Siga as Redes Sociais

Piauí

Após deputado dizer que caos foi superado, direção da Evangelina Rosa solicita nova interdição

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Nessa sexta-feira (11), o Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI), realizou uma fiscalização surpresa na Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), e mais uma fez, voltaram a flagrar problemas que já custaram vidas.

Durante a inspeção, foi constatada uma superlotação em todos setores da instituição, entre eles enfermarias e no centro cirúrgico. Isso porque, a unidade voltou a receber pacientes de outros municípios incapazes de estruturar hospitais e maternidades, além de pacientes oriundas de maternidades do município de Teresina, que não conseguem realizar procedimentos simples e, muitas vezes, os partos cesarianos, por falta de ultrassom e de escala completa de médicos, como anestesistas.

A constatação contraria a fala do deputado estadual Francisco Costa (PT), que durante sessão plenária afirmou que a situação de caos na Maternidade Evangelina Rosa, já foi superada. Segundo o que disse o parlamentar, “não se pode deixar de reconhecer que o Governo Wellington Dias tem realizado um grande número de obras no setor de saúde, além de ter adotado medidas para melhorar as condições de funcionamento da MDER, como a implantação de centros de partos normais em cidades do interior, como Parnaíba, Floriano e Picos, e a ampliação do número de leitos naquela casa de saúde”.

De acordo com a presidente do CRM-PI, Drª Mírian Palha Dias Parente, além da superlotação, recém-nascidos e mães continuam nas dependências do centro cirúrgico por falta de vagas nas enfermarias, após cesarianas, provocando caos nos atendimentos e sobrecarga das equipes médicas. Além disso, a maternidade, que passa por reforma desde o ano passado, está com três enfermarias interditadas devido às obras terem sido paralisadas. A justificativa é que a estrutura física da unidade, que é muito antiga e inapropriada para suportar tamanha demanda, não é segura para receber as melhorias exigidas tanto pelo CRM-PI, quanto pelo Ministério Público Estadual.

Embora, não tenha sido constatada falta de medicamentos e insumos, como ocorreu em outras fiscalizações, no momento da vistoria não havia aparelhos de Sonar suficientes e alguns estavam quebrados e também falta de cardiotocografo, aparelho que registra a frequência cardíaca fetal.

Nesta sexta-feira (12), a direção da Maternidade Dona Evangelina Rosa tornou pública uma solicitação que pede ao Conselho Regional de Medicina uma nova interdição ética de pelo menos dois meses. O ofício foi encaminhado ao CRM e à Secretaria Estadual de Saúde na última quinta-feira (11).

No ofício assinado pelo diretor geral da maternidade, Francisco Macedo, o pedido de interdição é justificado pelo não funcionamento adequado dos núcleos de regulação estadual e municipal. “Diante do relaxamento que vem ocorrendo pelo não funcionamento adequado dos núcleos de regulação estadual e municipal, levando a superlotação e dificultando o seguimento das reformas referencias pelo CRM, prejudicando o atendimento do binômio mãe/bebê”, diz o ofício.

Teresina

Vídeo: Acidente envolvendo seis veículos deixa mototaxista morto em Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Um grave acidente envolvendo seis veículos deixou uma pessoa morta e outras feridas, no cruzamento entre as Avenidas Barão Gurguéia e Gil Martins, na zona Sul de Teresina.

A colisão envolveu três carros, um ônibus e duas motocicletas.

Continue Lendo

Piauí

Piauí registra 10 mortes e mais 675 casos de coronavírus em 24h

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) divulgou nessa terça-feira (22), que o estado do Piauí registrou em 24h, 10 óbitos e 675 casos da doença. No total, o Piauí contabiliza 92.030 casos confirmados e 2.061 mortes.

Dos 10 óbitos, quatro eram mulheres e seis eram homens, que não resistiram às complicações da Covid-19. Elas eram dos municípios de Esperantina (80 anos), Pedro II (64 anos), Teresina (73 anos) e Valença do Piauí (78 anos). Os homens eram das cidades de Avelino Lopes (75 anos), Cocal (78 anos), Nazaré do Piauí (51 anos), Piripiri (73 e 78 anos) e Teresina (87 anos).

As 224 cidades piauienses foram atingidas pela pandemia. Os casos confirmados no estado somam 92.030. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 2.061 e foram registrados em 171 municípios. Até agora, morreram 1.187 homens e 874 mulheres. 

Continue Lendo

Piauí

THE: Parque Zoobotânico permanecerá fechado por seis meses

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Reprodução

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar). informou nesta terça-feira (21) que o Parque Estadual Zoobotânico seguirá e fechado ao público por pelo menos mais seis meses, para realização de uma reforma.

Segundo a Semar, as melhorias estão previstas no plano de concessão do parque e serão executadas em dua etapas. Na primeira fase da revitalização estão inclusas mudanças na infraestrutura do parque com melhorias na limpeza, na conservação de áreas verdes, nos sanitários e recintos; corte de grama; coleta e destinação do lixo; compra de equipamentos, máquinas e veículos; e pinturas das edificações e meios-fios. A segunda fase, também com previsão de 6 meses, deverá ser executada pela concessionária, momento em deve iniciar o Plano Emergencial de Intervenções e Operação Inicial. Numa terceira fase, que deve durar cerca de 5 anos, inicia-se a modernização do parque. 

Atualmente o Zoobotânico é considerado o terceiro maior parque urbano do Brasil, com uma área total de 127 hectares, se transforme-se em bioparque através da concessão de uso para manutenção e exploração integradas, requalificação e modernização do parque. 

“O Parque Estadual Zoobotânico é uma unidade de conservação, pertencente ao grupo de proteção integral, portanto, há um regramento específico a seguir, de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC)”, diz a Semar.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat