"Politizaram e claro que acredito na eficácia do protocolo", disse Dr. Justino Moreira em relação a matéria da Uol

O Portal Encarando entrou em contato na tarde deste sábado (16) com o médico Justino Moreira, diretor do Hospital Regional Tibério Nunes, de Floriano, para saber a real opinião do diretor em relação ao uso da cloroquina durante tratamento em pacientes com Covid-19.

A polêmica em relação ao posicionamento do médico Justino Moreira surgiu após a veiculação de uma matéria da Uol, na qual informa que Justino nega a eficácia do tratamento que estava sendo realizado no hospital, que ele é diretor.

O médico revelou para o Portal Encarando que politizaram a entrevista que ele concedeu. “Protocolo em uso são várias medicações nas fases certas. Corticoide e anticoagulantes já com resultados na fase inflamatória por aqui [Hospital Regional Tibério Nunes]. Ainda não conseguimos provar benefício do uso da cloroquina na fase inicial. Apostamos no benefício por dificultar a multiplicação do vírus”, explicou.

Diferente da versão apontada pela a Uol, o médico Justino informou que acredita sim na eficácia do protocolo, mas ainda não tem números para provar cientificamente os resultados do tratamento.

Entenda o caso

O médico Justino Moreira, diretor do Hospital Regional Tibério Nunes, de Floriano, negou em um matéria da Uol a eficácia do uso da cloroquina durante tratamento em pacientes com Covid-19. A matéria foi veiculada neste sábado (16).

O protocolo criado pela médica florianense radicada na Espanha, Marina Bucar, e aplicado em pacientes do Hospital Regional Tibério Nunes fez sucesso e chamou atenção de todo o país. Inclusive, a ministra da Família, Mulher e Diretos Humanos, Damares Alves, esteve em Floriano na última quinta (14) para conhecer de perto os resultados. A repercussão do protocolo foi maior que o esperado, e a médica Marina Bucar preferiu não se pronunciar na matéria produzida pela Uol.