SDUs recolhem cerca de 30 toneladas de lixo descartado em local irregular

Um total de 29.314,81 toneladas de lixo descartado de forma irregular foram coletadas nos dois primeiros meses do ano pelas SDUs (Superintendências de Desenvolvimento Urbano) em Teresina. O trabalho de recolhimento foi intensificado nos meses chuvosos para evitar o entupimento de galerias e bueiros, e manter limpas áreas que são passagem natural das águas.


“O acúmulo do lixo descartado de forma irregular em ruas e avenidas da cidade é um agravante nesse período de chuvas. A limpeza é necessária para evitar alagamentos e o carreamento de resíduos para as residências”, ressalta o superintendente João Eulálio, da SDU Leste.


Só na zona Norte, por exemplo, foram recolhidos nos meses de janeiro e fevereiro deste ano um total de 6.619,22 toneladas de lixo. Na zona Sul, 9.883,69 toneladas de lixo foram coletadas neste mesmo período.


A SDU Sudeste retirou 6.044,37 toneladas de lixo na região. E a zona Leste, nos meses de janeiro e fevereiro a SDU coletou 6.767,53 toneladas de lixo.


“A colaboração da população é fator imperativo para evitar o acúmulo ou descarte irregular de lixo em áreas de proteção ambiental. Ações direcionadas e a conscientização sobre a questão ajudam a manter a cidade mais limpa, e a comunidade pode contribuir realizando o acondicionamento do lixo da maneira correta e evitando despejar materiais em praças e no meio de ruas e avenidas”, explica Marco Antônio Ayres, superintendente de Desenvolvimento e Habitação.


As equipes das SDUs, por meio das Gerências de Serviços de Serviços Urbanos (GSU), promovem ações de limpeza periodicamente, de acordo com as demandas que surgem na comunidade. São responsáveis por limpeza de galerias, retirada de transbordo, capina, manutenção de viveiros, poda de árvores, transplantio em alguns pontos considerados áreas verdes, entre outros serviços.


A população também pode ajudar com informações ou denúncias sobre descarte incorreto de lixo domiciliar ou material sólido pelo aplicativo Colab e pelos telefones dos órgãos:


SDU Centro Norte: (86) 3215-7463
SDU Leste: (86) 3215-7875
SDU Sudeste: (86) 3215-7855
SDU Sul: (86) 3215-7660


Tags: