Siga as Redes Sociais

Piauí

Prefeitura homenageia profissionais e instituições que atuaram no combate à Covid-19

Karytha Leal

Publicado

em

“Desde a chegada do Conselheiro Saraiva nenhuma geração que viveu em Teresina passou por uma crise como essa. A pandemia trouxe uma grande incerteza e medo, mas a cidade não fugiu da luta e nos orgulhamos por tudo que os servidores da linha de frente fizeram. Eles se doaram, venceram o medo, choraram, mas foram à luta. Enquanto uns tinham que ficar em casa, outros tiveram que sair de casa para cumprir sua missão. Essa medalha é uma forma de dizer: muito obrigado!”, disse o prefeito Firmino Filho na noite da última segunda-feira (21), durante entrega da Medalha do Mérito Conselheiro Saraiva.

A solenidade, normalmente realizada no dia do aniversário de Teresina, 16 de agosto, foi marcada pela emoção. A Orquestra Sanfônica Seu Dominguinhos fez a abertura do evento, que homenageou mais de 30 personalidades e instituições que atuaram no combate à Covid-19 na capital em 2020. Devido à pandemia do novo coronavírus, a solenidade foi realizada apenas com a presença dos homenageados, cada um com apenas um acompanhante, obedecendo as normas sanitárias, e também transmitida virtualmente através do YouTube da Prefeitura de Teresina.

“Tivemos que ficar sem ver nossa família, lutando diariamente para enfrentar o vírus e salvar vidas. Enfrentamos o medo de perder colegas que também estavam nesta luta, mas seguimos na batalha. Esta homenagem representa todos que colocaram suas vidas para salvar tantas outras”, agradeceu o medido cardiologista e diretor do Hospital São Marcos, Marcelo Martins, que falou em nome de todos os homenageados.

A infectologista Amparo Salmito, gerente de Vigilância de Epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde, também foi uma das homenageadas, junto com o filho, o também infectologista Walfrido Salmito. “É uma felicidade para nós. Desde o início da pandemia estivemos firmes para a adoção de medidas importantes para que nossa cidade enfrentasse esse vírus da melhor forma. Esta homenagem hoje nos motiva a seguirmos o nosso trabalho em prol da vida”, considerou a homenageada.

A escolha das personalidades e instituições é feita por um conselho consultivo, que conta com a presença do prefeito Firmino Filho, de representantes da Academia Piauiense de Letras, do Instituto Histórico Geográfico Piauiense e da Associação Comercial Piauiense, além dos secretários municipais de Governo e Educação.

A Medalha do Mérito Conselheiro José Antônio Saraiva foi instituída pelo Decreto nº 684, de 16 de agosto de 1985. Pelo Decreto, as personalidades e instituições agraciadas são subdivididas em graus. São eles: Grau Grande Oficial – Ouro, Grau Oficial – Prata, Grau Cavalheiro – Bronze.

Piauí

Wellington Dias lamenta lamenta 500 mil mortes causadas pela Covid-19 no Brasil

Avatar

Publicado

em

O governador do Piauí, Wellington Dias, divulgou um vídeo nas redes sociais neste sábado (19) lamentando as 500 mil mortes causadas pela COVID-19 no Brasil. W. Dias afirmou que é preciso acelerar a vacinação para evitar tragédia maior.

“Meio milhão de vidas perdidas em razão da Covid-19, e não é só um número, trata-se de seres humanos, estamos falando aqui de pessoas com história, artistas, profissionais, urbanos, rurais, homens e mulheres, estamos falando também daqueles que ficaram aqui abalados com a perda dos seus entes queridos, esposas, esposos, filhos, filhas, netos, amigos, fãs, é disto que se trata, por essa razão temos que focar mais do que nunca naquilo que pode salvar vidas, para evitar uma tragédia maior ainda, garantir vacina, vacina das mais variadas, para mais vacinação, não podemos ter a burocracia ganhando do Pacto pela Vida, a vida deve estar em primeiro lugar até em memória das pessoas que perderam suas vidas, nós temos que trabalhar nesse instante para salvar a vida daqueles que aqui estão”, disse. 

No início da tarde deste sábado (19), o total de mortos chegou a 500.022, e o de casos confirmados, a 17.822.659, segundo dados levantados pelo consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia no Brasil. 

Continue Lendo

Piauí

Sanfoneiro Fábio Júnior morre aos 24 anos em Luís Correia

Avatar

Publicado

em

Na madrugada deste sábado (19), o cantor e sanfoneiro piauiense Fábio Júnior morreu após sofrer um infarto fulminante no município de Luís Correia, litoral do Piauí. A vítima tinha apenas 24 anos.

De acordo com informações preliminares, o sanfoneiro, que mora em Teresina, estava no litoral com os amigos quando houve o incidente. Ainda não há informações concretas sobre o que de fato aconteceu, pois o jovem não estava com familiares.

Pelas redes sociais, fãs, amigos e artistas lamentam a perda precoce do jovem

Continue Lendo

Piauí

Inmet emite alerta para chuvas intensas no Norte e Litoral do Piauí

Avatar

Publicado

em

Neste sábado (19), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta em amarelo para chuvas intensas que podem atingir o Litoral e o Norte do Piauí.

Segundo o Inmet, a previsão é que as chuvas sejam entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40-60 km/h.

Apesar disso, existe baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Confira os municípios que estão na área amarela:

1- Bom Princípio do Piauí
2- Buriti dos Lopes
3- Cajueiro da Praia
4- Caxingó
5- Cocal
6- Ilha Grande
7- Luís Correia
8- Joaquim Pires
9- Murici dos Portelas
10- Parnaíba

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat