Ministro Nunes Marques recebe medalha em cerimônia da OAB Piauí

A maior honraria concedida pela OAB Piauí, a Medalha Coelho Rodrigues, foi entregue neste sábado (05) ao Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e piauiense Kássio Nunes Marques. A solenidade foi realizada no auditório da OAB Piauí em reconhecimento aos trabalhos prestados pelo Ministro em seus anos enquanto Advogado.

Para o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros, a homenagem é o reconhecimento pelo que o Ministro Nunes Marques realizou enquanto dirigente da Ordem. “A concessão dessa honraria, que leva o nome de Coelho Rodrigues, foi de iniciativa do Conselheiro Federal Raimundo Junior e uma unanimidade do Conselho Seccional, que decidiu homenagear Vossa Excelência. Não apenas por se tornar ministro do STF, mas também por sua passagem nesta casa no título de Conselheiro Seccional. Portanto, eminente Ministro Nunes Marques, aqui nesta casa que o acolheu por 15 anos, o homenageamos, firmes na convicção de que Vossa Excelência honrará a todos os que estão o homenageando aqui, a todos os piauienses”, declarou.

Kássio Nunes rememorou a sua trajetória e agradeceu a honraria. “Além do momento em que vivemos, não poderia seguir um roteiro. Quero dizer aos senhores que estou muito feliz de estar em Teresina, da Sede da OAB Piauí. É a primeira solenidade de que participo após integrar a excelsa corte brasileira. Foram muitos os convites e eu declinei de todos. Mas, não haveria oportunidade melhor de vir a público e me congraçar com colegas, Advogados e Magistrados do que à minha casa mãe. De onde iniciei minhas atividades, fui Conselheiro Seccional, Presidente de comissão, suplente do Conselho Federal e dediquei gloriosos e memoráveis anos à Advocacia e à sociedade piauiense. Fico muito honrado”, discursou.

O proponente da honraria e Conselheiro Federal da OAB Piauí, Raimundo de Araújo Silva Júnior, defendeu que a indicação de um piauiense é o reconhecimento da Advocacia do Estado. “Hoje, essa medalha é entregue a alguém que, tanto quanto Coelho Rodrigues, honrou e, sobretudo, elevou a Advocacia piauiense. Nunes Marques ocupou posições de destaque em uma vida dedicada ao Direito. Foi Juiz do TRE-PI, onde se destacou pela aguçada técnica e pela prudência típica dos grandes magistrados. Passou ao TRF 1ª Região, onde ocupou cargo de Desembargador Federal, fruto do seu notável saber e sua reputação ilibada. Naquele Tribunal, destacou-se pela notável produtividade, pela riqueza de seus votos e pela prudência. O STF, mais importante órgão do Judiciário do nosso país, foi o último e mais merecido dos passos. Apesar dos importantes cargos ocupados, permanece sendo produto da Advocacia piauiense, genuíno”, ele destacou.