Desembargador nega pedido para soltar presos da Cadeia de Altos

Nesta segunda-feira (1°) o desembargador Edvaldo Pereira de Moura, do Tribunal de Justiça do Piauí, negou pedido da Defensoria Pública do Estado para soltar os presos da Cadeia Pública de Altos.

O pedido foi realizado após a divulgação da infecção em massa que afetou detentos na Cadeia Pública de Altos, inclusive deixando seis detentos mortos. Ainda conforme o pedido, a contaminação já teria atingido, agora no final de maio, mais de 117 detentos, que estariam já com sintomas de intoxicação, conforme lista divulgada pela Secretaria de Justiça (SEJUS).

“Não há como se avaliar isoladamente os argumentos trazidos pela impetrante, requerendo, de forma genérica, que sejam colocados em regime domiciliar todos os presos sintomáticos e hospitalizados, sem a apreciação das suas situações fáticas e processuais particulares, diga-se, sem a necessária análise individualizada pelo juiz competente da situação de cada preso”, explicou o desembargador Edvaldo Pereira.

O desembargador negou o pedido da defensoria mas, determinou que o secretário de Justiça do Estado do Piauí, Carlos Edilson, tome todas as medidas necessárias e adequadas para assegurar o devido atendimento médico e hospitalar, inclusive com internação, acompanhada da devida escolta, para todos os detentos, sintomáticos ou não, que assim necessitarem, a critério da equipe médica responsável pela referida casa prisional.