Covid-19: APREPI quer antecipação da vacinação para pacientes renais crônicos no Piauí

Após o crescimento do número de mortes de pacientes renais infectados pelo coronavírus, a Associação de Pacientes Renais Crônicos do Estado do Piauí (APREPI), solicitou à Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) e à Fundação Municipal de Saúde (FMS), a antecipação da vacinação para o público.

O presidente da APREPI, Luiz Filho, comentou sobre a necessidade de inclusão dos pacientes, que já estão no grupo prioritários, na primeira fase do plano de vacinação.

“Os pacientes renais não podem cumprir isolamento social, pois tem que ir três vezes por semana para clínica fazer seu tratamento. Além disso, a maioria tem que se deslocar de suas casas para clínicas em uma van, onde vão até 30 pessoas. Então, não existe essa história de que estão seguindo um cronograma do Ministério da Saúde, pois prefeitos, governadores e secretários, podem fazer uma modificação. Nós já somos um grupo prioritário, o que estamos pedindo é que haja uma antecipação para irmos para a primeira fase da vacinação. Basta ver que nos últimos 15 dias, nós perdemos 12 vidas”, disse.

Em Teresina, o vereador, Neto Angelim, atendendo a um pedido do suplente de vereador, Stanley Freire (PP) e da APREPI, apresentou na Câmara Municipal, um Projeto de Lei que dispõe sobre o direito de preferência à vacinação contra Covid-19 aos portadores de deficiências renais crônicas e disfunções renais, que realizem hemodiálise. Conforme o projeto, o grupo deve ser incluído no grupo prioritário por serem mais propensos a complicações no caso de contaminação pelo coronavírus.

Segundo Relatórios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde as pessoas que têm alguma das DRC (Doença Renal Crônica), estão entre os mais suscetíveis à Covid-19. Isso acontece pelo fato de não produzirem hormônios renais e terem baixa imunidade. O Piauí tem, atualmente. Atualmente, o estado conta com 2.900 pacientes renais com risco aumentado.