Mercado Municipal do Jacinta Andrade retoma atividades após reforma

Os permissionários do Mercado Municipal do Jacinta Andrade, zona Norte de Teresina, retomaram neste sábado (31) suas atividades de maneira mais adequada e confortável. Com investimento de R$ 80 mil oriundos de recursos próprios do município, o espaço foi totalmente requalificado e adaptado seguindo as exigências da vigilância sanitária e meio ambiente. Nesta manhã, o prefeito Firmino Filho visitou o local para ver de perto a nova estrutura.

“Esse mercado é fruto da mobilização da comunidade e não tenho dúvida que será um sucesso aqui na região. Tem tudo para se transformar em um ponto de referência do Jacinta Andrade”, comentou o prefeito.

Para garantir um retorno seguro, os cerca de 50 permissionários que iniciarão suas atividades esta semana estão sendo direcionados à Unidade Básica de Saúde Santa Maria da Codipi para fazerem o teste da Covid-19. “A Prefeitura quer garantir um ambiente seguro para todos. Essa UBS é uma das que atende síndromes gripais, com estrutura adequada para testagem, e funciona de domingo a domingo, estando preparada para receber os trabalhadores do mercado de acordo com a disponibilidade deles”, explica Darliana Teixeira, coordenadora da UBS.

A obra de requalificação geral do mercado contou com a substituição de portas, uma nova instalação elétrica e reforma de banheiros e pias. Foram colocadas ainda rampas de acessibilidade para as pessoas que têm mobilidade reduzida. Além dos espaços para hortifrutigranjeiros, dez boxes foram destinados para vendas de produtos diversos, podendo abrigar um total de 67 permissionários.

O mercado vai atender a população não só do Jacinta Andrade, mas também de toda a grande Santa Maria da Codipi. “Essa região era carente de um local de comércio assim. Aqui temos produtos saudáveis e diversificados, como hortifruti, carnes e cereais, além de lanchonetes. Convidamos toda a população para aproveitar esse espaço”, disse Maria de Jesus, presidente dos permissionários do mercado do Jacinta Andrade.

Railane Tâmara é uma das permissionárias que está iniciando suas atividades. Ela e o marido Jadison são moradores do Jacinta Andrade e têm um box na área frigorífica no mercado, trabalhando especialmente com peixes. “Fiquei muito feliz por ter um espaço como esse para a venda aqui na nossa comunidade. É uma oportunidade que a gente não tinha e estamos aproveitando muito”, comentou.