Siga as Redes Sociais

Piauí

Ministério Público acompanha investigação sobre casos de intoxicação na Cadeia Pública de Altos

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Marcela Pachêco/O Dia

O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) está acompanhando e apurando a situação da Cadeia Pública de Altos, onde 48 detentos apresentaram sintomas severos de intoxicação, num quadro que já resultou em duas mortes.

A 2ª Promotoria de Justiça da comarca havia instaurado inquérito civil público para coletar informações. No dia 11 de maio, o promotor de Justiça Paulo Rubens Parente Rebouças participou de videoconferência com representantes das Secretarias de Estado da Justiça (SEJUS) e da Saúde (SESAPI).

De acordo as análises técnicas preliminares, a hipótese mais provável é de que se trate de contaminação por leptospirose. Os participantes da videoconferência informaram que foram detectados problemas na qualidade da água fornecida na cadeia, com identificação da presença de coliformes fecais e da bactéria E. coli, que pode causar infecções graves em diversos órgãos humanos. Os presos infectados apresentaram sintomas semelhantes, como paralisia de membros inferiores, edema, alteração na pressão e vômitos.

De acordo com o órgão, o secretário de Justiça se comprometeu a disponibilizar outra fonte de água, além de providenciar a sanitização do ambiente e a limpeza da encanação. Está suspenso o recebimento de novos detentos na unidade.

O inquérito foi transferido da comarca de Altos para o Núcleo das Promotorias de Justiça de Execução Penal de Teresina, que dará seguimento às diligências.

A Cadeia Pública de Altos foi inaugurada em setembro de 2019 e atualmente abriga 89 custodiados.

Piauí

Piauí registra 15 mortes e 653 casos confirmados de coronavírus em 24 horas

Avatar

Publicado

em

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) divulgou na noite desta quinta-feira (03), através do boletim epidemiológico, que o Piauí registrou 15 óbitos por Covid-19 e 653 casos confirmados da doença em apenas 24h. No total, o estado registrou 217 óbitos e 6.717 casos confirmados.

Os últimos óbitos são nove homens e seis mulheres. Os homens que morreram tinham idades que variam de 54 a 91 anos, e eram dos municípios de Luís Correia, Monsenhor Gil, São José do Divino, Teresina, e União. Apenas uma das vítimas,do sexo masculino (54 anos), de Teresina não tinha comorbidades.

As mulheres eram de idades que variam de 47 a 92 anos, e eram dos municípios de Parnaíba, Ribeiro Gonçalves, e de Teresina. Apenas a vítima mais nova de 47 anos, de Teresina, não possuía doenças relacionadas.

Os municípios de Milton Brandão e São João da Serra registraram os primeiros casos do novo coronavírus. Segundo o boletim, 165 municípios tem casos registrados de Covid-19.

Continue Lendo

Justiça

STF derruba decisão do TJ-PI e serviços de saúde voltam a ter restrições

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou a decisão do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), que suspendeu as restrições impostas pelo Decreto Municipal 19.741/20 ao retorno das prestações de serviços de saúde e ambulatoriais na cidade de Teresina Piauí. A medida foi autorizada pelo presidente do STF, ministro Luiz Fux.

No documento, o ministro alertou que a decisão, do desembargador do TJ-PI, Erivan José da Silva Lopes, representa “grave risco de violação à ordem público-administrativa, no âmbito do requerente, bem como à saúde pública”.

Salienta que a decisão ora atacada vai de encontro ao entendimento do Supremo Tribunal Federal, no sentido de que o Município tem legitimação concorrente para legislar sobre saúde pública e assuntos de interesse local, mormente na pandemia do COVID-19. Destaca a gravidade do risco de contaminação nos serviços médicos e salienta que o objetivo do decreto é apenas organizar a utilização dos serviços de saúde, a fim de evitar aglomerações e a propagação do coronavírus. Postula, assim, o deferimento do pedido de suspensão de liminar“, diz trecho do documento do STF.

Outro ponto citado diz respeito à autorização do atendimento de hospitais e clínicas a pacientes oriundos de outros estados, que também foi derrubado pelo magistrado.

Veja documento na íntegra!

Continue Lendo

Piauí

Secretário do Diretor Geral do Hospital Areolino de Abreu testa positivo para Covid-19 e continua indo trabalhar

Avatar

Publicado

em

O Portal Encarando recebeu uma denúncia nesta quinta-feira (04) informando que o secretário do Diretor Geral do Hospital Areolino de Abreu testou positivo para Covid-19 e continuou indo trabalhar normalmente.

Conforme a denúncia, os testes de Covid-19 foram realizados nos funcionários e muitos testaram positivo, inclusive pacientes. Mesmo com os casos registrados, segundo a fonte que preferiu não ser identificada, o hospital não tomou nenhum providência em relação a sanitização do hospital.

A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saude do Piauí (Sesapi) informou, através de uma nota, que o secretário do diretor que testou positivo era assintomático e cumpriu o isolamento de 14 dias, e só após retornou as atividades.

Confira a nota!

A diretoria do Hospital Areolino de Abreu esclarece que o funcionário que testou positivo à Covid-19, era assintomático e cumpriu os 14 dias de afastamento recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Após o período de isolamento retornou ao seu local de trabalho por já ter passado o período de transmissão. A diretoria acrescenta que vários profissionais do hospital já testaram positivo e já retornaram ao trabalho após afastamento, e diz ainda que todos os servidores e profissionais de saúde da instituição usam os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), necessários para a segurança própria e dos outros, conforme o protocolo.

Continue Lendo
Acqua Blu

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat