Unidade de Saúde do PI é interditada por falta de profissional de enfermagem

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) decidiu pela interdição ética dos serviços de Enfermagem da Unidade Mista de Saúde Joana Moraes Souza, localizada no município de Bom Princípio do Piauí. A decisão foi tomada após uma inspeção na unidade, realizada nessa segunda-feira (07/12).

Segundo o Coren, a medida ocorreu em virtude da inexistência de profissional de enfermagem durante todo o horário de funcionamento da instituição de saúde. Segundo a Lei Federal n. 7.498/86, é obrigatória a presença do profissional enfermeiro (a) para a supervisão e gerenciamento dos serviços de Enfermagem.

A interdição ética deve continuar até a Prefeitura de município, designar profissionais da enfermagem para atuarem no local. 

“Não há prazo determinado, ou seja, a duração da interdição depende da gestão da Unidade de saúde em se adequar às determinações feitas pelo Conselho, como a contratação de enfermeiros, produzir os materiais e documentos gerenciais, o POP (Procedimentos Operacional Padrão), sistematização da enfermagem, dentre outras adequações. São vários problemas que foram encontrados, mas se os problemas forem sanados rapidamente será feita a desinterdição”, explicou o conselheiro Flaviano Aragão, responsável pela fiscaliza na unidade de saúde.