Siga as Redes Sociais

Piauí

Estudantes fazem apelo a governador: “Queremos estudar!”

Os alunos estão há três meses sem assistir aula, por falta de transporte escolar.

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Há três meses do início do ano letivo nas escolas, os estudantes ainda vivem o drama de não conseguirem frequentar as aulas. O motivo? A falta de transporte escolar.

Esse é o caso dos alunos da rede estadual de ensino de São Francisco do Piauí. Os alunos que residem, principalmente, na zona Rural do município, estão correndo o risco de perder o ano letivo.

Na tentativa de serem ouvidos, os jovens escreveram uma carta aberta direcionada ao governador, Wellington Dias, e ao secretário de estado da educação, Ellen Gera Moura, onde pedem providências para resolução do problema no município.

“Estamos no mês de abril e os alunos de São Francisco do Piauí da rede estadual de ensino estão privados de frequentar o colégio porque não tem transporte pra levá- los até suas respectivas escolas.
Já solicitamos a todos e ninguém nos fala nada. Ninguém se dispõe. Ninguém dá uma palavra por nós”, diz um trecho da carta.

A nossa equipe entrou em contato com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que afirmou que irá avaliar a situação antes de se pronunciar sobre o caso.

Leia a carta escrita pelos estudantes!

Carta aberta ao povo piauiense e uma súplica ao governo do estado. 

Senhores, senhoras, pais, estudantes e autoridades do nosso estado e em especial nosso governador Wellington Dias e o secretário de estado da Educação do Piauí, Ellen Gera.

Estamos no mês de abril e os alunos de São Francisco do Piauí da rede estadual de ensino estão privados de frequentar o colégio porque não tem transporte pra levá- los até suas respectivas escolas. Já solicitamos a todos e ninguém nos fala nada. Ninguém se dispõe. Ninguém dá uma palavra por nós. 

Não estamos pedindo nada. Estamos apenas exigindo um direito que ê nosso. Queremos estudar! Nos preparar pra enfrentarmos um futuro qualificado. Senhor governador tenhamos mais sensibilidade. Dinheiro tem. Recursos vêm. Somos apenas estudantes que acreditam na revolução através da educação. O que precisamos fazer? Gritar? Já gritamos. Falar? Já falamos. 

Só falta agora ajoelharmos aos pés de sua excelência e chorar rios de sangue implorando um direito que já é nosso. Nosso sonho é tão grande e tão forte que se preciso for, assim o faremos: Nos humilharemos pedindo apenas a oportunidade de estudar. 

Governador, queríamos pedir desculpas se lhe ofendemos com essa atitude arrogante de lhe escrever reivindicando nossos direitos. É que não podemos mais suportar tanto descaso por parte de sua excelência e seus comandados. Infelizmente nós vivemos uma realidade totalmente inversa dessa que o senhor coloca nos meios de comunicação vendendo uma imagem muito distorcida daquela por nós vívida. 

Como disse Martin Luther King: Pior que o grito dos opressores é o silêncio dos justos.

Não nos calaremos, jamais. Esperamos que com essas palavras, nossas reivindicações sejam atendidas por vossa excelência.

Governador reflita: O senhor tem a oportunidade de mudar os rumos, o destino desse estado e do seu povo. Aproveite e faça jus a toda essa chance lhe dada pelo povo piauiense pela quarta vez.

Na certeza de sermos atendidos;
Alunos da rede estadual de ensino de São Francisco do Piauí. 
São Francisco do Piauí.
08/04/2019.

Problema recorrente

Desde o início do ano, várias escolas da rede estadual de ensino, vem enfrentando o mesmo problema. No município de Cocal-PI, os estudantes chegaram a fazer uma manifestação, pois os veículos que transportam os alunos não estavam circulando por falta de pagamento dos motoristas e demais servidores da educação estadual.

Na Unidade Escolar Artur Gonçalves de Sousa, em Lagoa de São Francisco, os alunos gravaram um vídeo com a paródia da música “Olhos Coloridos”, do cantor e compositor Macau, para denunciar a falta de ônibus escolar. Em um trecho da música eles dizem: “Nós estamos sem transporte
Precisamos resistir. Meu direito é ter transporte, nós queremos estudar. Eles estão nos enganando, nos fazendo esperar
Vocês estão no poder, só deveriam exercer”…

Em Lagoa do Barro-PI, os estudantes da Unidade Escolar Professora Isabel Ribeiro de Jesus, também fizeram uma manifestação e se recusaram a entrar em sala de aula em apoio aos colegas que moram na zona Rural, e não estavam frequentando a escola por falta de transporte. 

Teresina

Vídeo: Acidente envolvendo seis veículos deixa mototaxista morto em Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Um grave acidente envolvendo seis veículos deixou uma pessoa morta e outras feridas, no cruzamento entre as Avenidas Barão Gurguéia e Gil Martins, na zona Sul de Teresina.

A colisão aconteceu entre três veículos de passeio, um ônibus e duas motocicletas.

Continue Lendo

Piauí

Piauí registra 10 mortes e mais 675 casos de coronavírus em 24h

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) divulgou nessa terça-feira (22), que o estado do Piauí registrou em 24h, 10 óbitos e 675 casos da doença. No total, o Piauí contabiliza 92.030 casos confirmados e 2.061 mortes.

Dos 10 óbitos, quatro eram mulheres e seis eram homens, que não resistiram às complicações da Covid-19. Elas eram dos municípios de Esperantina (80 anos), Pedro II (64 anos), Teresina (73 anos) e Valença do Piauí (78 anos). Os homens eram das cidades de Avelino Lopes (75 anos), Cocal (78 anos), Nazaré do Piauí (51 anos), Piripiri (73 e 78 anos) e Teresina (87 anos).

As 224 cidades piauienses foram atingidas pela pandemia. Os casos confirmados no estado somam 92.030. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 2.061 e foram registrados em 171 municípios. Até agora, morreram 1.187 homens e 874 mulheres. 

Continue Lendo

Piauí

THE: Parque Zoobotânico permanecerá fechado por seis meses

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Reprodução

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar). informou nesta terça-feira (21) que o Parque Estadual Zoobotânico seguirá e fechado ao público por pelo menos mais seis meses, para realização de uma reforma.

Segundo a Semar, as melhorias estão previstas no plano de concessão do parque e serão executadas em dua etapas. Na primeira fase da revitalização estão inclusas mudanças na infraestrutura do parque com melhorias na limpeza, na conservação de áreas verdes, nos sanitários e recintos; corte de grama; coleta e destinação do lixo; compra de equipamentos, máquinas e veículos; e pinturas das edificações e meios-fios. A segunda fase, também com previsão de 6 meses, deverá ser executada pela concessionária, momento em deve iniciar o Plano Emergencial de Intervenções e Operação Inicial. Numa terceira fase, que deve durar cerca de 5 anos, inicia-se a modernização do parque. 

Atualmente o Zoobotânico é considerado o terceiro maior parque urbano do Brasil, com uma área total de 127 hectares, se transforme-se em bioparque através da concessão de uso para manutenção e exploração integradas, requalificação e modernização do parque. 

“O Parque Estadual Zoobotânico é uma unidade de conservação, pertencente ao grupo de proteção integral, portanto, há um regramento específico a seguir, de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC)”, diz a Semar.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat