Siga as Redes Sociais

Piauí

Wellington Dias pede que municípios mantenham decretos de isolamento

Redação Encarando

Publicado

em

O governador Wellington Dias enviou neste sábado (02) uma mensagem à Associação Piauiense de Municípios (APPM) pedindo que os prefeitos mantenham os decretos proibindo a abertura de atividades não essenciais. Ao saber que vários municípios planejam a revogação dos decretos para os próximos dias, o governador demonstrou preocupação, pois alerta que isso pode desencadear na propagação do coronavírus e levar o sistema de saúde do Piauí ao colapso.

Na mensagem, Wellington lembra que graças ao esforço do Governo do Estado e dos municípios, o Piauí é um dos poucos estados em que há leitos disponíveis para atender aos pacientes de Covid-19.  As ações de isolamento, barreiras sanitárias, vacinação evitaram o aumento exponencial de casos, mas isso pode ser em vão caso os prefeitos autorizem a abertura do comércio e demais atividades econômicas não essenciais.

“[A abertura do comércio] vai resultar na ampliação das pessoas contaminadas em seus municípios, consequentemente, haverá mais gente precisando de vaga hospitalar e isso vai resultar em mais mortes, porque nosso sistema de saúde tem um limite”, frisou o governador, bastante preocupado.

Wellington lembrou ainda que, apesar de estar trabalhando para que o Estado consiga ter 600 leitos disponíveis para os pacientes da Covid-19, há uma carência de profissionais de saúde e isso vai dificultar que a Secretaria da Saúde alcance tal número.

“Eu sei que há pressão em cada lugar, eu também sou pressionado, mas é a vida. O decreto que prorroga o isolamento [em todo o Piauí] até o dia 21 de maio foi discutido com uma equipe técnica, com muita responsabilidade e terá avaliação semanal. Ele tem o objetivo de salvar vida”, explicou.

O governador apontou ainda que os gestores públicos de outros estados que tomaram a decisão de autorizar a abertura das lojas antes do tempo tiveram que voltar atrás, mas o ato foi sido tardio e com um custo muito grande de vidas humanas, gerando um problema político muito grave para o gestor municipal.

“Estamos aqui em sintonia com a APPM, temos dialogado e eu aqui faço esse apelo. O Ministério Público está acionando os municípios [para que não revoguem os decretos], mas acho que não precisa disso. Da forma como entramos juntos, vamos sair juntos. O tempo dirá que as medidas que tomamos vão salvar vidas. Por isso faço aqui esse apelo”, concluiu o governador.

Assista ao vídeo com a mensagem abaixo:

Saúde

Piauí registra cinco óbitos e 257 casos confirmados da Covid-19 em 24h

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) divulgou neste sábado (23), que o estado do Piauí registrou em 24h, 05 óbitos e 257 casos de COVID-19. O estado já registrou 155.362 casos confirmados e 3.004 mortes.

Dois homens e três mulheres não resistiram às complicações da Covid-19. Eles eram das cidades de Esperantina (75 anos) e Uruçuí (78 anos). As do sexo feminino eram de Pimenteiras (80 anos), Ribeiro Gonçalves (55 anos) e Sigefredo Pacheco (89 anos). Todas as vítimas possuíam comorbidades.

Os casos confirmados no estado somam 155.362 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 3.004 e foram registrados em 205 municípios. Até agora, morreram 1.762 homens e 1.242 mulheres.

Continue Lendo

Piauí

Mais duas pacientes de Manaus recebem alta do HU da UFPI

Avatar

Publicado

em

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí informou na tarde deste sábado (23), por meio de nota, que mais duas pacientes de Manaus, que vieram para Teresina para fazerem tratamento contra a Covid-19, receberam alta médica na manhã de hoje (23).

De acordo com informações da nota, dois homens ainda estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), dependentes de aporte de oxigênio, mas respiram sem ajuda de aparelhos. Com as altas médicas da duas mulheres hoje (23), sete pacientes, que vieram de Manaus, foram curados no HU, em Teresina.

Confira a nota na íntegra!

Dos quatro pacientes internados, as duas mulheres, que estavam na enfermaria, receberam alta hospitalar hoje. Os dois homens ainda estão na UTI, dependentes de aporte de oxigênio, porém seguem em respiração espontânea, sem necessidade de aparelhos e com quadro clínico estável.

Continue Lendo

Piauí

Professor morre após perder controle de motocicleta em quebra-molas no interior do Piauí

Avatar

Publicado

em

Um professor, identificado como Ranniery Antony, morreu após ter sofrido um grave acidente na noite dessa última sexta-feira (22) na Avenida José Pereira Nogueira, no município de Pimenteiras, no interior do Piauí.

De acordo com informações preliminares, Ranniery Antony estava trafegando em sua motocicleta quando acabou perdendo o controle do veículo em um quebra-molas. A vítima caiu da motocicleta e acabou falecendo.

Ranniery era formado em Biologia, Física e também ministrava aulas de química.Ranniery deixa esposa e um filho.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat