Siga as Redes Sociais

Piauí

Cadeia Pública de Altos registra sexta morte de detento

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

O detento identificado como Adriano Adabio Paz da Silva, de 20 anos, morreu na tarde desta quinta-feira (28) no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A informação foi confirmada pela própria unidade de saúde, que afirmou ainda, que não poderia repassar mais detalhes sobre o óbito. (Leia comunicado no final da matéria)

Esta é a sexta morte, registrada em menos de duas semanas, de internos da Cadeia Pública de Altos (CPA). De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus-PI), Adriano havia ganhado o direito à liberdade condicional no início do mês, mas após deixar a unidade, começou a apresentar problemas de saúde. A princípio, ele havia sido levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Satélite, mas teve piora no quadro e foi transferido para o HUT, onde veio a óbito.A suspeita é de infecção pela água.

Segundo uma análise preliminar de amostras recolhidas pela Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi), a água que abastecia a CPA estaria contaminada, fato que teria desenvolvido um surto infeccioso que atingiu cerca de 48 internos da unidade prisional no dia 7 de maio.

Após o ocorrido a Sejus-PI afirmou que foram realizadas a limpeza da caixa d’água e da tubulação do presídio, além da aplicação de dosador de placas de cloro no poço e sanitização no local. 

Diretor afastado

O então diretor da Cadeia Pública de Altos, Antônio Vinicius da Silva, foi afastado do cargo. A mudança aconteceu no dia 19 de maio. A pasta não esclareceu o motivo oficial do afastamento.

Leia nota do Hospital de Urgência de Teresina

O paciente A.A.P.S., de 20 anos, veio a óbito às 13h30, no Hospital de Urgência de Teresina. Por orientação do setor jurídico, o HUT não informa estado de saúde de pacientes.

Saúde

Piauí registra 4 óbitos e 626 novos casos de Covid-19 em 24h

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) divulgou nesta quinta-feira (21), que o estado do Piauí registrou em 24h, 04 óbitos e 626 casos de COVID-19. O estado já registrou 154.397 casos confirmados e 2.989 mortes.

Duas mulheres e dois homens foram vítimas do coronavirus. Elas eram de Ribeira do Piauí (72 anos) e Teresina (88 anos). Os do sexo masculino eram das cidades de Água Branca (59 anos) e Piripiri (70 anos). Apenas a vítima de 70 anos não possuía comorbidades.

Os casos confirmados no estado somam 154.397 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 2.989 e foram registrados em 204 municípios. Até agora, morreram 1.753 homens e 1.236 mulheres.

Continue Lendo

Saúde

Hospital Mariano Castelo Branco passa a receber pacientes com Covid-19 nesta quinta (21)

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

O Hospital Mariano Castelo Branco, localizado no bairro Santa Maria da Codipi, passa a partir desta quinta-feira (21/01), pacientes clínicos com Covid-19 de toda a cidade. A unidade conta com 31 leitos clínicos que foram transferidos do Hospital de Campanha Pedro Balzi, instalado no ginásio da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, fez uma visita às instalações do hospital e comentou sobre as adaptações realizadas.

“O Hospital Mariano Castelo Branco tem uma estrutura nova, bonita, bem conservada e adequada para tratar esses pacientes de forma mais justa”, comentou o presidente, que completou afirmando que todos os leitos temporários serão transferidos para unidades hospitalares.

“As estruturas de campanha foram criadas para serem temporárias e já cumpriram seu papel. Agora vamos transferir esses leitos para unidades hospitalares mais adequadas e estruturadas”, finalizou.

A diretora da unidade de saúde, Ana Cleia Marques afirma que o serviço contará com a colaboração de novos profissionais para prestar o atendimento adequado para casos de Covid-19.

“Nós teremos a implementação do serviço de fisioterapia, aumentando o apoio da equipe, que conta também com médicos especializados, enfermeiros e técnicos em enfermagem”, disse ela, ressaltando ainda que a equipe está preparada após a atuação durante o pico da pandemia. “Já funcionamos com internação Covid por 4 meses, com 25 leitos, e estamos prontos para receber pacientes de toda a cidade”, afirmou.

Continue Lendo

Saúde

Mais três pacientes de Manaus recebem alta do HU

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Nesta quinta-feira (21/01), mais três pacientes de Manaus-AM, receberam alta após sete dias internados, no Hospital Universitário, em Teresina-PI.


Segundo o gerente de atenção à Saúde do HU, Maurício Giraldi, os pacientes Danilo Moura de Araújo, de 30 anos; Leonardo Rafael Peres, de 46 anos e Francinete Dutra, de 57 anos, responderam bem ao tratamento oferecido e a alta ocorreu dentro do prazo esperado.


“A evolução foi dentro do prazo esperado. Isso acontece quando os pacientes respondem bem à medicação. Alguns deles chegaram a ter até 70% de comprometimento dos pulmões e precisaram ser levados à UTI”, disse.

Danilo Moura foi o primeiro a sair do hospital e, ao falar com a imprensa comentou sobre sua experiência.

“A situação lá estava ruim, mas tive contato todo dia com a minha família pelo celular, não esperava que minha recuperação fosse tão rápida, mas graças a Deus me recuperei. Agora peço que se cuidem”

Danilo Moura é venezuelano, e também comentou sobre seu estado de saúde.

“Agora está tudo bem, graças a Deus. Estou apenas com um pouco de cansaço, mas estou muito bem, agora vou retornar para minha casa”, comemorou o venezuelano.

A última a deixar a unidade de saúde foi Francinete Dutra.

“Foi dureza, mas eu venci. Muito triste, não é brincadeira essa doença, eu renasci de novo, estou renascendo e quero agradecer a todos os profissionais daqui pela competência deles, pelo tratamento que eles tiveram conosco“, disse.

Outros quatro pacientes de Manaus permanecem internados na unidade de saúde, segundo informado, dois estão na UTI e dois na semi-intensiva. 


Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat