Siga as Redes Sociais

Notícias

STF prorroga inquérito que investiga Ciro Nogueira por corrupção

O inquérito apura repasses do Grupo Empresarial Queiroz Galvão a deputados e senadores do Progressistas.

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou por mais 60 dias o inquérito aberto para investigar o presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

O pedido foi realizado pela procuradora geral da República, Raquel Dodge, e encaminhado ao STF no dia 13 de dezembro. A decisão de Fachin é datada de 1º de fevereiro de 2019.

O inquérito apura repasses do Grupo Empresarial Queiroz Galvão a deputados e a senadores do Progressistas.

Entenda o caso

Além do senador Ciro Nogueira, são investigados os deputados Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), Eduardo da Fonte (PP-PE) e Arthur Lira (PP-AL), por terem recebido em 2011 aa quantia referente a R$ 1,6 milhão por um suposto contrato fictício.

Segundo a Procuradoria Geral da República (PGR), eles teriam ordenado a captação e o repasse de propina oriunda de contratos firmados por empreiteiras com a Petrobras de 2011 a 2012. Todos os políticos negam.

Foto: Sergio Lima/Folhapress

Piauí

Sejus lança Operação Fim de Ano no sistema prisional do Piauí

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Justiça do Piauí lançou, nesta segunda-feira (30), a Operação Fim de Ano. A operação iniciou com uma grande vistoria na Penitenciária Prof. José Ribamar Leite, a antiga Casa de Custódia de Teresina. A Operação Fim de Ano, da Sejus, seguirá até o início de janeiro de 2021 com ações em todas as unidades penais do Estado. 

Na primeira ação do planejamento das equipes da Sejus foi feita uma grande vistoria em todos os pavilhões da Penitenciária Prof. José Ribamar Leite. Os policiais penais da unidade, do Grupo Tático Prisional (GTP) e militares do Rocap e da Assistência Militar da Sejus finalizaram o procedimento e não foi encontrado nenhum celular, droga ou qualquer outro ilícito que pudesse comprometer o andamento da rotina carcerária do local. Estiveram em ação 45 policiais penais e 9 militares.

Segundo o Secretário de Justiça, Carlos Edilson, o objetivo da operação é assegurar a manutenção da ordem e da disciplina no sistema prisional piauiense. “Com bastante alegria, ao concluir essa operação, não encontramos nenhum material ilícito na unidade, coisa que, antigamente, ao fazermos esse mesmo procedimento encontrávamos diversos aparelhos celulares e armas brancas. Parabenizo a direção da unidade e todos os policiais penais que compõem esse presídio fazendo com que nós tenhamos uma unidade tranquila, e, consequentemente, uma sociedade em paz”, frisou o secretário.

Em 2019, na mesma época, a operação encontrou 37 celulares, 15 baterias, 469 pilhas e 44 ferros. Após a implantação de procedimentos, novas rotinas carcerárias e projetos que fomentam a ressocialização dos internos, a Sejus conseguiu evoluir e zerar a quantidade de ilícitos na unidade penal. As revistas minuciosas da Operação Fim de Ano seguirão até o início de 2021.

Continue Lendo

Brasil

Rodrigo Maia diz que não renovará auxílio na Câmara: “Problema do governo”

Karytha Leal

Publicado

em

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), descartou, nesta segunda-feira (30/11), novamente, renovar o estado de calamidade pública e o auxílio emergencial, ambos vigentes até 31 de dezembro, mesmo que o governo Bolsonaro pressione. “O que tínhamos para gastar de forma urgente, já foi gasto”, alegou.

Ao ser questionado sobre a prorrogação do auxílio emergencial, concedido devido à pandemia do coronavírus, Maia foi direto: “Isso é problema do governo, só que não haverá PEC da Guerra mais. Essa acaba dia 31”.

“Não deixem as coisas para o último dia do ano. Não haverá prorrogação do estado de calamidade e nem da PEC da guerra”, declarou Maia, em entrevista ao UOL. “Não adianta chegar no último dia e querer pressionar, porque não vai funcionar. Essa pressão para prorrogar despesa vai parecer um falso benefício para os mais pobres”, acrescentou.

“Não adianta forçar a mão. Na minha presidência não haverá em nenhuma hipótese o estado de calamidade. O governo vai precisar trabalhar a partir de 2 de fevereiro com a medida provisória tendo que respeitar a LRF [Lei de Responsabilidade Fiscal] e a regra de ouro”, declarou.

Continue Lendo

Brasil

Incêndio atinge prédio da antiga universidade Gama Filho, na Zona Norte do Rio

Karytha Leal

Publicado

em

Um incêndio atinge, desde o início da tarde desta segunda-feira, o prédio da antiga universidade Gama Filho, na Rua Manuel Vitorino, no bairro de Piedade, na Zona Norte do Rio.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta de 13h36, e o quartel da área segue no local tendo controlar as chamas. Ainda segundo a corporação, não há vítimas.

Há anos, desde que a universidade fechou as portas, o prédio é alvo de invasões e, abandonado, sofre também com a degradação. Não há informação ainda sobre o que teria começado o incêndio.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat