Siga as Redes Sociais

Piauí

Homem morre após esperar 12 dias por cateterismo em Floriano

Redação Encarando

Publicado

em


Risomar Mendes de Carvalho morreu nesta quinta-feira (18), por volta das 15h15, no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano. Risomar estava hospitalizado há 12 dias no hospital na espera de vaga em algum dos hospitais de Teresina-PI para que fosse realizado um cateterismo.

O procedimento cirúrgico era necessário, pois Risomar teve um infarto recentemente. Ele faleceu após ter sido transferido do quarto em que estava para a sala vermelha, onde ficou entubado por algumas horas até o seu falecimento.

O corpo de Risomar foi liberado pelo hospital e ele será velado em sua residência na Rua João Soares nº 616 bairro Sambaíba Vellha.

Piauí

‘Lei Seca’: governo libera consumo de bebida alcoólica dentro de bares e restaurantes

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

O governador Wellington Dias falou sobre as medidas adotadas pra a contenção do coronavírus no Piauí. Entre as quais, está a ‘Lei Seca’, anunciada no início da semana, e que foi alvo de protestos por parte de artistas e trabalhadores da área de eventos. Com isso, ficou acertado que o consumo de bebidas está liberado apenas para clientes sentados às mesas na parte interna dos estabelecimentos, ficando proibida a ingestão em vias públicas e ambientes externos.

A medida irá vigorar a partir desta sexta-feira (23)e segue até o domingo (25).

O decreto ainda esclarece que a permanência da vedação nos demais finais de semana dependerá de nova avaliação do Comitê de Operações Emergenciais – COE.

Medidas de restrição nas campanhas eleitorais

No documento também é posto que medidas sanitárias de contenção da covid-19 recomendadas no Parecer Técnico do COE, de 18 de outubro de 2020, que afetam o processo eleitoral e a atuação de partidos políticos, candidatos e eleitores deverão ser submetidas aos órgãos da Justiça Eleitoral em atuação no Estado do Piauí.

Clique aqui e acesse o decreto na íntegra!

Continue Lendo

Piauí

Piauí registra 08 mortes e 766 casos de coronavírus em 24h

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) divulgou nessa quarta-feira (21), que o estado do Piauí registrou em 24h, 08 óbitos e 766 casos da doença. No total, o Piauí contabiliza 108.346 casos confirmados e 2.322 mortes.

Seis homens e duas mulheres não resistiram às complicações da Covid-19. Eles eram naturais de Elesbão Veloso (29 e 82 anos), Ipiranga do Piauí (60 anos), Pedro II (89 anos), Teresina ( 85 anos) e Uruçui (79 anos) Já elas são de Teresina ( 77 e 86 anos). Todas as vítimas possuíam comorbidades. 

Os casos confirmados no estado somam 108.346 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 2.322 e foram registrados em 179 municípios. 

Continue Lendo

Saúde

PI: Lacen identifica coronavírus em sistema nervoso de paciente com síndrome de Guillain-Barré

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

O Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (Lacen-PI) detectou material genético do novo coronavírus  no líquido cefalorraquiano de um paciente vitimado recentemente por síndrome de Guillain-Barré. O exame foi realizado no setor de biologia molecular do Lacen-PI, por meio da técnica RT-PCR.

Segundo o médico neurologista e responsável pela pesquisa, Marcelo Adriano, essa identificação é um achado inédito para a ciência. “É o primeiro caso documentado no mundo em que o vírus é detectado no sistema nervoso de um paciente com a doença”, explica o médico.

Diante dos indícios iniciais de que a Covid-19 poderia atacar o sistema nervoso dos indivíduos, o programa local de vigilância epidemiológica dos agravos com manifestações neurológicas passou a incluir a pesquisa do SARS-CoV-2 no líquido cefalorraquidiano dos pacientes desde maio de 2020, no Lacen-PI.

 “Nós estamos trabalhando sem parar desde o início da pandemia, buscando levar aos pacientes um diagnóstico preciso e de qualidade. Também realizamos pesquisas como esta que vão ajudar a entender como o vírus se comporta no sistema nervoso central”, destaca a diretora do Lacen-PI, Walterlene de Carvalho.

O exame de RT-PCR para o novo coronavírus foi adicionado ao painel de investigação laboratorial de herpes vírus, enterovírus e arbovírus dentre eles: zika, dengue, chikungunya e vírus do Nilo Ocidental. Essa estratégia foi responsável pela detecção do primeiro caso de encefalite pelo vírus da febre do Nilo Ocidental do país, em 2014.

“Em 2019, o Piauí foi alvo de uma visita de uma equipe de neuroepidemiologistas do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), dos Estados Unidos, por conta dos resultados positivos do programa”, lembra o neurologista Marcelo Adriano.

Atualmente, o Ministério da Saúde estuda a ampliação dos procedimentos de vigilância executados pelo Piauí para outros Estados da federação. A pesquisa realizada pelo laboratório do Piauí será encaminhada para o Instituto Evandro Chagas, no Pará, centro de referência para o estudo da doença.

“Após detectarmos líquor positivo, repetimos a análise por três vezes. Essa amostra será enviada para Instituto Evandro Chagas, em Belém do Pará. Foi feito também quimioluminescência do soro do paciente com detecção do IgM e IgG, que testaram positivo para o vírus”, pontua a diretora do Lacen.

Síndrome

O líquido cefalorraquidiano é um fluido que envolve e protege o cérebro, a medula espinhal e as raízes de todos os nervos do corpo humano. Esse líquido é coletado por punção na região da coluna lombar, nos casos suspeitos da doença. A síndrome de Guillain-Barré é caracterizada pela perda aguda da força muscular e da sensibilidade nas pernas, nos braços, na face e até mesmo nos músculos da respiração. “Geralmente, a doença é deflagrada por infecções virais ou bacterianas – especialmente a bactéria intestinal Campylobacter jejuni e o vírus Zika. Nesse estudo, queremos saber se a síndrome é mais um agravamento correlacionado com a Covid-19″, explica o neurologista Marcelo Adriano.

Diante de uma infecção, por vezes o sistema imunológico do paciente confunde-se e passa a atacar os próprios nervos do indivíduo, reconhecendo erroneamente os seus envoltórios como se fossem vírus ou bactéria a serem eliminados.  Nessas situações, indica-se o uso da medicação “imunoglobulina humana hiperimune” (disponível pelo SUS), na tentativa de interromper o processo de lesão dos nervos pelo próprio sistema imunológico.

O diretor do Hospital Natan Portella e infectologista, José Noronha esclarece que esse caso avaliado é de um paciente que apresenta uma síndrome que é uma resposta desregulada do sistema imunológico. De acordo com o médico, a síndrome causa uma desregulação e inflamação nos nervos periféricos.

“Apesar de já termos alguns casos descritos na literatura, secundários à infecção por Covid-19, é a primeira vez que conseguimos isolar uma amostra. Além disso, nós temos implicações a serem estudadas adiante, como o próprio sistema nervoso central funcionar como um abrigo para o Sars-Cov-2, principalmente se o paciente desenvolver manifestações neurológicas”, explica o infectologista.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat