‘Colocaram apenas para virar estatística’, diz filho que nega que morte do pai tenha sido por covid-19

Um vídeo gravado nesse domingo (24), qutem ganhado repercussão nas redes sociais. O autor da gravação se chama Valdinar Santos, e nela, ele faz um desabafo relacionado à morte do pai identificado como Valdemar Pessoa dos Santos, de 68 anos, apontada como sendo causada pela covid-19.

Segundo Valdinar, o pai não estava com a doença, na qual consta em seu atestado de óbito. Ele conta que o idoso passou mais de um mês internado em um leito normal do Hospital Getúlio Vargas (HGV) após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), e que o teste para covid-19 realizado no período de sua internação na unidade, teria apontado resultado negativo para a doença.

No entanto, um outro exame apontou que o idoso tinha uma mancha no pulmão, e ele foi colocado em uma ala para pacientes com o vírus “sem nenhuma proteção”, já que havia sido considerado como um caso suspeito.

Na madrugada de domingo (24), Valdemar sofreu uma piora no quadro clínico e acabou vindo a falecer. E o filho denuncia que, apesar de não ter sido confirmado o diagnóstico para covid-19, a doença apareceu no laudo como uma das cinco causas apontadas para o óbito.

Assista ao vídeo:

Hospital emitiu nota sobre o caso

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) informa que o paciente Valdemar Pessoa dos Santos, 68 anos, deu entrada no HGV no dia 9 de maio em estado grave, com um quadro de Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVC), proveniente do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Nesse dia, foi feito o teste rápido para Covid-19 no momento da admissão, o resultado foi negativo. Ficou na UTI 3 (destinada a pacientes Não Covid), para tratamento.

A direção do HGV informa que como o paciente veio do HUT juntamente com uma paciente que testou positivo, apesar da negatividade do primeiro teste, ele permaneceu em observação. O quadro evoluiu com piora respiratória e após a realização de uma Tomografia de tórax, ficou evidenciado uma extensa opacidade em vidro fosco, com comprometimento entre 50 e 70%.

Por medidas de segurança do paciente e do contexto atual, por apresentar grande possibilidade de pneumonia viral, foi transferido para isolamento respiratório.

O paciente, pelo estado grave que já se encontrava, não evoluiu bem ao tratamento e foi a óbito na madrugada do dia 24 de maio.