Siga as Redes Sociais

Piauí

Ministério Público acompanha investigação sobre casos de intoxicação na Cadeia Pública de Altos

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Marcela Pachêco/O Dia

O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) está acompanhando e apurando a situação da Cadeia Pública de Altos, onde 48 detentos apresentaram sintomas severos de intoxicação, num quadro que já resultou em duas mortes.

A 2ª Promotoria de Justiça da comarca havia instaurado inquérito civil público para coletar informações. No dia 11 de maio, o promotor de Justiça Paulo Rubens Parente Rebouças participou de videoconferência com representantes das Secretarias de Estado da Justiça (SEJUS) e da Saúde (SESAPI).

De acordo as análises técnicas preliminares, a hipótese mais provável é de que se trate de contaminação por leptospirose. Os participantes da videoconferência informaram que foram detectados problemas na qualidade da água fornecida na cadeia, com identificação da presença de coliformes fecais e da bactéria E. coli, que pode causar infecções graves em diversos órgãos humanos. Os presos infectados apresentaram sintomas semelhantes, como paralisia de membros inferiores, edema, alteração na pressão e vômitos.

De acordo com o órgão, o secretário de Justiça se comprometeu a disponibilizar outra fonte de água, além de providenciar a sanitização do ambiente e a limpeza da encanação. Está suspenso o recebimento de novos detentos na unidade.

O inquérito foi transferido da comarca de Altos para o Núcleo das Promotorias de Justiça de Execução Penal de Teresina, que dará seguimento às diligências.

A Cadeia Pública de Altos foi inaugurada em setembro de 2019 e atualmente abriga 89 custodiados.

Brasil

Mulher, negra e enfermeira é a primeira a receber dose da Coronavac contra covid-19

Avatar

Publicado

em

Uma enfermeira negra do hospital Emílio Ribas, que está há oito meses na linha de frente do combate ao coronavírus, foi a primeira brasileira a receber neste domingo, 17, uma dose da vacina Coronavac. A aplicação ocorreu minutos após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar o uso emergencial desta e também da vacina de Oxford por unanimidade.

Trata-se da enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, moradora de Itaquera, com perfil de alto risco para complicações da covid-19. Ela é obesa, hipertensa e diabética. Ela foi vacinada no Hospital das Clínicas, onde o governador João Doria fará um pronunciamento.

Ela foi vacinada por Jéssica Pires de Camargo, 30 anos, enfermeira de Controle de Doenças e Mestre de Saúde Coletiva pela Santa Casa de São Paulo. Muito emocionada, Mônica mostrou orgulhosa sua carteirinha de vacinação. Ela também recebeu do governador João Doria um selo simbólico com os dizeres “Estou vacinado pelo Butantan” e uma pulseira com a frase “Eu me vacinei”.Apesar de ter vários fatores de risco, a enfermeira Mônica, em maio do ano passado, no auge da primeira onda da doença, se inscreveu para vagas de CTD (Contrato por Tempo Determinado), escolhendo trabalhar no Emílio Ribas, no epicentro do combate à pandemia.

Quando começaram os testes clínicos da vacina Coronavac pelo Instituto Butantã, ela também se voluntariou para os testes. No começo deste ano, ela contou em reportagem ao site do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren) que já tinha tomado duas doses e não teve nenhum tipo de reação. “Sou monitorada periodicamente. Além disso, há um canal do WhatsApp pelo qual entram em contato semanal comigo”, explicou. Como ela foi escolhida agora para tomar a vacina, pode-se imaginar que ela tinha tomado placebo.Conforme o Estadão apurou, os profissionais que participaram da fase três dos testes clínicos e receberam placebo serão avisado nos próximos dias e deve ocorrer um mutirão para vaciná-los. Havia uma estimativa de que a vacinação não poderia ser feita neste domingo, porque a Anvisa estabeleceu que o processo começa após a publicação da aprovação no Diário Oficial da União. Mas como ela foi voluntária da pesquisa, essa limitação pode não se aplicar.

Antes de fazer faculdade de Enfermagem, Mônica atuou como auxiliar da área por 26 anos. O diploma foi obtido aos 47. “Quem cuida do outro tem que ter determinação e não pode ter medo. É lógico que eu tenho me cuidado muito a pandemia toda. Preciso estar saudável para poder me dedicar. Quem tem um dom de foicuidar do outro sabe sentir a dor do outro e jamais o abandona,” disse Mônica, de acordo com a assessoria de imprensa do Emílio Ribas.

Fonte: Estadão

Continue Lendo

Piauí

Incêndio atinge galpão de metalúrgica na zona norte de Teresina

Avatar

Publicado

em

No início da tarde desse domingo (17), um incêndio atingiu o galpão de uma metalúrgica localizada na Rua Riachuelo, no bairro Matadouro, na zona norte de Teresina.

De acordo com informações de populares, não havia no ninguém no galpão quando iniciou as chamas. O Corpo de Bombeiros foi acionado para ocorrência, mas ainda não há informações sobre o que motivou o incêndio.

A Polícia Militar e a Guarda Municipal de Teresina isolaram três ruas, que são próximas do galpão, pois no local tem bastante material inflamável, que pode gerar uma explosão e atingir as residências da vizinhança.

O Corpo de Bombeiros continua no local combatendo o incêndio e eliminando os focos de incêndio.

Continue Lendo

Piauí

Motociclista morre durante grave acidente em José de Freitas

Avatar

Publicado

em

Um motociclista ainda não identificado morreu na noite desse sábado (17) após ter sofrido um grave acidente na PI-366 que liga os município de José de Freitas a Lagoa Alegre.

Segundo informações de populares, o acidente envolveu uma motocicleta e uma Hilux. Ainda não há detalhes de como ocorreu a colisão. Devido o forte impacto da batida, o motociclista sofreu várias escoriações e fraturas.

A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local do acidente. O Instituto de Medicina Legal (IML) foi acionado para remover o corpo.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat