Siga as Redes Sociais

Piauí

Estudantes fazem apelo a governador: “Queremos estudar!”

Os alunos estão há três meses sem assistir aula, por falta de transporte escolar.

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Há três meses do início do ano letivo nas escolas, os estudantes ainda vivem o drama de não conseguirem frequentar as aulas. O motivo? A falta de transporte escolar.

Esse é o caso dos alunos da rede estadual de ensino de São Francisco do Piauí. Os alunos que residem, principalmente, na zona Rural do município, estão correndo o risco de perder o ano letivo.

Na tentativa de serem ouvidos, os jovens escreveram uma carta aberta direcionada ao governador, Wellington Dias, e ao secretário de estado da educação, Ellen Gera Moura, onde pedem providências para resolução do problema no município.

“Estamos no mês de abril e os alunos de São Francisco do Piauí da rede estadual de ensino estão privados de frequentar o colégio porque não tem transporte pra levá- los até suas respectivas escolas.
Já solicitamos a todos e ninguém nos fala nada. Ninguém se dispõe. Ninguém dá uma palavra por nós”, diz um trecho da carta.

A nossa equipe entrou em contato com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que afirmou que irá avaliar a situação antes de se pronunciar sobre o caso.

Leia a carta escrita pelos estudantes!

Carta aberta ao povo piauiense e uma súplica ao governo do estado. 

Senhores, senhoras, pais, estudantes e autoridades do nosso estado e em especial nosso governador Wellington Dias e o secretário de estado da Educação do Piauí, Ellen Gera.

Estamos no mês de abril e os alunos de São Francisco do Piauí da rede estadual de ensino estão privados de frequentar o colégio porque não tem transporte pra levá- los até suas respectivas escolas. Já solicitamos a todos e ninguém nos fala nada. Ninguém se dispõe. Ninguém dá uma palavra por nós. 

Não estamos pedindo nada. Estamos apenas exigindo um direito que ê nosso. Queremos estudar! Nos preparar pra enfrentarmos um futuro qualificado. Senhor governador tenhamos mais sensibilidade. Dinheiro tem. Recursos vêm. Somos apenas estudantes que acreditam na revolução através da educação. O que precisamos fazer? Gritar? Já gritamos. Falar? Já falamos. 

Só falta agora ajoelharmos aos pés de sua excelência e chorar rios de sangue implorando um direito que já é nosso. Nosso sonho é tão grande e tão forte que se preciso for, assim o faremos: Nos humilharemos pedindo apenas a oportunidade de estudar. 

Governador, queríamos pedir desculpas se lhe ofendemos com essa atitude arrogante de lhe escrever reivindicando nossos direitos. É que não podemos mais suportar tanto descaso por parte de sua excelência e seus comandados. Infelizmente nós vivemos uma realidade totalmente inversa dessa que o senhor coloca nos meios de comunicação vendendo uma imagem muito distorcida daquela por nós vívida. 

Como disse Martin Luther King: Pior que o grito dos opressores é o silêncio dos justos.

Não nos calaremos, jamais. Esperamos que com essas palavras, nossas reivindicações sejam atendidas por vossa excelência.

Governador reflita: O senhor tem a oportunidade de mudar os rumos, o destino desse estado e do seu povo. Aproveite e faça jus a toda essa chance lhe dada pelo povo piauiense pela quarta vez.

Na certeza de sermos atendidos;
Alunos da rede estadual de ensino de São Francisco do Piauí. 
São Francisco do Piauí.
08/04/2019.

Problema recorrente

Desde o início do ano, várias escolas da rede estadual de ensino, vem enfrentando o mesmo problema. No município de Cocal-PI, os estudantes chegaram a fazer uma manifestação, pois os veículos que transportam os alunos não estavam circulando por falta de pagamento dos motoristas e demais servidores da educação estadual.

Na Unidade Escolar Artur Gonçalves de Sousa, em Lagoa de São Francisco, os alunos gravaram um vídeo com a paródia da música “Olhos Coloridos”, do cantor e compositor Macau, para denunciar a falta de ônibus escolar. Em um trecho da música eles dizem: “Nós estamos sem transporte
Precisamos resistir. Meu direito é ter transporte, nós queremos estudar. Eles estão nos enganando, nos fazendo esperar
Vocês estão no poder, só deveriam exercer”…

Em Lagoa do Barro-PI, os estudantes da Unidade Escolar Professora Isabel Ribeiro de Jesus, também fizeram uma manifestação e se recusaram a entrar em sala de aula em apoio aos colegas que moram na zona Rural, e não estavam frequentando a escola por falta de transporte. 

Piauí

Piauí registra 26 óbitos e mais de mil casos em 24h

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) divulgou nesta quarta-feira (14), que o estado do Piauí registrou em 24h, 26 óbitos e 1.634 casos de COVID-19. Conforme a Sesapi, 433 pessoas estão internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Doze mulheres e quatorze homens foram vítimas da Covid-19. Elas eram de Água Branca (84 anos), Beneditinos (67 anos), Campo Maior (78 anos), Coivaras (64 anos), José de Freitas (74 anos), Parnaíba (92 anos), Piracuruca (52 e 74 anos) e Teresina (52, 63, 66 e 70 anos). Os homens eram de Altos (74 anos), Bertolínia (81 anos), Dom Expedito Lopes (67 anos), Joaquim Pires (86 anos), Lagoa do Barro do Piauí (81 anos), Luís Correia (72 anos), Piracuruca (82 anos), Santo Inácio do Piauí (90 anos), São Braz do Piauí (50 anos) e Teresina (51, 57, 60, 61 e 63 anos). Seis vítimas não possuíam doenças preexistentes.

Os casos confirmados no estado somam 223.251 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 4.659 e foram registrados em 219 municípios.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 1.325 ocupados, sendo 846 leitos clínicos, 433 UTIs e 46 em leitos de estabilização.

Continue Lendo

Piauí

Funcionário da Seduc de 30 anos morre vítima de Covid-19 no Piauí

Avatar

Publicado

em

Um jovem de apenas 30 anos, identificado como Manoel Modesto Santos, morreu nesta quarta-feira (14) após complicações causadas pela Covid-19. O falecimento do jovem foi comunicado pela prefeitura de Elesbão Veloso, cidade natal de Manoel.

Conforme a nota de pesar da prefeitura de Elesbão Veloso, Manoel era funcionário da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI). Ainda não há informações se o jovem tinha alguma comorbidade.

“A Prefeitura Municipal de Elesbão Veloso expressa suas condolências aos familiares e amigos do jovem Manoel Modesto Santos, nascido em 15 de novembro de 1990 e falecido nesta quarta-feira, dia 14, em decorrência de complicações da covid-19”, diz trecho da nota.

Confira a nota na íntegra!

A Prefeitura Municipal de Elesbão Veloso expressa suas condolências aos familiares e amigos do jovem Manoel Modesto Santos, nascido em 15 de novembro de 1990 e falecido nesta quarta-feira, dia 14, em decorrência de complicações da covid-19.Manoel é um dos filhos dos elesbonenses José Alberto Mendes Santos e Conceição de Maria Soares Santos e atualmente funcionário da Secretaria de Educação do Piauí.

Continue Lendo

Municípios

Em São Raimundo Nonato, trabalhadores do setor funerária querem prioridade na vacinação contra Covid

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Trabalhadores do setor funerário no município de São Raimundo Nonato-PI, pedem a inclusão da classe na vacinação contra a Covid-19.


Reivindicando prioridade, representantes do grupo realizaram um ato, em frente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), pedindo o início da imunização contra Covid e também contra a gripe para todos os funcionários.

“Os profissionais do setor são os mais expostos. Somos responsáveis por retirar os corpos de hospitais e residências, estamos em contato direto com inúmeras pessoas que podem estar contaminadas. Necessitamos de prioridade, necessitamos ser vacinados”, dizem.

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat