Mais de 90 profissionais de enfermagem foram contaminados com a covid-19 no Piauí, aponta levantamento

De acordo os dados divulgados nessa quinta-feira (28) pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), por meio do Observatório da Enfermagem, atualmente são 93 profissionais de Enfermagem foram contaminados com coronavírus no Piauí, outros 57 casos são considerados suspeitos, e cerca de 160 profissionais de enfermagem estão afastados de suas funções por conta da pandemia.

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), Tatiana Melo, afirmou que durante as fiscalizações do Conselho nas instituições de saúde, está sendo observada a falta e racionalização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), o que coloca em risco a vida dos profissionais.

“Desde o início da pandemia, já fiscalizamos mais de 200 instituições de saúde em todo estado do Piauí e o que temos encontrado é falta de organização em relação ao fluxo de pacientes e profissionais. Porque a área destinada a receber pacientes com suspeita de contaminação pela covid-19 deve ser isolada das demais. Além dos EPIs que estão sendo distribuídos aos profissionais em quantidade insuficiente”, explica.

A presidente do Coren-PI também alerta sobre a importância da instituição de saúde contar com um plano de contingência, para que os profissionais de Enfermagem afastados do trabalho possam ser substituídos rapidamente.

“Se não houver esta organização, haverá a descontinuidade da assistência e a população será prejudicada”, afirma.