Segundo foco de Peste Suína é confirmado no Piauí

O segundo caso de Peste Suína Clássica (PSC), foi confirmado no estado pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí  (Adapi). O foco foi registrado em uma propriedade do município Lagoa do Piauí, próximo da região onde ocorreu o primeiro caso. No local, 15 animais foram sacrificados.

A informação foi confirmada através de uma nota técnica que diz: “A Adapi, através da GEASE (Grupo Especial de Atenção às Enfermidades Emergenciais ou Exóticas) vem informar a confirmação do segundo foco de Peste Suína Clássica (PSC) também no município de Lagoa do Piauí. O segundo foco foi identificado em uma propriedade na mesma região. O laudo positivo foi recebido pelo Gease no fim da tarde da sexta-feira (12)”.

O órgão ainda informou que “somente os animais suscetíveis da região do foco, e que tiveram contato direto com animais diagnosticados positivos, é que serão sacrificados e taxados para posterior indenização. Os animais com contato indireto, terão a situação avaliada pelo Grupo Especial de Atenção às Enfermidades Emergenciais ou Exóticas para determinação das medidas a serem tomadas”.

Sintomas

A Adapi alerta para que os criadores fiquem atentos a sintomas nos animais como alta mortalidade, febre alta, manchas hemorrágicas, conjuntivite e diarréia.

Caso identificado quaisquer dos sintomas citados, a instrução é que os criadores procurem a Adapi.