Painel epidemiológico registra 354 novos casos de Covid-19 em Teresina

Teresina registrou na última sexta-feira (17) 354 novos casos de Covid-19 e 11 óbitos pela doença, dos quais seis ocorreram ontem. Os dados são do Painel Epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que contabiliza agora 13.346 casos e 586 mortes desde a chegada da pandemia na cidade.

Dentre os novos óbitos registrados, estavam sete homens e quatro mulheres, com idade entre 46 e 84 anos. Nove deles apresentavam alguma comorbidade, como hipertensão, diabetes, obesidade e doenças pulmonares. Cinco deles eram moradores da zona Sul, quatro residiam na zona Norte, um na zona Leste e um na zona Sudeste.

O painel registrou ainda 2.715 pessoas recuperadas desde o início da pandemia. Integram o grupo dos recuperados aquelas pessoas com Covid-19 que tiveram alta após atendimento na rede hospitalar e também as que estavam com quadro leve da doença e fizeram o tratamento em casa.

A Prefeitura de Teresina tem trabalhado para reduzir os números da Covid-19 no município, e para isso mantém abertos todos os serviços da linha de frente de combate à doença mesmo aos fins de semana.

As 26 Unidades Básicas de Saúde destacadas para o atendimento de síndrome gripal seguem abertas aos sábados e domingos, das 7h às 19h. Nesses locais, o paciente com sintomas gripais recebe todos os atendimentos necessários. A equipe de saúde avalia o caso e toma a conduta adequada, que pode envolver orientação médica, prescrição de medicamentos, indicação de isolamento domiciliar ou mesmo encaminhamento para hospitais ou UPAS, em casos mais graves.