Siga as Redes Sociais

Piauí

Simepi denuncia que Hospital da PM está com leitos de UTI fechados por falta de profissionais

O Governo do Estado rebateu a informação, afirmando que estão sendo executadas obras de estruturação na unidade de saúde.

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Pedro Falcão/Sesapi

O Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi), realizou uma denuncia onde afirma que o Hospital da Polícia Militar (HPM), está com dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) fechados por falta de profissionais para trabalhar.

“Temos leito de UTI que estão prontos e fechados, por falta de profissionais para trabalhar. Ainda em julho de 2019, o sindicato dos médicos esteve no HPM e denunciou que esta UTI estava fechada e aguardando a contratação de profissionais para funcionar. Seriam 10 leitos de extrema importância no combate à esta epidemia. No entanto, já estamos há mais de 4 semanas em isolamento social e o governo sequer apresentou projeto para fazer essas UTI’s funcionar”, disse o presidente do Simepi, Samuel Rêgo. 

Em contrapartida, o governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, rebateu a informação e disse estar executando ações de estruturação do HPM, que funcionará como Hospital Sentinela no enfrentamento à COVID-19.

Leia a nota na íntegra: 

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, vem a público contestar as informações compartilhadas em redes sociais e na imprensa pelo Sindicado dos Médicos. Na verdade, ao contrário do que afirma o Sindicado, o Governo está executando ações de estruturação do Hospital da Polícia Militar, que funcionará como Hospital Sentinela no enfrentamento à COVID-19.

Todo o esforço do Governo até aqui, com apoio de todos, conseguiu garantir 723 leitos clínicos, 175 leitos de UTIs e 34 leitos de estabilização, os quais estão destinados, exclusivamente, para a prestação de assistência a pacientes acometidos pela COVID-19.

É de conhecimento público que o Estado do Piauí está garantido EPIs a todos os seus profissionais e todos estão testemunhando a ação do Estado do Piauí em enviar EPIs e Testes Rápidos a todos os Municípios. Desta forma, com fatos estamos demonstrando a fragilidade das informações prestadas pelo Presidente do Sindicato dos Médicos.

Num momento como este, de tantas dificuldades para toda a humanidade, acreditamos que só com muito esforço e unidade vamos salvar vidas e trazer tranquilidade para o nosso Povo. Vamos continuar focados na nossa missão e responder às inverdades com fatos e muito trabalho.

Piauí

Covid-19 mata 38 pessoas em 24 horas no Piauí

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) divulgou nesta sexta-feira (16), que o estado do Piauí registrou em 24h, 38 óbitos e 1.007 casos de COVID-19. Conforme a Sesapi, 437 pessoas estão internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Vinte e três homens e quinze mulheres não resistiram às complicações da Covid-19. Elas eram de Anísio de Abreu (66 anos), Caracol (88 anos), Campo Maior (49 e 84 anos), Cristalandia do Piauí (56 anos),Curral Novo do Piauí (83 anos), Floriano (78 anos),  José de Freitas ( 79 anos), Luis Correia (89 anos), Parnaíba (72 anos), Piracuruca ( 62 anos), Piripiri (52 e 89 anos) e Teresina ( 76 e 83 anos). 

Os do sexo masculino eram naturais de Barras (67 e 77 anos), Batalha (69 anos), Beneditinos (95 anos), Campo Maior (67 e 74 anos), José de Freitas (52 anos), Júlio Borges (52 anos), Morro Cabeça no Tempo (63 anos), Parnaíba (74 e 89 anos), Pedro II (66 anos), Picos (45 anos),Piripiri (72, dois de 75 anos, 78 e 82 anos), São João do Piauí (81 anos),Teresina (52, 54 e 73 anos) e União (66 anos). Doze vítimas não possuíam comorbidades.

Os casos confirmados no estado somam 225.796 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 4.731 e foram registrados em 219 municípios.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há  1.360 ocupados, sendo 877 leitos clínicos, 437 UTIs e 46 em leitos de estabilização.

Continue Lendo

Piauí

Após dois meses internado, jornalista Carlos Mesquita recebe alta do HU

Avatar

Publicado

em

O jornalista Carlos Mesquita, correspondente de Parnaíba da Rede Meio Norte, recebeu alta nesta sexta-feira (16) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) após dois meses de internação.

Mesquita iniciou uma infecção na região da boca após a retirada de um dente e foi internado no Hospital Regional Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, com o agravamento do quadro, o jornalista precisou ser transferido para o HU, onde foi internado no dia 03 de fevereiro com infecção generalizada.

O correspondente de Parnaíba deu entrada na unidade de saúde em estado grave com diagnóstico de sepse por fasceíte necrotizante na face, pescoço e tórax, associada à gangrena gasosa, secundária a abscesso dentário, por conta de complicações da extração dentária.

Na saída do hospital, Mesquita agradeceu à equipe do HU. “O HU para mim é um lugar abençoado,  todos se dedicaram a salvar minha vida. Sou muito grato a todos os profissionais”, declarou.

Continue Lendo

Piauí

Mais 87 mil doses de vacina contra Covid-19 chegam ao PI

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) recebeu nesta sexta-feira (16/04), mais 87 mil doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 34 mil doses da Coronavac e 53 mil Astrazeneca. As doses serão usadas para imunizar o público de 60 a 64 anos; de 65 a 69 anos; trabalhadores de saúde e Forças de Segurança.

As 53 mil doses da Astrazeneca serão utilizadas para a primeira dose de 46% das pessoas de 65 a 69 anos; primeira dose de 0,5% dos idosos de 60 a 64 anos. Com as 34 mil doses da Coronavac, o Piauí vai aplicar a segunda dose em 2% dos trabalhadores da saúde; segunda dose de 23% do público de 65 a 69 anos; primeira dose de 3% dos trabalhadores da saúde; primeira dose de 6% dos trabalhadores das Forças Armadas e Segurança e primeira dose de 1,9% das pessoas de 60 a 64 anos.

Segundo o Secretário de Saúde, Florentino Neto, a chegada desse novo lote de vacinas traz mais esperança para a população. “Mas não devemos relaxar nos cuidados porque seguir os protocolos salva vidas”, diz o gestor. O governador Wellington Dias chama a atenção das pessoas que estão na vez de serem imunizadas. “Tomem a vacina porque é a nossa melhor chance de sair dessa pandemia”, afirma o governador.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat