Prefeitura homenageia profissionais e instituições que atuaram no combate à Covid-19

“Desde a chegada do Conselheiro Saraiva nenhuma geração que viveu em Teresina passou por uma crise como essa. A pandemia trouxe uma grande incerteza e medo, mas a cidade não fugiu da luta e nos orgulhamos por tudo que os servidores da linha de frente fizeram. Eles se doaram, venceram o medo, choraram, mas foram à luta. Enquanto uns tinham que ficar em casa, outros tiveram que sair de casa para cumprir sua missão. Essa medalha é uma forma de dizer: muito obrigado!”, disse o prefeito Firmino Filho na noite da última segunda-feira (21), durante entrega da Medalha do Mérito Conselheiro Saraiva.

A solenidade, normalmente realizada no dia do aniversário de Teresina, 16 de agosto, foi marcada pela emoção. A Orquestra Sanfônica Seu Dominguinhos fez a abertura do evento, que homenageou mais de 30 personalidades e instituições que atuaram no combate à Covid-19 na capital em 2020. Devido à pandemia do novo coronavírus, a solenidade foi realizada apenas com a presença dos homenageados, cada um com apenas um acompanhante, obedecendo as normas sanitárias, e também transmitida virtualmente através do YouTube da Prefeitura de Teresina.

“Tivemos que ficar sem ver nossa família, lutando diariamente para enfrentar o vírus e salvar vidas. Enfrentamos o medo de perder colegas que também estavam nesta luta, mas seguimos na batalha. Esta homenagem representa todos que colocaram suas vidas para salvar tantas outras”, agradeceu o medido cardiologista e diretor do Hospital São Marcos, Marcelo Martins, que falou em nome de todos os homenageados.

A infectologista Amparo Salmito, gerente de Vigilância de Epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde, também foi uma das homenageadas, junto com o filho, o também infectologista Walfrido Salmito. “É uma felicidade para nós. Desde o início da pandemia estivemos firmes para a adoção de medidas importantes para que nossa cidade enfrentasse esse vírus da melhor forma. Esta homenagem hoje nos motiva a seguirmos o nosso trabalho em prol da vida”, considerou a homenageada.

A escolha das personalidades e instituições é feita por um conselho consultivo, que conta com a presença do prefeito Firmino Filho, de representantes da Academia Piauiense de Letras, do Instituto Histórico Geográfico Piauiense e da Associação Comercial Piauiense, além dos secretários municipais de Governo e Educação.

A Medalha do Mérito Conselheiro José Antônio Saraiva foi instituída pelo Decreto nº 684, de 16 de agosto de 1985. Pelo Decreto, as personalidades e instituições agraciadas são subdivididas em graus. São eles: Grau Grande Oficial – Ouro, Grau Oficial – Prata, Grau Cavalheiro – Bronze.