Siga as Redes Sociais

Piauí

Governo do Piauí apresenta plano de retomada da economiaí; Veja na íntegra!

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Reprodução

O governador, Wellington Dias (PT), apresentou nesta terça-feira (02/06), os pontos a serem adotados para a reabertura do comércio no estado. A ação, batizada como “Plano de Retomada Organizada no Piauí” (PRO Piauí), terá como base uma consulta pública, que será realizada com a população do estado. (Clique aqui e acesse o plano na íntegra)

O protocolo é dividido em fases (Fase 1, Fase 2 e Fase 3), e é voltado para empresários, trabalhadores e clientes.

“Todas as vezes que liberamos alguns setores, temos uma ampliação de risco. É preciso que isso fique claro. E para evitar esse risco, estamos adotando um ‘novo normal’, que é seguindo um conjunto de regramento, desde o uso da máscara a medidas de higiene, além disso, aplicar essas regras a trabalhadores, clientes e funcionários, para que estes, ao sair de casa já estarem cientes de seus deveres tudo isso para evitar a infecção ou transmissão do coronavírus. Ao mesmo tempo que, se tivermos infecções, é necessário que tenhamos uma rede de saúde com condições de atender os pacientes”, disse Wellington Dias.

A medida prevê ainda, uma divisão do estado em oito regiões, que irão agregar todos os municípios. As regiões são: Teresina, Parnaíba, Piripiri, Floriano, Oeiras, São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Picos. Em cada uma dessas regiões, as equipes do governo farão uma análise do índice de transmissibilidade da doença, para definir se poderão ou não passar para próximas fases.

As atividades foram classificadas em três grupos, subdivididos pelas cores verde, amarelo e vermelho.

Verde: Inclui atividades dos setores do comércio, construção, agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e agricultura. Devem ser as primeiras a serem flexibilizadas (Fase 1).

Amarela: Inclui a administração pública, educação, segurança, atividades financeiras, transportes, armazenagem, correios, imobiliárias. Irão compor a Fase 2 .

Vermelho: Artes, cultura, esporte, recreação, indústrias de saneamento como água, esgoto, gestão de resíduos, descontaminação, etc. Esses serviços estão inclusos na Fase 3 e deverão ser os últimos a serem retomados.

O secretário estadual de Planejamento, Antônio Neto, explicou que a liberação das atividades econômicas é baseada 30% no aspecto econômico e 70% no impacto epidemiológico de cada região e território de desenvolvimento do Piauí e quem irá definir prazos é a ‘questão controle do e da saúde‘.

Protocolo aprovado

Segundo Dias, o protocolo já foi aprovado pela equipe do governo, e agora irá passar pelo crivo da sociedade, e, em seguida, serão trabalhadas regras específicas para cada setor. O gestor ainda esclareceu que cada fase dura 15 dias e, em caso de avanços no número de casos, a fase será interrompida.

“A partir desse protocolo geral, nós vamos trabalhar em protocolos em cima de protocolos específicos para cada área, como por exemplo, da construção civil, de shoppings, educação, enfim montar uma situação específica para cada área. Fica claro ainda que, o documento prevê, em casos de regressão, na questão da contaminação, essas atividades podem voltar a fechar”

Serão cerca de 22 protocolos específicos para cada segmento, destes, 12 já foram elaborados e serão apresentados às empresas.

“Dos 22 protocolos específicos, 12 já foram construídos. Esses protocolos já serão submetidos a todas as categorias para discussão e as empresas serão divididas em duas situações. Empresas com menos de 20 trabalhadores, que farão um protocolo de segurança sanitária de contenção ao covid, chamado protocolo simplificado, de forma bem objetiva. Esse documento já está disponível e a empresa vai anexá-lo a um aplicativo para que nós possamos acompanhar as medidas que estão sendo conduzidas pela empresa e monitorar se está havendo, ou não, crescimento do número de pessoas adoecidas naquele local”, explicou Tatiana Chaves, diretora de Vigilância Sanitária do Piauí.

