Piauí
Covid-19: Piauí registra 65 novos casos em 24h

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) divulgou na noite desta sexta-feira (1°), através do boletim epidemiológico, que o estado do Piauí já tem 665 casos confirmados de Covid-19. Em 24h, 65 novos casos foram registrados no estado.
Segundo a Sesapi, o número de casos confirmados continuam subindo. Até o momento, 26 pessoas morreram no Piauí, vítimas do coronavírus. Os dois últimos casos de óbitos ocorreram em Teresina e foram um homem, de 59 anos, que faleceu no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) com histórico de cardiopatia e pneumopatia, e de uma idosa, de 91 anos, que faleceu em um hospital particular.
Ainda conforme o boletim, 153 pacientes receberam altas médicas e foram curados da doença. Duas cidades registraram pela a primeira vez casos da doença: São João do Piauí e Valença. Agora, com o último boletim, 60 cidades do estado do Piauí tem casos confirmados de Covid-19.
Saúde
Piauí registra 4 óbitos e 626 novos casos de Covid-19 em 24h

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) divulgou nesta quinta-feira (21), que o estado do Piauí registrou em 24h, 04 óbitos e 626 casos de COVID-19. O estado já registrou 154.397 casos confirmados e 2.989 mortes.
Duas mulheres e dois homens foram vítimas do coronavirus. Elas eram de Ribeira do Piauí (72 anos) e Teresina (88 anos). Os do sexo masculino eram das cidades de Água Branca (59 anos) e Piripiri (70 anos). Apenas a vítima de 70 anos não possuía comorbidades.
Os casos confirmados no estado somam 154.397 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 2.989 e foram registrados em 204 municípios. Até agora, morreram 1.753 homens e 1.236 mulheres.
Saúde
Hospital Mariano Castelo Branco passa a receber pacientes com Covid-19 nesta quinta (21)

O Hospital Mariano Castelo Branco, localizado no bairro Santa Maria da Codipi, passa a partir desta quinta-feira (21/01), pacientes clínicos com Covid-19 de toda a cidade. A unidade conta com 31 leitos clínicos que foram transferidos do Hospital de Campanha Pedro Balzi, instalado no ginásio da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, fez uma visita às instalações do hospital e comentou sobre as adaptações realizadas.
“O Hospital Mariano Castelo Branco tem uma estrutura nova, bonita, bem conservada e adequada para tratar esses pacientes de forma mais justa”, comentou o presidente, que completou afirmando que todos os leitos temporários serão transferidos para unidades hospitalares.
“As estruturas de campanha foram criadas para serem temporárias e já cumpriram seu papel. Agora vamos transferir esses leitos para unidades hospitalares mais adequadas e estruturadas”, finalizou.
A diretora da unidade de saúde, Ana Cleia Marques afirma que o serviço contará com a colaboração de novos profissionais para prestar o atendimento adequado para casos de Covid-19.
“Nós teremos a implementação do serviço de fisioterapia, aumentando o apoio da equipe, que conta também com médicos especializados, enfermeiros e técnicos em enfermagem”, disse ela, ressaltando ainda que a equipe está preparada após a atuação durante o pico da pandemia. “Já funcionamos com internação Covid por 4 meses, com 25 leitos, e estamos prontos para receber pacientes de toda a cidade”, afirmou.
Saúde
Mais três pacientes de Manaus recebem alta do HU

Nesta quinta-feira (21/01), mais três pacientes de Manaus-AM, receberam alta após sete dias internados, no Hospital Universitário, em Teresina-PI.
Segundo o gerente de atenção à Saúde do HU, Maurício Giraldi, os pacientes Danilo Moura de Araújo, de 30 anos; Leonardo Rafael Peres, de 46 anos e Francinete Dutra, de 57 anos, responderam bem ao tratamento oferecido e a alta ocorreu dentro do prazo esperado.
“A evolução foi dentro do prazo esperado. Isso acontece quando os pacientes respondem bem à medicação. Alguns deles chegaram a ter até 70% de comprometimento dos pulmões e precisaram ser levados à UTI”, disse.
Danilo Moura foi o primeiro a sair do hospital e, ao falar com a imprensa comentou sobre sua experiência.
“A situação lá estava ruim, mas tive contato todo dia com a minha família pelo celular, não esperava que minha recuperação fosse tão rápida, mas graças a Deus me recuperei. Agora peço que se cuidem”
Danilo Moura é venezuelano, e também comentou sobre seu estado de saúde.
“Agora está tudo bem, graças a Deus. Estou apenas com um pouco de cansaço, mas estou muito bem, agora vou retornar para minha casa”, comemorou o venezuelano.
A última a deixar a unidade de saúde foi Francinete Dutra.
“Foi dureza, mas eu venci. Muito triste, não é brincadeira essa doença, eu renasci de novo, estou renascendo e quero agradecer a todos os profissionais daqui pela competência deles, pelo tratamento que eles tiveram conosco“, disse.
Outros quatro pacientes de Manaus permanecem internados na unidade de saúde, segundo informado, dois estão na UTI e dois na semi-intensiva.
-
Polícia1 ano atrás
Mulher que debochou da polícia após ser presa com drogas é solta após audiência de custódia
-
Polícia10 meses atrás
Acusado de matar médica morre após colidir frontalmente contra caminhão em Teresina
-
Piauí2 anos atrás
Médico flagra animal ao lado de incubadora de bebê prematuro na Evangelina Rosa
-
Vai Encarar?2 anos atrás
Tranquem as portas: 200 presos fogem da Major César quebrando tudo
-
Silas Freire1 ano atrás
Ciro Nogueira tenta fechar emissora de Wellington Raulino
-
Polícia2 anos atrás
Filho de ex-coronel da PM-PI e mais 4 são presos por roubos a bancos em Campo Maior
-
Vai Encarar?1 ano atrás
Paciente renal perde transplante após ter passagens negadas enquanto WD viaja de jatinho para ver o Lula
-
Vai Encarar?2 anos atrás
UESPI terá palestra com o título “A filosofia como modo superior de dar o cu”