Cadeia Pública de Altos registra sexta morte de detento

O detento identificado como Adriano Adabio Paz da Silva, de 20 anos, morreu na tarde desta quinta-feira (28) no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A informação foi confirmada pela própria unidade de saúde, que afirmou ainda, que não poderia repassar mais detalhes sobre o óbito. (Leia comunicado no final da matéria)

Esta é a sexta morte, registrada em menos de duas semanas, de internos da Cadeia Pública de Altos (CPA). De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus-PI), Adriano havia ganhado o direito à liberdade condicional no início do mês, mas após deixar a unidade, começou a apresentar problemas de saúde. A princípio, ele havia sido levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Satélite, mas teve piora no quadro e foi transferido para o HUT, onde veio a óbito.A suspeita é de infecção pela água.

Segundo uma análise preliminar de amostras recolhidas pela Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi), a água que abastecia a CPA estaria contaminada, fato que teria desenvolvido um surto infeccioso que atingiu cerca de 48 internos da unidade prisional no dia 7 de maio.

Após o ocorrido a Sejus-PI afirmou que foram realizadas a limpeza da caixa d’água e da tubulação do presídio, além da aplicação de dosador de placas de cloro no poço e sanitização no local. 

Diretor afastado

O então diretor da Cadeia Pública de Altos, Antônio Vinicius da Silva, foi afastado do cargo. A mudança aconteceu no dia 19 de maio. A pasta não esclareceu o motivo oficial do afastamento.

Leia nota do Hospital de Urgência de Teresina

O paciente A.A.P.S., de 20 anos, veio a óbito às 13h30, no Hospital de Urgência de Teresina. Por orientação do setor jurídico, o HUT não informa estado de saúde de pacientes.