TJ-PI concede liberdade a presos na 'Operação Bacuri'

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), concedeu nesta quinta-feira (02) uma liminar que revoga temporariamente a prisão de quatro pessoas presas na Operação Bacuri, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial ao Crime Organizado (Gaeco), em dezembro de 2019.

Na época, nove pessoas foram presas, entre elas, o prefeito da cidade de Bertolínia, Luciano Fonseca (PT); Ringlasia Lino Pereira dos Santos (esposa do prefeito); Eliane Maria Alves da Fonseca (mãe do prefeito); Aluízio José de Sousa (pai do prefeito); Max Weslen Veloso de Morais Pires (procurador do município); Ronaldo Almeida da Fonseca (servidor do município); Rodrigo de Sousa Pereira (assessor.do prefeito); Kairon Tácio Rodrigues Veloso (primo do procurador); e Richel Sousa e Siva (primo do prefeito). Todos investigados por envolvimento no desvio de dinheiro público.

Os presos beneficiados com a liminar foram Max Weslen Veloso de Moraes Pires, Richel Sousa e Silva, Rodrigo de Sousa Pereira e Kairon Tácio Rodrigues. Na decisão, o desembargador Pedro de Alcântara Macedo, explica que está atendendo a uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça, visto as condições impostas à população carcerária em razão da pandemia do Covid-19.

Os réus terão ainda que cumprir medidas cautelares, durante o vigor da decisão como: Recolhimento domicílio de 22h às 06h, proibição de se ausentarem das comarcas onde residem, sem autorização judicial, ou de mudarem de endereço sem prévia comunicação ao TJ-PI, proibição de manterem contato, por qualquer meio, com outros investigados, ou com agentes políticos e servidores do município de Bertolínia, comparecimento perante autoridades policial e judiciária todas as vezes que forem intimados.

O descumprimento das medidas poderá gerar a imposição de outras mais graves.