Gaeco mira grupo criminoso por desvio de mais de R$ 1,2 milhão

Nesta quarta (16/12) o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPPI) deflagrou a ‘Operação Queda do Império’, que investiga uma organização criminosa acusada de praticar odelitos de lavagem de dinheiro, fraude a licitações e desvio de recursos públicos em várias cidades do Estado do Piauí.

Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal de Justiça do Piauí, nas cidades de Avelino Lopes, Redenção do Gurgueia, Curimatá, Capitão Gervásio Oliveira e Flores do Piauí.

Segundo o Gaeco, foi possível concluir, até o momento, que o esquema criminoso é formado por agentes públicos e empresários, os quais se utilizam de uma construtora de fachada, sem qualquer capacidade operacional, para forjar prestação de serviços públicos contratados após várias licitações fraudulentas. Os valores ainda estão sendo auditados, mas o montante de recursos públicos que teriam sido desviados já ultrapassam de R$ 1,2 milhão.

Foto: Divulgação/Gaeco

Conforme apurado, foram realizadas transferências de recursos públicos municipais para a empresa sem que houvesse a efetiva prestação do serviço contratado. Depois disso, os recursos públicos foram pulverizados em diversas contas bancárias para dificultar a identificação e a recuperação dos valores.

A Operação “Queda do Império” contou com o auxílio da Polícia Civil e da Polícia Militar.