Júlio Arcoverde fala sobre a Semel e nega rompimento com o governo

O deputado e presidente estadual do Progressistas, Júlio Arcoverde, falou sobre sua saída da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), para assumir o comando da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Teresina (Semel), a partir da próxima sexta-feira (22).  Segundo o parlamentar, a decisão não foi apenas para fazer com que o primeiro suplente de seu partido, Bessah, assuma sua cadeira, mas também, é uma forma de estreitar os laços políticos entre o prefeito Firmino Filho e os Progressistas.

“Eu fui convidado na semana passada para assumir a Semel, e o objetivo é muito maior do que isso. É um gesto de alinhamento administrativo e político do prefeito Firmino Filho com os Progressistas”, disse.

O deputado ainda falou sobre as especulações de um suposto rompimento entre o partido e o governo do estado, e afirmou, não haver nenhuma alteração no relacionamento junto ao governador Wellington Dias, que inclusive, pediu que o mesmo estivesse presente na discussão da reforma administrativa na Alepi, semana que vem.

“Não houve nenhuma mudança no nosso relacionamento. Desde a sexta-feira especula-se muito sobre um rompimento, mas isso não aconteceu. Estive com o governador nesse final de semana, inaugurando obras, e em um jantar, onde eu expliquei para ele a situação, e ele entendeu. Apenas pediu para que eu estivesse presente na Assembleia, mesmo que informalmente, na próxima semana, quando for discutido a reforma administrativa”.

Vale lembrar, que durante a apresentação do projeto de reforma administrativa, o governador deixou claro que não chamaria nenhum deputado para assumir secretarias, o que dificulta a convocação de suplentes. Entretanto, com essa movimentação, o Progressistas garantiu a cadeira de Bessah na Assembleia, e o presidente estadual do partido, afirmou que essa questão não irá influenciar na medida de corte de gastos proposta pelo governo.

“Um acordo que eu fiz com o deputado Bassah, é que ele não poderia nomear ninguém até o governador chamar os suplentes. Ele irá usar meu gabinete e minha parte técnica, que é justamente para não acarretar custos para o estado. A Alepi vai continuar pagando 30 deputados, como é feito hoje, e ‘o deputado Júlio vai receber o seu salário pela Prefeitura de Teresina’. Então não vai ter nenhum custo extra para o governo. Seria até incoerente, nós, que fizemos a proposta, colocar uma condição que aumentaria os custos para o estado”, disse Júlio.

A transição de Júlio Arcoverde para a Semel estava prevista para acontecer nesta segunda-feira (18), mas, de acordo com o deputado, só acontecerá na sexta-feira (22), para que haja tempo hábil de ingressar com os trâmites formais na Alepi.

Foto: Divulgação/Alepi