Siga as Redes Sociais

Piauí

Governo do Piauí prepara secretarias para retomada das atividades presenciais

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Roberta Aline/Cidade Verde

O Governo do Piauí já iniciou o planejamento para retomada gradual das atividades presenciais nos órgãos do estado. Para tal, divulgou nesta quinta-feira (04), o protocolo com as medidas de segurança que devem ser adotadas por cada pasta.

As orientações são destinadas aos gestores e foram elaboradas pela Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev), com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Entre as medidas destacadas estão: O controle de acesso nas entradas, instalação de divisórias para garantir distanciamento de pelo menos de 1,5 metro entre as pessoas, reforço da rotina de limpeza, instalação de dispensadores de álcool nos corredores e restrições à circulação de papéis.

Cada gestor poderá fazer adequações no protocolo, de acordo com a realidade do órgão e o tipo de serviço prestado.

O secretário de Administração, Merlong Solano, disse que todas as recomendações serão previamente discutidas e implantadas, antes do retorno dos profissionais a seus respectivos locais de trabalho.

“O nosso objetivo é proteger os servidores e a população que precisa de atendimento. Recebemos do governador a tarefa de criar esse documento para ajudar os gestores a tomarem as medidas preventivas, a fim de preparar os órgãos para a retomada dos trabalhos. Para manter o distanciamento, será necessário, em alguns casos, mudar a posição dos móveis, colocar divisórias, pensar na organização da entrada, de forma a evitar aglomeração. Tudo isso precisa ser feito antecipadamente”, explica o secretário de Estado da Administração e Previdência, Merlong Solano.

Ainda nesta quinta-feira, o governador Wellington Dias se mostrou otimista ao apresentar os resultados da pesquisa sobre a situação do coronavírus no Piauí. E informou que no sábado (06), haverá uma reunião para verificar a possibilidade da flexibilização do isolamento no estado. Apesar disso, o governo afirma que ainda não há data exata para a retomada dos trabalhos presenciais.

Piauí

Piauí bate novo recorde de óbitos por Covid-19 em 24 horas

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgou, através de boletim epidemiológico, que foram registrados 726 óbitos e 24.376 casos de coronavírus no Piauí. Nas últimas 24 horas foram registrados 29 óbitos por Covid-19 e 1.069 casos de pacientes com coronavírus.

As últimas vítimas fatais foram 13 homens e 16 mulheres. As vítimas do sexo masculino tinham idades que variavam de 35 a 82 anos, e eram de Corrente, Dirceu Arcoverde, Joaquim Pires, Luzilândia, Marcolândia e Teresina.

Já as mulheres tinham idades que variavam de 38 a 93 anos, e eram de Campo Maior, Ilha Grande, Picos, Piracuruca, e Teresina. Os municípios de Conceição do Canindé e Tamboril registraram pela primeira vez casos da doença.

Continue Lendo

Piauí

Criança de 8 anos morre afogada no Litoral do Piauí

Avatar

Publicado

em

Uma criança de 8 anos, do sexo masculino, morreu afogada na tarde dessa quinta-feira (02) na Lagoa da Comunidade Labino, próximo da Pedra do Sal, na cidade de Parnaíba, no Litoral do Piauí.

Segundo populares, a criança foi passar o dia na casa dos avós, e atrás da casa da avó tinha um lago, formado por água de chuva, onde a criança acabou se afogando. A criança foi para o lago sem nenhuma supervisão de um adulto.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas quando a equipe chegou no local, a vítima já estava sem vida. O Instituto de Medicina Legal (IML) foi acionado para remover o corpo. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Continue Lendo

Piauí

Coronavírus: Taxa de transmissão cai no Piauí e reforça sinal para reabertura da economia

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Em live realizada na tarde desta quinta-feira (02/07), o governador Wellington Dias apresentou o resultado da nona rodada etapa da pesquisa sorológica, que monitora os índices do coronavírus no estado.

A pesquisa mais recente, foi realizada entre os dias os dias 27 e 30 de junho, em 11 municípios piauienses. Ao todo, foram realizados 4.014 testes, com margem de erro de 2%, encontrando-se infectados em 513 domicílios. A amostragem, apontou uma redução nos índices de transmissibilidade do vírus no estado.

Segundo os dados, o índice que era de 1.8 caiu para 0.87. Simplificando, isso significa que antes 100 pessoas  tranmisitam para 180 pessoas. Agora 100 pessoas infectadas transmitem para 87 pessoas.

O levantamento ainda mostrou que os indivíduos que estão  transmitindo a doença, chamados infectantes, são 136. 996. Por outro lado, o número de pessoa imunizada já somam 279.701.

Os dados, segundo o governador, tranquilizam e reforçam as condições necessárias para o início do processo de reabertura gradual da economia a partir da próxima segunda-feira, 06 de julho.

“Acreditamos que com os dados apresentados e o isolamento social do sábado e domingo, o uso da mascaras e os cuidados com as medidas de higiene, vamos conseguir reduzir ainda mais a taxa de transmissibilidade. Com isso, conseguiremos cumprir todas as etapas da reabertura de forma segura”, afirma Dias.

Alerta

Apesar do sinal positivo, o governador chamou atenção para três regiões do estado, que englobam cidades como Barras, Piripiri, Esperantina, Campo Maior, Luzilândia, Barras, Morro do Chapéu, Parnaíba, Cocal, Pedro II, Cajueiro e Bom Princípio.

Dias, alertou que nessas regiões, houve um aumento no número de casos e, consequentemente na procura de leitos de UTI.

Continue Lendo
Acqua Blu

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat