Governo do Piauí apresenta plano de retomada da economiaí; Veja na íntegra!

O governador, Wellington Dias (PT), apresentou nesta terça-feira (02/06), os pontos a serem adotados para a reabertura do comércio no estado. A ação, batizada como “Plano de Retomada Organizada no Piauí” (PRO Piauí), terá como base uma consulta pública, que será realizada com a população do estado. (Clique aqui e acesse o plano na íntegra)

O protocolo é dividido em fases (Fase 1, Fase 2 e Fase 3), e é voltado para empresários, trabalhadores e clientes.

“Todas as vezes que liberamos alguns setores, temos uma ampliação de risco. É preciso que isso fique claro. E para evitar esse risco, estamos adotando um ‘novo normal’, que é seguindo um conjunto de regramento, desde o uso da máscara a medidas de higiene, além disso, aplicar essas regras a trabalhadores, clientes e funcionários, para que estes, ao sair de casa já estarem cientes de seus deveres tudo isso para evitar a infecção ou transmissão do coronavírus. Ao mesmo tempo que, se tivermos infecções, é necessário que tenhamos uma rede de saúde com condições de atender os pacientes”, disse Wellington Dias.

A medida prevê ainda, uma divisão do estado em oito regiões, que irão agregar todos os municípios. As regiões são: Teresina, Parnaíba, Piripiri, Floriano, Oeiras, São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Picos. Em cada uma dessas regiões, as equipes do governo farão uma análise do índice de transmissibilidade da doença, para definir se poderão ou não passar para próximas fases.

As atividades foram classificadas em três grupos, subdivididos pelas cores verde, amarelo e vermelho.

Verde: Inclui atividades dos setores do comércio, construção, agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e agricultura. Devem ser as primeiras a serem flexibilizadas (Fase 1).

Amarela: Inclui a administração pública, educação, segurança, atividades financeiras, transportes, armazenagem, correios, imobiliárias. Irão compor a Fase 2 .

Vermelho: Artes, cultura, esporte, recreação, indústrias de saneamento como água, esgoto, gestão de resíduos, descontaminação, etc. Esses serviços estão inclusos na Fase 3 e deverão ser os últimos a serem retomados.

O secretário estadual de Planejamento, Antônio Neto, explicou que a liberação das atividades econômicas é baseada 30% no aspecto econômico e 70% no impacto epidemiológico de cada região e território de desenvolvimento do Piauí e quem irá definir prazos é a ‘questão controle do e da saúde‘.

Protocolo aprovado

Segundo Dias, o protocolo já foi aprovado pela equipe do governo, e agora irá passar pelo crivo da sociedade, e, em seguida, serão trabalhadas regras específicas para cada setor. O gestor ainda esclareceu que cada fase dura 15 dias e, em caso de avanços no número de casos, a fase será interrompida.

“A partir desse protocolo geral, nós vamos trabalhar em protocolos em cima de protocolos específicos para cada área, como por exemplo, da construção civil, de shoppings, educação, enfim montar uma situação específica para cada área. Fica claro ainda que, o documento prevê, em casos de regressão, na questão da contaminação, essas atividades podem voltar a fechar”

Serão cerca de 22 protocolos específicos para cada segmento, destes, 12 já foram elaborados e serão apresentados às empresas.

“Dos 22 protocolos específicos, 12 já foram construídos. Esses protocolos já serão submetidos a todas as categorias para discussão e as empresas serão divididas em duas situações. Empresas com menos de 20 trabalhadores, que farão um protocolo de segurança sanitária de contenção ao covid, chamado protocolo simplificado, de forma bem objetiva. Esse documento já está disponível e a empresa vai anexá-lo a um aplicativo para que nós possamos acompanhar as medidas que estão sendo conduzidas pela empresa e monitorar se está havendo, ou não, crescimento do número de pessoas adoecidas naquele local”, explicou Tatiana Chaves, diretora de Vigilância Sanitária do Piauí.

Tatiana ainda falou sobre as empresas que possuem mais de 20 funcionários: “Para as empresas com mais de 20 trabalhadores, a responsabilidade será partilhada entre representantes da CIPA e do serviço médico especializado em saúde das empresas. Nestes casos, deve constar no seu plano de saúde ocupacional, tendo em vista que esse plano tem o risco biológico onde está o risco três do covid”, reiterou.