Tatiana ainda falou sobre as empresas que possuem mais de 20 funcionários: “Para as empresas com mais de 20 trabalhadores, a responsabilidade será partilhada entre representantes da CIPA e do serviço médico especializado em saúde das empresas. Nestes casos, deve constar no seu plano de saúde ocupacional, tendo em vista que esse plano tem o risco biológico onde está o risco três do covid”, reiterou.

Piauí

Piauí bate novo recorde de óbitos por Covid-19 em 24 horas

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgou, através de boletim epidemiológico, que foram registrados 726 óbitos e 24.376 casos de coronavírus no Piauí. Nas últimas 24 horas foram registrados 29 óbitos por Covid-19 e 1.069 casos de pacientes com coronavírus.

As últimas vítimas fatais foram 13 homens e 16 mulheres. As vítimas do sexo masculino tinham idades que variavam de 35 a 82 anos, e eram de Corrente, Dirceu Arcoverde, Joaquim Pires, Luzilândia, Marcolândia e Teresina.

Já as mulheres tinham idades que variavam de 38 a 93 anos, e eram de Campo Maior, Ilha Grande, Picos, Piracuruca, e Teresina. Os municípios de Conceição do Canindé e Tamboril registraram pela primeira vez casos da doença.

Continue Lendo

Piauí

Criança de 8 anos morre afogada no Litoral do Piauí

Avatar

Publicado

em

Uma criança de 8 anos, do sexo masculino, morreu afogada na tarde dessa quinta-feira (02) na Lagoa da Comunidade Labino, próximo da Pedra do Sal, na cidade de Parnaíba, no Litoral do Piauí.

Segundo populares, a criança foi passar o dia na casa dos avós, e atrás da casa da avó tinha um lago, formado por água de chuva, onde a criança acabou se afogando. A criança foi para o lago sem nenhuma supervisão de um adulto.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas quando a equipe chegou no local, a vítima já estava sem vida. O Instituto de Medicina Legal (IML) foi acionado para remover o corpo. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Continue Lendo

Piauí

Coronavírus: Taxa de transmissão cai no Piauí e reforça sinal para reabertura da economia

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Em live realizada na tarde desta quinta-feira (02/07), o governador Wellington Dias apresentou o resultado da nona rodada etapa da pesquisa sorológica, que monitora os índices do coronavírus no estado.

A pesquisa mais recente, foi realizada entre os dias os dias 27 e 30 de junho, em 11 municípios piauienses. Ao todo, foram realizados 4.014 testes, com margem de erro de 2%, encontrando-se infectados em 513 domicílios. A amostragem, apontou uma redução nos índices de transmissibilidade do vírus no estado.

Segundo os dados, o índice que era de 1.8 caiu para 0.87. Simplificando, isso significa que antes 100 pessoas  tranmisitam para 180 pessoas. Agora 100 pessoas infectadas transmitem para 87 pessoas.

O levantamento ainda mostrou que os indivíduos que estão  transmitindo a doença, chamados infectantes, são 136. 996. Por outro lado, o número de pessoa imunizada já somam 279.701.

Os dados, segundo o governador, tranquilizam e reforçam as condições necessárias para o início do processo de reabertura gradual da economia a partir da próxima segunda-feira, 06 de julho.

“Acreditamos que com os dados apresentados e o isolamento social do sábado e domingo, o uso da mascaras e os cuidados com as medidas de higiene, vamos conseguir reduzir ainda mais a taxa de transmissibilidade. Com isso, conseguiremos cumprir todas as etapas da reabertura de forma segura”, afirma Dias.

Alerta

Apesar do sinal positivo, o governador chamou atenção para três regiões do estado, que englobam cidades como Barras, Piripiri, Esperantina, Campo Maior, Luzilândia, Barras, Morro do Chapéu, Parnaíba, Cocal, Pedro II, Cajueiro e Bom Princípio.

Dias, alertou que nessas regiões, houve um aumento no número de casos e, consequentemente na procura de leitos de UTI.

Continue Lendo
Acqua Blu

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat