Governo do Piauí prepara secretarias para retomada das atividades presenciais

O Governo do Piauí já iniciou o planejamento para retomada gradual das atividades presenciais nos órgãos do estado. Para tal, divulgou nesta quinta-feira (04), o protocolo com as medidas de segurança que devem ser adotadas por cada pasta.

As orientações são destinadas aos gestores e foram elaboradas pela Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev), com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Entre as medidas destacadas estão: O controle de acesso nas entradas, instalação de divisórias para garantir distanciamento de pelo menos de 1,5 metro entre as pessoas, reforço da rotina de limpeza, instalação de dispensadores de álcool nos corredores e restrições à circulação de papéis.

Cada gestor poderá fazer adequações no protocolo, de acordo com a realidade do órgão e o tipo de serviço prestado.

O secretário de Administração, Merlong Solano, disse que todas as recomendações serão previamente discutidas e implantadas, antes do retorno dos profissionais a seus respectivos locais de trabalho.

“O nosso objetivo é proteger os servidores e a população que precisa de atendimento. Recebemos do governador a tarefa de criar esse documento para ajudar os gestores a tomarem as medidas preventivas, a fim de preparar os órgãos para a retomada dos trabalhos. Para manter o distanciamento, será necessário, em alguns casos, mudar a posição dos móveis, colocar divisórias, pensar na organização da entrada, de forma a evitar aglomeração. Tudo isso precisa ser feito antecipadamente”, explica o secretário de Estado da Administração e Previdência, Merlong Solano.

Ainda nesta quinta-feira, o governador Wellington Dias se mostrou otimista ao apresentar os resultados da pesquisa sobre a situação do coronavírus no Piauí. E informou que no sábado (06), haverá uma reunião para verificar a possibilidade da flexibilização do isolamento no estado. Apesar disso, o governo afirma que ainda não há data exata para a retomada dos trabalhos presenciais.