Hospital tenta registrar causa morte de idoso como Covid-19 mesmo após ele ter testado duas vezes negativo contra a doença no Norte do Piauí

O idoso identificado como Jaime Pinto morreu nessa última terça-feira (16), após ter passado oito dias internado no Hospital Regional Chagas Rodrigues, no município de Piripiri, no Norte do Piauí. Jaime faleceu em decorrência de outras doenças, mas a equipe médica do hospital tentou colocar no atestado que ele havia falecido com Covid-19, mesmo após ele ter testado negativo.

A família de Jaime Pinto não teve a oportunidade de dar o último adeus. Inconformados, a família de Jaime divulgou o caso no Facebook. Conforme o post, o filho de Jaime, Rubens Lucatheo, explicou que o idoso sofria com hiponatremia, que foi diagnosticada no ano passado. E por conta da doença, ele passou a ter confusões mentais, e dificuldades com locomoção, pois sofria com obesidade.

A família decidiu levar Jaime para o hospital, pois ele sofreu um princípio de Acidente Vascular Cerebral (AVC) em casa. Mesmo sem sintomas, o idoso foi levado para a ala de Covid-19.

O senhor Jaime fez dois exames de Covid-19, e os dois deram negativos, incluindo a contraprova. Mesmo com a contraprova nas mãos, a equipe médica iria colocar a certidão de óbito como causa coronavírus, mas a família reivindicou, e eles colocaram a causa como insuficiência respiratória aguda. Vale destacar que a contraprova do teste foi dada, após muita insistência, no dia do óbito de Jaime. Sendo que o resultado da contraprova chega para a equipe médica em 48h depois da realização do teste.

A direção do Hospital Regional Chagas Rodrigues negou tentativa de manipulação da causa da morte da vítima.

Nota de esclarecimento do hospital

O paciente Jaime Pinto deu entrada no hospital levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) com quadro de insuficiência respiratória aguda. Servido-se do procedimento padrão para estes casos, foi encaminhado para a Ala Covid do hospital. “Essa é a atual recomendação do Ministério da Saúde em qualquer hospital do Brasil, para casos de insuficiência respiratória”, afirma o diretor clínico do HRCR. O paciente foi entubado no mesmo dia da sua entrada. Portador de comorbidades, evoluiu para quadro de insuficiência renal, tendo sido submetido a tratamento indicado para o caso. Mesmo com todas as tentativas da equipe de profissionais do HRCR, ele veio a falecer. A direção do hospital também destaca não ser verdadeira a tentativa de manipulação da causa da morte. Não há nenhuma espécie de gratificação para o hospital ou para seus profissionais ao diagnosticar pacientes com Covid, ao contrário, tem sido sempre um grande pesar. Esse hospital tem procurado oferecer sempre o melhor aos seus usuários, com a certeza do cumprimento ético da nossa função.