SAMU lançará plataforma de ensino à distância em Teresina

Nos últimos anos, a tecnologia facilitou a vida das pessoas, especialmente na área da comunicação. Diante desse cenário, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina fará o lançamento da sua plataforma de ensino à distância. O evento ocorrerá nesta terça-feira (16), às 8h, no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Assim, todos os servidores do SAMU, através de login e senha, poderão ter acesso aos cursos sobre urgência e emergência em qualquer horário e lugar.

Para o presidente da FMS, Charles Silveira, a inauguração da plataforma é um avanço na educação continuada dos profissionais de saúde: “Esta modalidade de ensino tem crescido no Brasil e trará inúmeros benefícios para Teresina: trata-se de uma modernização dos processos de trabalho, que contribui com o aprendizado dos colaboradores e resulta em melhorias para a população que necessita do serviço pré-hospitalar”, comemora.

A plataforma de ensino à distância foi elaborada pela Empresa Teresinense de Processamento de Dados (PRODATER). De acordo com Francina Amorim, diretora geral do SAMU, alguns cursos, como o de libras, ficarão disponíveis também para os profissionais de saúde que integram o quadro da FMS. “Estes profissionais da rede de saúde do município que manifestarem interesse poderão entrar em contato com o Núcleo de Educação em Urgência do SAMU para que seja viabilizado o acesso à nossa plataforma de ensino”, afirma.

Segundo Laurimary Caminha, coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência do SAMU, o órgão tem um cronograma extenso de capacitações: “Realizamos capacitações permanentes dos servidores para cumprir às exigências do Ministério da Saúde e, sobretudo, porque valorizamos a educação como meio de garantir um adequado atendimento às urgências e emergências clínicas, traumáticas, obstétricas e psiquiátricas”, ressalta, informando que os cursos disponíveis podem ser online ou semipresenciais.

Fonte: FMS