Faxina nos Bairros visita as zonas norte e leste neste sábado (16)

Vila Operária e Itararé são as regiões contempladas esta semana pela Faxina nos Bairros, atividade de limpeza e educação da Prefeitura de Teresina. Sábado (16), a partir das 8h da manhã, as equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) percorrem as ruas em busca de potenciais criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya.

A ação começa durante a semana, quando os moradores são orientados pelos agentes de saúde e endemias a fazer uma limpeza em suas casas e colocar nas calçadas todo o material que pode ser descartado para que seja coletado pela equipe de limpeza, especialmente aqueles de grande porte que não são recolhidos pela limpeza regular. “Solicitamos aos moradores que a partir de hoje já coloque todo esse material que serve para acumular água e não tenha utilização pelos moradores nas calçadas. Para que no sábado a prefeitura retire todos esses materiais e possa permanecer com os ambientes livres de criadouros”, explica a gerente de Zoonoses da capital, Oriana Bezerra.

A ideia é que toda a população dedique um dia da semana para verificar todos os possíveis focos do mosquito, fazendo uma limpeza geral em sua residência e impedindo a reprodução do Aedes. Simultaneamente à coleta de lixo, as equipes de saúde percorrem casas dos bairros conversando com moradores e ensinando sobre as doenças e suas formas de prevenção.

Os quadrantes, percursos e ponto de partida das equipes são escolhidos de acordo com os números de infestação do mosquito e casos da doença. Na zona Norte, o ponto de encontro será a Igreja de São José Operário, e o quadrante percorrido será o formado pelas ruas Pernambuco, Quintino Bocaiúva, Alameda Parnaíba, Anísio de Abreu e Avenida Santos Dumond. Já na zona Sudeste, o ponto de partida será a 2ª Gerência Regional de Educação (GREA), e o quadrante será aquele formado pela Rua 39, Avenida Joaquim Nelson, Avenida José Francisco de Almeida Neto e BR 343.

A Faxina nos bairros acontece desde 2015 e veio com o intuito de incrementar as ações de controle vetorial da FMS e desde então contribui para redução em torno de 50% da incidência de casos de dengue, chikungunya e zika em Teresina. Como ainda não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação, a principal ação para prevenção dessas doenças é evitar o nascimento do mosquito; por isso, a eliminação de objetos inutilizados que venham a acumular água é essencial, já que o Aedes aegypti se reproduz em água limpa e parada.

Fonte: Site PMT