteiras com outros estados

Em live nas redes sociais, o governador ainda afirmou que irá ampliar as restrições nas fronteiras do estado, já que, segundo ele, o histórico de pessoas confirmadas com o vírus no Piauí, aponta que os mesmos tiveram alguma ligação direta com o Ceará, que atualmente é o terceiro estado com maior número de casos do Brasil.

Veja algumas medidas explicadas:

Divisas

Quem entrar no estado, idependente da via, terrestre, aérea ou marítima, também passará por um período de sete dias de isolamento.

“As restrições não serão apenas para os ônibus. Pessoas que cheguem ao estado de avião, carro, cavalo, jumento, terão que cumprir isolamento social por sete dias, se está de passagem, tem que estar com o equipamento de segurança, como máscaras”, disse o governador.

Igrejas

Cultos, missas ou qualquer outra atividade religiosa, que provoque aglomeração permanecem cancelados.

Funcionamento de shoppings, comércio, escolas e demais serviços

Todas as indicações colocadas no decreto anterior foram mantidas. No entanto, houve uma ampliação na área da educação, por exemplo, antes o decreto era destinado apenas para escolas estaduais, agora, a medida de estende para instituições municipais, privadas, universidades e faculdades.

Merenda escolar

O dinheiro que seria destinado para merenda escolar está sendo convertido em ticket de alimentação e será repassado a 77 famílias do Piauí. Segundo o governador, mais detalhes serão repassados ao longo da semana.

Serviços essenciais

Todos os serviços essenciais continuarão funcionando. São considerados serviços essenciais atividades nas áreas da saúde, segurança, área social, bancos, farmácias e supermercados. O decreto determina ainda que, para o funcionamento dos mesmos, sejam adotados medidas protetivas. 

IPVA

O prazo para pagamento do IPVA foi Prorrogado por 90 dias, com desconto de 5%

Leia: