Quinto detento da Cadeia Pública de Altos morre com suspeita de leptospirose

Mais um detento da Cadeia Pública de Altos morreu com suspeita de leptospirose. Ele foi identificado como Isaac Gomes de Oliveira, 23 anos, e estava internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Esse é o quinto caso de óbito registrado em 11 dias.

O HUT emitiu nota informando o corrido e afirmou que a morte ocorreu nesse domingo (24). O detento estava internado na unidade hospitalar desde o dia 16 de maio, sendo transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no último sábado (23).

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) confirma o falecimento do paciente Isaac Gomes de Oliveira, no dia 24 de maio. Ele foi admitido no dia 16 de maio no HGV, o quadro se agravou e foi transferido para UTI no dia dia 23 de maio, mas não resistiu a doença e veio a falecer no dia seguinte, com leptospirose”, diz a nota.

Segundo a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), há outros 23 presos internados em hospitais de Teresina.

Entenda

Um relatório preliminar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) indicou que a infecção dos presos foi causada por contaminação na água do presídio, ocasionada pela presença de coliformes fecais.

Segundo os dados, foram detectados problemas na qualidade da água fornecida na cadeia, com identificação da presença de coliformes fecais e da bactéria E. coli, que pode causar infecções graves em diversos órgãos humanos. Um total de 48 internos presentaram sintomas semelhantes, como paralisia de membros inferiores, edema, alteração na pressão e vômitos.