138 famílias já foram atingidas pela cheia do Rio Parnaíba em Luzilândia

O Pico das cheias do Rio Parnaíba ocasionou um crescimento no número de famílias retiradas de áreas de risco e de locais inundados em Luzilândia-PI. Com isso, o prefeito Ronaldo Gomes, decretou estado de emergência no município.

O balanço divulgado pela Prefeitura Municipal nessa segunda-feira (08), aponta que até as 19h, 138 famílias já foram afetadas pelas cheias do Rio Parnaíba no município. Destas, 19 famílias desalojadas foram encaminhadas para casas de parentes, e 8 famílias desabrigadas foram levadas para abrigos.

As equipes estão monitorando os bairros e zona rural, e com plantão no prédio da Guarda Municipal funcionando 24 horas para atender a população. Caminhões, caminhonetes, caçambas, ambulância, estão operando nas ações.

Na zona urbana, a Força Tarefa do município que é formado pela Guarda e Defesa Civil Municipal, por homens do Corpo de Bombeiros, Policiais Militares, Assistentes Sociais, voluntários, e membros do Governo de Luzilândia atuaram nos bairros Cajueirão, Coroa, Itararé I e II, e Igarapé fazendo rondas e retiradas de famílias para abrigos da Prefeitura ou para casa de parentes. Na zona rural, as equipes foram até a região do Timóteo após solicitações para verificar a situação de moradores e suas moradias, famílias residentes na localidade Porto Formoso-MA também foram atendidas e retiradas das áreas de risco e locais já inundados.

Apesar do contingente, a Força Tarefa necessita de mais voluntários para fazer mudanças de famílias afetadas que tendem a crescer nas próximas horas. Voluntários, podem se dirigir ao prédio da Guarda Municipal para atuarem na força tarefa.