Piauí irá adquirir lotes de vacina contra covid-19, diz Wellington Dias


O governador Wellington Dias (PT), anunciou nesta terça-feira (15), que o estado do Piauí aderiu, através do Consórcio Nordeste, ao protocolo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para participar da fase de aquisição das vacinas contra a Covid-19.

De acordo com o governador, obtenção acontecerá após a aprovação e regulamentação da Anvisa. A medida ainda passará por um Comitê Científico e, em seguida, será iniciada a fase de produção da vacina na região.

“Acertamos fazer uma experiência, com base Monique já foi realizado na Bahia, com a presença de cientistas dos nove estados [que integram o Consórcio Nordeste], onde o objetivo é testar as vacinas que estão em fases mais avançadas de pesquisa, como a da pfizer, que é americana; a de Oxford, na Inglaterra; a sputnik, da Rússia e também a vacina chinesa”, disse o governador.

Dias ainda destacou a aprovação de um novo protocolo desenvolvido pelo Consórcio Nordeste, liderado pelo estado da Bahia, no qual o Piauí faz parte, que prevê aquisição de 50 milhões de ampolas da vacina russa.

“Após a aprovação de todo regramento da Anvisa no Brasil, teremos condições de produção e distribuição da vacina no Nordeste, garantindo assim, maior agilidade”, finalizou Dias.