Wellington Dias prorroga decreto de isolamento até o dia 06 de julho

O decreto de isolamento no Piauí foi prorrogado até o dia 06 de julho, é o que anunciou o governador, Wellington Dias, após receber os dados levantados pelo Comitê de Operações Emergenciais de Combate a Covid-19 (COE).

A decisão levou em consideração o aumento no número de casos no estado, ocupação de leitos de UTI dos hospitais, crescimento no número de óbitos pela doença , taxa de transmissibilidade e desrespeito ao isolamento social.

A pesquisa epidemiológica mais recente, revelou que houve um aumentou de 1,3 para 1,5 a taxa de transmissão do vírus em uma semana. Pelo cálculos, antes, 10 pessoas infectavam 13, agora, 10 pessoas infectam 15.

“Tivemos um crescimento no índice de pessoas infectadas em todo estado. As pessoas, por terem suas necessidades deixaram de cumprir o isolamento social e, isso, também elevou o número de leitos ocupados. Por essas razões, decidimos prorrogar o decreto com medidas restritivas até o dia 06 de julho”, disse o governador.

O governador ainda falou sobre a dificuldade em montar equipes especializadas para trabalhar na linha de frente da doença.

Outro ponto destacado pelo governador, diz respeito a demanda de profissionais para trabalhar na linha de frente da doença.

“Mesmo tendo os equipamentos, estamos com dificuldades de encontrar profissionais especializados para atuar nas UTI’s, tanto que abrimos um processo para contratação de profissionais de outros estados para ampliar a rede”.

Haverá uma nova reunião com membros do COE, no dia 29 de junho, para reavaliar o cenário no estado e decidir se as medidas restritivas serão mantidas.