Enfermeira e técnica em enfermagem serão as primeiras vacinadas contra a Covid-19 no PI

O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto,  informou que a vacinação contra a Covid-19 no Piauí terá início às 17h desta segunda-feira (18/01), no Hospital Getúlio Vargas (HGV), na oportunidade, uma enfermeira do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela e uma técnica em enfermagem do HGV, que atuam na linha de frente do combate à doença, serão as primeiras a receber a dose da imunização no estado.

A enfermeira trata-se de Sheyla Barbosa dos Santos, de 33 anos, ela atua no Natan Portela desde 2008, coordena o serviço de enfermagem e dá plantão na UTI. Ela estava de plantão recebendo os três primeiros pacientes com Covid-19 do hospital.

O HGV divulgou uma nota identificando a técnica em enfermagem que receberá a vacina. Ela é Rosalina da Costa Brandão, 52 anos, que trabalha há 13 anos no hospital e está na linha de frente de combate ao novo coronavírus.

Leia:

A técnica em enfermagem, Rosalina Costa Brandão, 52 anos, será a primeira profissional de saúde a receber a vacina no Piauí. Ela trabalha há 13 anos no Hospital Getúlio Vargas (HGV) e está há 10 meses na linha de frente, quando o hospital recebeu os primeiros pacientes com a Covid-19. Rosalina Brandão nunca teve a Covid-19 e não possui comorbidades.

A abertura oficial da Campanha será feita pelo governador Wellington Dias, o prefeito de Teresina, dr Pessoa Leal; o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque; o diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes, nesta segunda-feira (18), às 17 horas, no auditório do HGV.

O diretor-geral, Osvaldo Mendes, disse está satisfeito pelo HGV ter sido escolhido para abrir oficialmente a Campanha de Vacinação no Piauí e os profissionais do hospital serem os primeiros a receberem as primeira doses da vacina.

Doses enviadas ao Piauí

Serão entregues ao Piauí 61.160 doses da vacina, que serão transportadas em aviões para as seguintes cidades: 

  • Bom Jesus 
  • São Raimundo Nonato 
  • Uruçuí
  • Floriano
  • Picos
  • Parnaíba

Já para os municípios que ficam no entorno dessas regionais deverão fazer o transporte das doses destinadas a cada uma por via terrestre, assim como as demais cidades que ficam próximas a Teresina


Além do Piauí, também receberão as doses da vacina o Distrito Federal e as capitais de mais nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.

O ato simbólico de entrega de 4,6 milhões de doses da CoronaVac, foi realizado hoje no Centro de Logística do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Modificação público alvo no Piauí

O superintendente de Atenção Primária da Saúde e Municípios da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Herlon Guimarães, houve uma modificação no público-alvo.

“O público alvo a ser vacinado serão as pessoas acima de 60 anos vivendo em institutos de longa permanência (abrigos), pessoas com deficiência vivendo institucionalizadas e os profissionais de saúde, lembrando que iremos receber vacinas de forma fracionada, alguns critérios serão adotados principalmente no quesito profissionais de saúde, onde iremos dar prioridade aqueles que fazem o atendimento direto a Covid-19”, informou.